CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fórum de Políticas Culturais


Fórum de Políticas Culturais

 Dando continuidade ao Fórum de Políticas Culturais, evento promovido pela Representação Regional do Ministério da Cultura na Bahia e Secretaria de Cultura do Estado, no dia 09 de agosto, terça-feira, às 19h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, Pç.

Dois de Julho, S/N, Campo Grande, acontece o sexto encontro, ministrado por Luiz Fernando de Almeida, Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.



O objetivo do Fórum é trazer a visão do Ministério da Cultura para gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes na Bahia.

 No encontro Luiz Fernando de Almeida falará acerca das Políticas Culturais do IPHAN: Patrimônio, Desenvolvimento e Cidadania.

O debate também se propõe a ampliar diálogos com fóruns e dirigentes de cultura dos municípios, com intuito de fortalecer as ações e programas já existentes, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias, preparando o caminho para a implementação do Sistema Nacional de Cultura.


O IPHAN é a instituição coordenadora da Política e do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural, capaz de identificar, produzir e difundir referências para a preservação do patrimônio cultural no plano nacional e internacional, na missão de promover e coordenar o processo de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.


Luiz Fernando de Almeida, arquiteto, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, é também especialista em administração e planejamento de programas.

Na área acadêmica, durante 16 anos, lecionou História da Arquitetura e do Urbanismo, História da Arte e Projeto de Arquitetura na Universidade Católica de Santos, Fundação Armando Álvares Penteado e Universidade Paulista.

Desde a década de 80 atua na área de desenvolvimento urbano e participa da reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural brasileiro, tendo sido Coordenador do Programa Monumenta em São Paulo e, em 2003, convidado para a sua Coordenação Nacional.

Desde 2006 é presidente do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário