CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Como praticamos rituais e seu significado religioso: Diversidade Brasileira

Diversidade Brasileira



Ao vir para o Brasil, através do horror da escravidão, a Tradição de Orisa e outras tradições africanas assimilaram algo de cristão, algo de indígena, algo de kardecista, dando origem hoje a diversas crenças afro descendentes, como a Umbanda e o Candomblé, religiões eminentemente brasileiras, que têm sua origem na afro descendência e nas tradições afro originais.

Por isso, com ligeiras alterações, os mesmos tipos de rituais são praticados aqui.


Nossas religiões deixaram de ser tribais e étnicas, mas ainda não podem ser ditas globais, estando talvez em um estágio intermediário, que pode ser chamado de restrito.


O hábito de temer o desconhecido e criticar o não habitual, faz com que ainda hoje, os cultos afro não sejam encarados como uma religião digna, completa e complexa, com sacramentos próprios, e com uma antigüidade de sete mil anos que fala por si.


Também o fato de nossa escrituras serem orais, faz com que sejamos encarados, não como um povo que até bem poucos anos, cem ou cento e cinqüenta, era ágrafo, adepto portanto da tradição oral, mas como uma religião sem saber próprio, fato certamente agravado no Brasil pelo sincretismo católico.


Esta visão tem sido paulatinamente modificada pela postura de antigos e respeitados Sacerdotes de Templos tradicionais brasileiros, que encaram o sincretismo como algo político, desnecessário e ultrapassado, e abrem com isso o caminho a uma nova visão religiosa da afro descendência brasileira.




http://www.sandraepega.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário