CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

DIREITOS E DEVERES DOS POVOS DE TERREIRO

A PALESTRA DIREITOS E DEVERES DS POVOS DE TERREIRO ACONTECEU NO DIA 26 DE JULHO DE 2011, ÀS 19h 45 min NO CENTRO DE CULTURA ADONIAS FILHO/CAFF, NA CIDADE DE ITABUNA/BA.



DR ANDIRLEI NASCIMENTO
PRESIDENTE OAB
SUBSECÇÃO ITABUNA




A PALESTRA FOI UMA SOLICITAÇÃO DE LIDERANÇAS RELIGIOSAS DE MATRIZ AFRICANA, ATRAVÉZ DE SUAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS NA CIDADE, O PONTO DE CULTURA/ACAI E A ASSOCIAÇÃO GRAPIUNA DE ENTIDADES RELIGIOSAS DE MATRIZ AFRICANA/AGREMA, NA BUSCA POR INFORMAÇÕES REFERENTES AOS DIREITOS E DEVERES DESTES COLETIVOS PERANTE A LEI.


PROFERIDA PELA OAB/SUBSECÇÃO ITABUNA, O PRESIDENTE, DR ANDIRLEI NASCIMENTO FEZ A ABERTURA, SEGUIDO DA DRª JUREMA CINTRA, VICE PRESIDENTE E A DRª ZUEINE S. SANTOS, DEFENSORA PÚBLICA. ESTES DISCORRERAM ACERCA DO PAPEL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL PERANTE A SOCIEDADE, DA LEGISLAÇÃO REFERENTE AOS POVOS TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E RESPONDERAM QUESTIONAMENTOS PARA UM PÚBLICO DA MAIS DE 100 PESSOAS, ENTRE MILITANTES DO MOVIMENTO NEGRO, COMUNICADORES, LIDERANÇAS DE MOVIMENTOS SOCIAIS, ADVOGADOS, SACERDOTES E ADEPTOS DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA DA CIDADE DE ITABUNA E REGIÃO.






BABALORIXÁ RUY DO CARMO PÓVOAS









IYÁLORIXÁ MÃE VANDA/PRESIDENTE PONTO DE CULTURA/ACAI


O BABALORIXÁ RUY DO CARMO PÓVOAS, SUGERIU A ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA CONTENDO A LEGISLAÇÃO ACERCA DOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS E DE CARTAS INTERNACIONAIS EM QUE O BRASIL SEJA SIGNATÁRIO PARA DISTRIBUIÇÃO NOS TERREIROS, IDÉIA QUE CONTOU COM O APOIO DA PLATÉIA E FOI MANTIDA COMO ENCAMINHAMENTO PELOS PRESENTES.


ESTIVERAM PRESENTES OGÃNS, EKEDIS, IYAWÒS, EBOMIS E LIDERANÇAS DE TERREIROS/TEMPLOS ENGAJADOS NA LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS DE REGISTRO, PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DA CULTURA AFRO BRASILEIRA NA REGIÃO GRAPIUNA.


MÃE VANDA DE OYA


MÃE ZUEINE DE OXUN


MÃE ALBA DE OXOSSE


MÃE LUÍZA DE OXUN


MÃE SÔNIA DE OYA


PAI RUY DE OXALÁ


PAI DIAGONÃN DE XANGÔ


PAI EDAMI DE OXUMARÈ


PAI JOSEVALDO DE OGUN


PAI GENIVALDO DE IFÁ


PAI ROBERTO DE OXOSSE (UNA)


PAI JÚNIOR DE OXUN (PAU BRASIL)


MILITANTES


CHICO DO MNU


EGNALDO DO GRUPO AFRO ENCANTARTE


LOIOLA DO GRUPO HUMANUS


CLÁUDIO LYRIO DO CINE MOCAMBA


COMUNICADORES


VAL CABRAL


CLEONICE ALMEIDA


SONIA AMORIM

O EVENTO FOI UMA PRODUÇÃO DO PONTO DE CULTURA ASSOCIAÇÃO DO CULTO AFRO ITABUNENSE, PROJETO CULTURA EM AÇÃO/CONVÊNIO 022/2008/SECULT/BA / PROGRAMA PONTOS DE CULTURA DA BAHIA/ PROGRAMA MAIS CULTURA/MinC. PARCERIA COM A AGREMA E O CINE MOCAMBA

Lula Dantas


Coordenador Ponto de Cultura/Associação do Culto Afro Itabunense


G 08 Rep. Litoral Sul/Comissão de Comunicação/BA


CNPdC/Colegiado Matriz Africana/Colegiado da Bahia/Sub Comissão de Comunicação


Associação Grapiúna de Entidades de Matriz Africana/Comissão de Comunicação


Fórum de Agentes, Gestores e Empreendedores Culturais do Litoral Sul/Ba
73 3612 0175
9111 7096

CULTURA COMO DIREITO HUMANO

Na integralidade que permeia o ser humano, a expressão cultural é uma necessidade humana que muitas vezes é negada ao excluído. Ao afirmar que cultura é um direito humano, assinalamos que ela não é apenas uma ferramenta que sirva para chegar a algum lugar, mas que é tão fundamental quanto o direito a expressão política livre ou o direito a educação. Impele-nos também a buscar ações e atividades que expressem de forma concreta esta afirmação.


Fonte: http://www.cdhep.org.br/Cultura-como-direito.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário