CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

domingo, 18 de dezembro de 2011

SP reúne Povo do Santo pacífica e organizadamente

1ª Caminhada contra Intolerância Religiosa
16.11.11



De forma inédita, o Povo do Santo, reuniu-se no tradicional vão livre do MASP em São Paulo, no dia 15 de novembro de 2011 – dia da Umbanda.

Estima-se que a manifestação contou com aproximadamente 500 lideranças e expressões dos Cultos Afro-Brasileiros, e também com Ogãs, Ekedjis, Yawôs, Abians, simpatizantes e políticos.


Sob torrencial chuva, a Caminhada seguiu em plena Avenida Paulista – centro financeiro da cidade – de forma pacífica, organizada e consciente.


O evento teve como objetivo, o enfrentamento e o afrontamento às manifestações dos Poderes Legislativo e Executivo, que insistem em inibir a prática litúrgica das Tradições Afro (Umbanda e Candomblé).


Mais especificamente, o manifesto contestou a PL 922/11 – Lei do Abate, do Deputado Estadual Feliciano Filho (PV).


Sob a organização do Tata Matamoridê (Eduardo Brasil), presidente do Fórum dos Sacerdotes e Sacerdotisas dos Cultos Afro do Estado de São Paulo (FOESP), e com o apoio de seu Vice-Presidente, Babalorixá Flávio de Yansan e do jornal “A Gaxéta”, o movimento traduziu o perigo do Brasil tornar-se uma Teocracia (Governo ditado por normas religiosas).


Outra preocupação dos manifestantes, é a ameaça da “Assepsia Racial” que o Estado Democrático Brasileiro vem sendo ameaçado.


Presentes, Mãe Luizinha de Nanan, Pai Kaiá, Pai Carlito de Oxumarê, Mãe Carmem de Oxum, Mãe Rosane de Yansan, Mãe Angélica de Oyá, Pai Tonhão de Ogum, Pai Guimarães do Ogum, Mãe Dango (Campinas), Pai Diego de Airá, Pai Marcelo de Logunedé, Pai Rodney de Odé, Pai Rosevaldo de Oxumarê, Mãe Wanda de Oxum, Pai Mejitó, Pai Francisco de Oxum, entre outras personalidades de forte ação de resistência contra o Racismo Institucionalizado.


O evento contou também com o Teólogo Guilherme Botelho da Igreja Católica, o Egbomy Brito de Omolu, jornalista, Dr. Jader, presidente da Comissão de Intolerância Religiosa da OAB/SP, Dr. Zito, atual presidente do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, o Deputado Estadual Adriano Diogo (PT –SP), a Ekedji Márcia Farro, representando o mandato do Deputado Estadual José Cândido (PT –SP) e também a presença da grande imprensa, como Rede Globo, SBT, Diário de São Paulo, Portal Terra, EBTV, TVT, NBR e também a mídia específica, como o Jornal “A Gaxéta” e Afroxé.


Segundo os manifestantes, a ausência da Deputada Leci Brandão (PC do B- SP), que contou com o apoio da Comunidade dos Cultos Afro-Brasileiros nas eleições de 2010, foi decepcionante, num momento tão marcante e de extrema importância política. Da mesma forma, o Vereador Quito Formiga (PR-SP), que tem apoiado a Cultura Afro Brasileira, não compareceu à caminhada.


Instituições como: NAFRO-PM/SP, INTECAB-SP, INDRAB, Guerreiros do Axé, CONEM, UARAB, CENARAB, FENORIXÁ, FIUTCAB, também apoiaram o evento.


A caminhada foi embelezada e sacralizada com a Roda dos Orixás, cantada em todas as tradições.


O plano dos organizadores é que anualmente, na mesma data, sejam realizadas caminhadas que defendam o Princípio Constitucional de Culto, Pensamento e Ideologia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário