CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

domingo, 18 de dezembro de 2011

Carta Aberta para Marcha de 15 de novembro

Carta Aberta para Marcha de 15 de novembro

Assine também este manifesto.

Mande sua adesão para: adm@portaldocanbomble.pro.br
09.11.11

CARTA ABERTA



Nós, signatários da presente CARTA ABERTA, viemos nos manifestar e conclamar todos e todas a defenderem os direitos democráticos estabelecidos a partir da Constituição Cidadã de 1988, no seu artigo 5º, inciso VI, que define o direito de Liberdade Religiosa.


Cabe ao Estado Brasileiro garantir a isonomia entre as diversas formas de manifestações religiosas existentes no país.


Constantemente, através dos meios de comunicação veiculam-se ataques às práticas religiosas de matriz africana, que violam aquele preceito constitucional.


Percebemos que os atos e ações de intolerância religiosa são exibidos, principalmente pela mídia televisiva e eletrônica e a partir daí, incautos tentam inclusive legislar a partir destas (des)informações, vide o PL 992/2001 que tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo.


Reafirmamos que o alvo preferencial, no Brasil, destas discriminações são as religiões de matriz africana.


Alertamos os órgãos fiscalizadores do Estado Brasileiro e a opinião pública a ficarem atentos ao que hoje acontece em um dos pilares do Legislativo Brasileiro que é a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.


Tramita o Projeto de Lei 992/11 que pretende, ao arrepio do preceito constitucional, proibir o uso de animais para fins religiosos!


Com o argumento “de que é necessário evitar o tratamento cruel dos animais”, visam interferir na liturgia e nos dogmas de todas as manifestações religiosas em especial as de matriz africana.


Isto significa uma interferência insidiosa nos atos litúrgicos que fere o preceito constitucional que garante a Liberdade Religiosa, além de incentivar práticas violentas e preconceituosas contra os seguidores das religiões afro-brasileiras.


Por outro lado, procura-se legitimar a discriminação religiosa e estabelecer de forma explicita o racismo ambiental e institucional, ou seja, definir normas e procedimentos que impedem a livre expressão cultural e religiosa afro-descendente.


Esta tentativa de mais uma vez questionar e criminalizar as religiões de matriz africana é um retrocesso na luta por Igualdade Racial e pela Cultura de Paz que sempre defendemos!!


ABRATU, CENARAB/SP, COBANTU, COMPAZ-Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz/Alesp, CONEN/SP, Dep. Estadual José Candido, Dep. Estadual Leci Brandão, Fenorixá, FIUTCAB, FOESP- Fórum de Sacerdotes de São Paulo, FUC, Guerreiros do Axé, ILABANTU, INDRAB, INTECAB/SP, Inzo Tumbansi, Jornal A Gaxeta, Movimento Águas de São Paulo, Portal do Candomblé, SOS Racismo/Alesp, UARAB.


(Assine também este manifesto. Mande sua adesão para: adm@portaldocanbomble.pro.br)



Nenhum comentário:

Postar um comentário