CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A ministro, Marina pede veto se texto de código ampliar desmatamento



A ministro, Marina pede veto se texto de código ampliar desmatamento

Ex-ministra e ativistas discutiram Código Florestal com Gilberto Carvalho.
Ela cobrou cumprimento de compromisso de campanha da presidente.
Priscilla Mendes
Do G1, em Brasília


Comente agoraA ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva disse, após reunião nesta terça (29) com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que a presidente Dilma Rousseff cumprirá compromisso da campanha eleitoral de não sancionar nenhum dispositivo que provoque aumento do desmatamento - o Senado deve votar o texto do código nesta quarta.


Na reunião, ela estava acompanhada de representantes de entidades ambientalistas. Membros do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável entregaram ao ministro 1,5 milhão de assinaturas contra a as mudanças do novo Código Florestal, em tramitação no Senado Federal. Na manhã desta terça, o comitê fez um ato em frente ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto


saiba mais


Ato pede intervenção de Dilma contra mudanças no Código FlorestalEntenda as principais polêmicas do Código FlorestalA assessoria de Carvalho não confirmou as informações dadas pela ex-ministra. De acordo com a assessoria, o ministro disse aos ativistas que o “estilo” da presidente Dilma é o de “cumprir promessas”.


“Ele [Gilberto Carvalho] obviamente que não podia dar garantias em nome da presidente", afirmou Marina Silva. Segundo ela, Carvalho disse queno estilo da presidente é o "de manter os compromissos assumidos, e nós entendemos isso como estar respaldando o compromisso que ela assumiu no segundo turno [da eleição]”.


Entre o primeiro e o segundo turnos da campanha eleitoral do ano passado, Dilma entregou ao PV – partido da então candidata Marina Silva – uma carta de intenções em busca de apoio da legenda.


A respeito do Código Florestal, a presidente afirma na carta: “Expresso meu acordo com o veto a propostas que reduzam áreas de reserva legal e preservação permanente, embora seja necessário inovar em relação à legislação em vigor. Somos totalmente favoráveis ao veto à anistia para desmatadores.”


Marina Silva disse ainda que tentará junto à base do governo no Senado “ajuda para corrigir problemas” no texto, que, em suas palavras, “não é consenso, promove a anistia, reduz a proteção e amplia os desmatamentos”.


Caso as mudanças desejadas pelos ambientalistas não sejam contempladas pelo Congresso, o comitê pretende fazer uma “campanha do veto”.


“Se nada acontecer em termos de mudança, vamos para a campanha do veto para que a presidente possa fazer valer o seu compromisso que já está devidamente respaldado no segundo turno”, afirmou Marina Silva.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário