CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Lançado Fórum Nacional das Religiões de Matriz Africana em Salvador

sábado, 21 de novembro de 2009.



Um corpo só para todos. Com essa frase de Oxossi, foi iniciado no final da manhã de hoje (21), um seminário com representações religiosas de diversos estados, como Maranhão, Rio de Janeiro e Pernambuco, para marcar o início dos trabalhos do Fórum Nacional das Religiões de Matriz Africana. Com uma bela vista para a Baía de Todos os Santos, o evento acontece no pátio externo do Memorial das Baianas, na Praça da Sé e integra as atividades da 5ª Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa.



Para a secretária estadual da Promoção da Igualdade, Luiza Bairros, a criação da nova entidade, que vai congregar grupos de todo o país, é uma sedimentação de um processo de busca por respeito e contra a intolerância religiosa para com as religiões de matriz africana.

“Essas religiões são atores políticos mais novos, então a criação do Fórum é um passo importante no fortalecimento do combate ao racismo e à intolerância religiosa”, afirmou a secretária.






Apesar de o evento ser uma iniciativa das entidades religiosas afro-brasileiras, adeptos de outras crenças também participaram do evento, como Limiro Besnosik, representando a Federação Espírita da Bahia.

De acordo com coordenador geral do Coletivo de Entidades Negras, Marcos Rezende, o que motiva a mobilização é “o combate à intolerância religiosa, queremos o respeito a todas as manifestações religiosas”, disse Rezende.


Nova Entidade


O Fórum Nacional das Religiões de Matriz Africana, com o apoio do governo federal, poderá vir a ter papel similar ao desempenhado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para os católicos.

A intenção é de que a nova entidade tenha sede em Brasília e que entre suas atribuições, esteja a definição do escopo doutrinário das religiões afro-brasileiras.


Amanhã (22) a programação continua com a 1ª Caminhada Nacional do Povo de Santo.

A concentração será no final de linha do Engenho Velho da Federação, próximo ao busto de Mãe Runhô.


Fernanda Miranda


Via Press Comunicação


Postado por Y.Valentim às 11:37 Marcadores: Caminhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário