CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Orixá: Obá

Obá




Obá


máscara de cobre
















Orixá Obá no candomblé.Obá, Orixá africano do Rio Obá ou rio Níger, terceira esposa de Xangô, identificada no jogo do merindilogun pelos odu odi, obeogunda e ossá.
















Rio Níger em Kulikoro




Comprimento c. 4180 km


Posição: 12


Nascente fronteira Guiné/Serra Leoa


Altitude da nascente


Débito médio c. 6000 m³/s


Foz Golfo da Guiné


Área da bacia 2.200.000 km²


Delta Delta do Níger


Afluentes


principais Benue, Sokoto


País(es) Guiné


Mali


Níger


Benin 


Nigéria



trajetória do rio Níger

















Guerreira, veste vermelho e branco, usa escudo, Arco e flecha Ofá. Obasy é a senhora da sociedade elekoo, porém no Brasil esta sociedade passou a cultuar egungun.






Deste modo, obasy é a senhora da sociedade lesse-orixa. Obá representa as águas revoltas dos rios.






corredeiras
morada de Obá




As pororocas, as águas fortes, o lugar das quedas são considerados domínios de Obá.






                                          Pororoca do rio Araguaia






pororoca










Ela também controla o barro, aguá parada, lama, lodo e as enchentes.




Trabalha junto com Nanã. Representa também o aspecto masculino das mulheres (fisicamente) e a transformação dos alimentos de crus em cozidos.




É também a dona da roda. Orixá, embora feminina, energética, temida, e forte, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos, vencendo na luta Oxalá, Xangô e Orumilá.










 Lenda


Obá é irmã gêmea de Iansã, teve filhos com Ogum, posteriormente, terceira e mais velha mulher de Xangô. Ao contrário do que muitos pensam, a lenda de que Obá cortou a orelha por causa da mentira de Oxum está incorreto, na verdade, Obá apenas cortou sua orelha para provar seu amor a Xangô.




Quando manifestada, esconde o defeito com a mão. Seus símbolos são espada, escudo, ofá e erukere.














Por sua envergadura física e força, tornou-se uma guerreira, a única mulher capaz de desafiar Ogum para uma luta, e por ser Obá extremamente forte e destemida, Ogum se viu obrigado a usar de um truque contra ela, espalhando quiabo amassado no chão, e atraindo Obá para aquele canto, onde a guerreira escorregou e não apenas perdeu a luta como foi possuída à força por Ogum, que se tornou seu inimigo.






Como esposa de Xangô, sempre se sentindo menos desejada por seu amado que Oxum e Iansã, para provar que amava seu Rei, ela cortou sua própria orelha. Oxum e Iansã tiveram filhos com Xangô e Ogum. Todas as esposas de Xangô são amadas, no entanto, Obá é aquela mulher que se dedica ao marido de verdade e cuida dele com todo seu amor.








Na África, no lugar onde se encontram os rios Obá e Oxum, o estouro das águas é extremamente violento.



encontro dos rios
Amazonas
Brasil








Seus elementos são: O barro, a água, o lodo e a lama. É sincretizada com Santa Catarina, é a mãe de todas as mães e também uma orixá extremamente esperta e generosa.








Tem grande habilidade na luta, vencendo inúmeros órixas masculinos nas batalhas, muito respeitada e temida é ainda boa e generosa, amiga e companheira, mãe e justiceira.




Obá é aquela mãe que esconde a orelha cortada para não ouvir a mentira dos homens, e para proteger os seus filhos, da boa aparência que a mentira tem, mais tarde se revelando avassaladora.




Dona da verdade e do conhecimento, Obá é rainha verdadeira e honesta, generosa, amiga e dona da energia que provem da terra, da qual se forma, através do barro, inúmeras coisas.










Obá é a rainha das amazonas, guerreiras, feministas, camponesas, símbolo das mulheres trabalhadoras e ingênuas no campo amoroso, mulheres valentes.



















É sincretizada com Santa Joana D´arc








Nenhum comentário:

Postar um comentário