Obá
máscara de cobre
Orixá Obá no candomblé.Obá, Orixá africano do Rio Obá ou rio Níger, terceira esposa de Xangô, identificada no jogo do merindilogun pelos odu odi, obeogunda e ossá.
Rio Níger em Kulikoro
Comprimento c. 4180 km
Posição: 12
Nascente fronteira Guiné/Serra Leoa
Altitude da nascente
Débito médio c. 6000 m³/s
Foz Golfo da Guiné
Área da bacia 2.200.000 km²
Delta Delta do Níger
Afluentes
principais Benue, Sokoto
País(es) Guiné
Mali
Níger
Benin
Nigéria
trajetória do rio Níger
Guerreira, veste vermelho e branco, usa escudo, Arco e flecha Ofá. Obasy é a senhora da sociedade elekoo, porém no Brasil esta sociedade passou a cultuar egungun.
Deste modo, obasy é a senhora da sociedade lesse-orixa. Obá representa as águas revoltas dos rios.
corredeiras
morada de Obá
As pororocas, as águas fortes, o lugar das quedas são considerados domínios de Obá.
Pororoca do rio Araguaia
pororoca
Ela também controla o barro, aguá parada, lama, lodo e as enchentes.
Trabalha junto com Nanã. Representa também o aspecto masculino das mulheres (fisicamente) e a transformação dos alimentos de crus em cozidos.
É também a dona da roda. Orixá, embora feminina, energética, temida, e forte, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos, vencendo na luta Oxalá, Xangô e Orumilá.
Lenda
Obá é irmã gêmea de Iansã, teve filhos com Ogum, posteriormente, terceira e mais velha mulher de Xangô. Ao contrário do que muitos pensam, a lenda de que Obá cortou a orelha por causa da mentira de Oxum está incorreto, na verdade, Obá apenas cortou sua orelha para provar seu amor a Xangô.
Quando manifestada, esconde o defeito com a mão. Seus símbolos são espada, escudo, ofá e erukere.
Por sua envergadura física e força, tornou-se uma guerreira, a única mulher capaz de desafiar Ogum para uma luta, e por ser Obá extremamente forte e destemida, Ogum se viu obrigado a usar de um truque contra ela, espalhando quiabo amassado no chão, e atraindo Obá para aquele canto, onde a guerreira escorregou e não apenas perdeu a luta como foi possuída à força por Ogum, que se tornou seu inimigo.
Como esposa de Xangô, sempre se sentindo menos desejada por seu amado que Oxum e Iansã, para provar que amava seu Rei, ela cortou sua própria orelha. Oxum e Iansã tiveram filhos com Xangô e Ogum. Todas as esposas de Xangô são amadas, no entanto, Obá é aquela mulher que se dedica ao marido de verdade e cuida dele com todo seu amor.
Na África, no lugar onde se encontram os rios Obá e Oxum, o estouro das águas é extremamente violento.
encontro dos rios
Amazonas
Brasil
Seus elementos são: O barro, a água, o lodo e a lama. É sincretizada com Santa Catarina, é a mãe de todas as mães e também uma orixá extremamente esperta e generosa.
Tem grande habilidade na luta, vencendo inúmeros órixas masculinos nas batalhas, muito respeitada e temida é ainda boa e generosa, amiga e companheira, mãe e justiceira.
Obá é aquela mãe que esconde a orelha cortada para não ouvir a mentira dos homens, e para proteger os seus filhos, da boa aparência que a mentira tem, mais tarde se revelando avassaladora.
Dona da verdade e do conhecimento, Obá é rainha verdadeira e honesta, generosa, amiga e dona da energia que provem da terra, da qual se forma, através do barro, inúmeras coisas.
Obá é a rainha das amazonas, guerreiras, feministas, camponesas, símbolo das mulheres trabalhadoras e ingênuas no campo amoroso, mulheres valentes.
É sincretizada com Santa Joana D´arc
Nenhum comentário:
Postar um comentário