CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

sábado, 26 de junho de 2010

A hierarquia sacerdotal da casa de Oxumarê

Pai Antonio de Oxumare








Antonio Manoel do Bonfim, Antonio de Oxumarê ficou mais conhecido como Antonio das Cobras, ( - ) foi um escravo crioulo, filho de pais escravos africanos nascidos no Brasil.






Foi criado por Tio Salacó que era de Xangô e Tio Talabi que era Omolu, Antonio de Oxumare, foi o fundador do Ilê Axé Oxumarê, em 1875 já era um babalorixá de Candomblé (Jeje-Nagô) respeitado, tinha o apelido também de Cobra Encantada tendo em vista o seu poder de feiticeiro.










Mãe Cotinha de Yewá








Maria das Mercês dos Santos ou Mãe Cotinha de Yewá ( - julho de 1947) foi uma Iyalorixá Brasileira.






Foi iniciada no candomblé aos 13 anos de idade pelo babalorixá Pai Antonio de Oxumare, era casada com Arsênio, Ogan do Oxaguian de Tia Massi da Casa Branca e irmã de Hilário Bispo dos Santos. Foi a segunda Iyálorixá da Casa de Oxumare.








Mãe Francelina de Ogun






Mãe Francelina de Ogun foi uma Iyálorixá do candomblé da Casa de Oxumare no período de 1947 a 1954.






Era filha-de-santo de Mãe Cotinha de Yewá, abdicou do cargo pouco antes de morrer passando o comando para Mãe Simplícia de Ogun.








Mãe Simplícia de Ogum






Mãe Simplícia de Ogun, Simpliciana da Encarnação, Ogun Dekisi, (1922 - 1967), era filha carnal de Maria das Neves da Conceição (Oyá Biyi), foi Iyalorixá do Candomblé Ilê Axé Oxumarê no local antigamente chamdo de Mata Escura, bairro da Federação, Salvador, Bahia.






Em 1936 aos 14 anos foi iniciada por Mãe Cotinha de Yewá que depois se tornou sua cunhada por seu casamento com Hilário Bispo dos Santos (Vovô Hilário), irmão de Mãe Cotinha.






Em 1954 aos 38 anos com o falecimento de Mãe Francelina de Ogun, tomou posse como Iyalorixá da Casa de Oxumarê.






Teve cinco filhos: Jutaí Bispo dos Santos, Tânia Maria Bispo da Encarnação, Nilton Bispo dos Santos, Nilzete Austriquiliano da Encarnação e Erenilton Bispo dos Santos, todos iniciados na Casa de Oxumarê.






 Descendentes de Mãe Simplícia


Iniciou quarenta e quatro Yawôs: Filhinha de Ogun (Dofona Deusuíta), Leonor de Oxumarê, Elza de Oxóssi, Ana de Ogun, Walquiria de Oxum, Nilza de Ogun, Dó de Ossayin, Cotinha de Oxalá, Deusuíta de Omulu, Pai Pérsio de Xangô, Ana Laura de Ogun, Duzinha de Nanã, Bentinha de Ogun, Rosinha de Obaluaiyê, Zezé de Obaluaiyê, Doroti de Yansan, Ekeji Angelina de Oxóssi.






Encontro com o Presidente


Mãe Simplícia de Ogun em uma visita que fêz ao presidente Getúlio Vargas no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, pediu a libedade de culto para Candomblé, o pedido foi atendido.


No período de 1967-1974 a casa ficou sem atividades.
 






Mãe Nilzete de Iemanjá


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa


Nilzete Austriquiliano da Encarnação ou Mãe Nilzete de Iemanjá (Salvador, 29 de fevereiro de 1939 — 30 de março de 1990) foi Iyalorixá de Candomblé do Ilê Axé Oxumarê. Era filha carnal de Mãe Simplícia de Ogun, e foi iniciada por Pai Nézinho de Muritiba (Ogum Tobé) em 15 de dezembro de 1965. Com o falecimento de Pai Nézinho, continuou suas obrigações com Mãe Menininha do Gantois.






Mãe Nilzete teve três filhos: Samuilta de Oxaguian, Sidney de Oxóssi e Sivanilton de Oxumaré (Pai Pece de Oxumare), todos iniciados na Casa de Oxumare.


Pai Pece de Oxumare








Sivanilton da Encarnação da Mata ou Pai Pece de Oxumare, (Salvador, 30 de agosto de 1964) é um babalorixá de Candomblé do Ilê Axé Oxumarê em Salvador, no estado da Bahia. É filho carnal e irmão-de-santo de Mãe Nilzete de Iemanjá e neto de Mãe Simplícia de Ogun. Iniciado em 15 de dezembro de 1965 (com um ano de idade) por Pai Nézinho de Muritiba e por Mãe Menininha do Gantois na nação de Ketu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário