Orisha
Na mitologia iorubá um Orixá
(Orisa, Orixá) é uma manifestação do iorubano divindade Olorun .
A crença é expressa em diversas variedades, incluindo Candomblé , Lucumí , Xangô , Anago , Oyotunji , alguns aspectos da Umbanda , Winti , Obeah e Vodun .
Crença em Orishas se espalhou pelo mundo, incluindo as áreas de Nigéria , a República do Benin , Togo , Brasil , Cuba , República Dominicana , Guiana , Haiti , Jamaica , Porto Rico , Suriname , Barbados , Trinidad e Tobago , os Estados Unidos e Venezuela .
Devido ao crescente interesse em Africano religiões indígenas, comunidades Orisha podem ser encontrados em partes da Europa e da Ásia .
Embora as estimativas variem, poderia haver mais de 100 milhões de adeptos.
Contents Conteúdo
1 crenças e rituais
2 Novo Mundo
3 Pantheon
3,1 lista parcial dos Orishas
4 Ver também
5 ligações externas
Crenças e rituais
A crença nos Orixás iorubás se destina a consolidar não contrariar os termos de Olorun.
Os adeptos do recurso à religião manifestações específicas de Olorun na forma dos Orixás diversos.
Antepassados e da cultura-heróis reverenciados também pode ser solicitada para ajudar com problemas do dia-a-dia.
Alguns fiéis também consultar um geomântica especialista adivinhação, conhecido como um babalaô
(Ifa Priest) ou Iyanifa (dama Ifa), para mediar os seus problemas.
Ifa adivinhação, uma parte importante da vida. UNESCO , a educação científica braço e cultural do Nações Unidas , declarou Ifa uma obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade em 2005.
Uma parte importante da fé iorubá tradicional é que os iorubás acreditam que seus ancestrais Oduduwa caiu do céu e trouxe com ele muito do que é agora seu sistema de crenças, embora este não contradizem diretamente a crença de que o pai da Geração tem impactado vidas em outras regiões do mundo.
Essencialmente, ele pode muito bem ser a sua encarnação que desempenhou papel.
Parte disso é a crença de que a vida diária depende de um alinhamento adequado e conhecimento do próprio Ori. Ori significa, literalmente, a cabeça, mas em questões espirituais entende-se uma porção interna da alma, que determina o destino pessoal eo sucesso. ASE, que é também grafada "Axe", "Axé", "Ashe", ou "Ache", é a força de vida que vai embora todas as coisas, vida e inanimados.
É uma afirmação que é usado em saudações e orações, assim como um conceito sobre o crescimento espiritual.
Orisha devotos se esforçam para obter através de Ashe-Iwa Pele ou gentil e bom caráter, e por sua vez a experiência de alinhamento com o Ori, ou que outros poderiam chamar a paz interior e satisfação com a vida.
Mundo Novo
Muitos povos iorubás foram trazidos para a América durante o comércio de escravos , juntamente com muitas outras nacionalidades étnicas da África Ocidental, Central e partes da África Oriental.
crenças religiosas iorubás estão entre as tradições mais conhecidas Africano derivados nas Américas, talvez devido à chegada tardia dos números relativamente grandes de iorubá nas Américas e conglomerative natureza e espiritualmente tolerante da fé.
A fé é muitas vezes Orisa alinhados com as crenças do Gbe nacionalidades étnicas
(incluindo Fon , Ewe , Mahi e Egun), e ali foram séculos de criativos "fertilização cruzada" entre as comunidades de fé na África e nas Américas.
Em muitos países do Africano diáspora , ioruba e crenças Gbe também influenciaram e tornar-se influenciado pelo catolicismo e crenças que se originam na região Angola-Kongo cultural de África Centro-Ocidental.
Estes incluem Palo em Cuba e República Dominicana, Umbanda no Brasil e, segundo algumas fontes, o Petro ritos de Vodu haitiano .
Santeria (ou Lukumĺ) é um conjunto de sistemas religiosos relacionados que usam Católica santos como uma máscara para esconder iorubá crenças tradicionais.
Santos e outras figuras religiosas católicas são usados como disfarces para Orishas.
No entanto, este processo não deve ser confundido com o sincretismo , como os santos católicos nunca foram adorados.
Panteão
O theogany iorubá goza de um panteão de orixás, isto inclui: Aganju , Obalu Aye , Erinle , Exu / Elegba, Yemaya , Nana Buluku , Obá , Obatalá , Oxossi / Ochosi / Òsóòsì , Oxumarê , Ogum / Ogum / Ogunda , Oko, Olofi, Olokun , Olorun , Orunmila , Osun , Osun, Oya , Ozain , e Xangô , entre inúmeros outros.
Na tradição Lucumi, Osun e Oxum Orishas são diferentes.
Oxum é o orixá lindo e benevolente do amor, vida, casamento, sexo e dinheiro, enquanto Osun é o protetor dos Ori, ou nossas cabeças e Orisha interior.
O iorubá também veneram os espíritos ancestrais através Egungun masquerade, oro, Irumole, Gelede e Ibeji , orixá dos gêmeos (que não é de admirar uma vez que o iorubá tem a maior incidência do mundo de gêmeos de um determinado grupo).
De fato, a capital mundial dos gêmeos é a cidade iorubá de Igboora com uma média de 150 por 1 000 gêmeos nascimento.
Lista parcial de Orishas
Olokun - guardião do oceano profundo, o abismo, e significa sabedoria insondável,
Obatala (Obatalá, Oxalá, Orixalá, Orisainlá) - arco, divindade pai da humanidade, a divindade da luz, espiritual, pureza e retidão moral (
Orunmila (Orunla, Ifá) - divindade da sabedoria, da adivinhação, o destino, e prospectiva
Exu (Eleggua, Exu, Esu, Elegbá, Legbara, Papa Legba ) -
Exu é o mensageiro entre os mundos humano e divino, o deus da dualidade, cruzamentos e começos, e também fálico e um deus da fertilidade (deus da Vida) e do libertador de almas ao submundo (um deus da morte).
Exu é reconhecido como um trapaceiro e child-like, enquanto Exu é Eleggua sob a influência de Obatalá.
Ochumare (Oxumarê, Oxumaré) -
divindade do arco-íris, a divindade do movimento e da atividade, o guardião das crianças e dos associados do cordão umbilical
Nana Buluku como Iemanjá, o pensamento feminino do criador do sexo masculino e Ashe a causa eficiente de toda a criação ainda mais.
Iemanjá, (Yemaja, Imanja, Yemayá, Jemanja, Yemalla, Yemana, Iemanjá, Yemaya, Yemayah, Yemoja, Ymoja, Nanã, La Sirène, LaSiren, Mami Wata )
- A mãe divina, a divindade do mar e mãe amorosa da humanidade, filha de Obatalá e esposa de Aganju
Aganju (Aganyu, Agayu) -
Pai de Xangô, ele também disse ser irmão de Xangô, em outras histórias.
Aganju é considerado o orixá dos vulcões, montanhas e deserto.
Shango (Xangô, Xangô, Xangô, Chango, Nago Shango)
- divindade guerreira, divindade do trovão, o fogo, o pai do céu, representa o poder feminino e a sexualidade
Oba (Obba)
- ex-mulher ciumenta Xangô, divindade do casamento e da domesticidade, filha de Iemanja.
Oya (Oyá, Oiá, Iansã, Yansã, Iansan , Yansan)
- divindade guerreira, divindade dos ventos, mudança repentina, furacões, e os portões do submundo, uma feiticeira poderosa e amante primário de Xangô
Ogum (Ogum, Ogum, Ogou)
- divindade guerreira, divindade do ferro, guerra, trabalho, sacrifício, política e tecnologia (ferrovias, por exemplo)
Oxum (Oxum, Osun, Oxum, Ochun, Osun, Oschun)
- divindade dos rios, o amor, a beleza feminina, a fertilidade, e da arte, a irmã favorita de Yemaya, ela é a mulher de Xangô, mãe de seus filhos gêmeos, os Ibeji
Ochosi (Oxossi, Ocshosi, Òsóòsì, Oxossi)
- caçador e scout dos orixás, divindade dos acusados e os que procuram a justiça ou à procura de algo
Ozain (Osain, Osanyin)
- Orixá da floresta, ele é dono do Omiero, um líquido sagrado que consiste de muitas ervas, o líquido através do qual todos os santos e cerimônias têm de continuar.
Ozain é o guardião e guardião das ervas, e é um curandeiro natural.
Babalu Aye-
(Omolu, Soponna, Shonponno, Obaluayê, Sakpata, Shakpana)
- divindade de doença e doença (especialmente varíola, lepra, AIDS e agora), também orixá da cura e da terra, filho de Iemanja
TEMOS:
Yaotin-
deusa da caça, espírito da floresta.
Ibeji
- os gêmeos sagradas, representam a juventude e vitalidade
Erinle (Inle)
- orixá da medicina, da cura e conforto, o médico dos deuses
Oko (Okko)
- orixá da agricultura e da colheita
Osun -
senhora da fortuna.
Yemanjá-
regente da cabeça, Ori
Iansã-
orixá dos ventos, a mudança
Nanã-
a mais velha Orixá no Candomblé
Yafefé-
senhora dos ventos
Olossá-
senhora das lagoas e mistérios da vida.
Yewá-
deusa do firmamento e astros
Leitura
John Mason , Black Gods - Orisa Studies in the New World John Mason , Deuses Black - Estudos Orisa no Novo Mundo
John Mason , Olokun: Owner of Rivers and Seas ISBN 1-881244-05-9 John Mason , Olokun: Dona dos rios e mares ISBN 1-881244-05-9
John Mason , Orin Orisa: Songs for selected Heads ISBN 1-881244-06-7 John Mason , Orin Orisa: Songs for selecionado Chefes ISBN 1-881244-06-7
Charles Spencer King ,"Nature's Ancient Religion" ISBN 978-1440417337 King Charles Spencer , "Antiga Religião da Natureza" ISBN 978-1440417337
Lydia Cabrera , El Monte: Igbo-Nfinda, Ewe Orisha/Vititi Nfinda ISBN 0-89729-009-7 Lydia Cabrera , El Monte: ibo-Nfinda, Ewe Orixás / Vititi Nfinda ISBN 0-89729-009-7
[Chief Priest Ifayemi Elebuibon], Apetebii: The Wife of Orunmila ISBN 0-9638787-1-9 [Sacerdote Chefe Ifayemi] Elebuibon, Apetebii: A esposa de Orunmila ISBN 0-9638787-1-9
[J. [J. Omosade Awolalu], Yoruba Beliefs & Sacrificial Rites ISBN 0-9638787-3-5 Omosade Awolalu], crenças e ritos de sacrifício iorubá ISBN 0-9638787-3-5
Baba Ifa Karade , The Handbook of Yoruba Religious Concepts Karade Baba Ifá , O Manual do iorubá conceitos religiosos
William Bascom , Sixteen Cowries William Bascom , dezesseis cauris
David M. O'Brien , Animal Sacrifice and Religious Freedom: Church of the Lukumi Babalu Aye v. City of Hialeah David M. O'Brien , o sacrifício de animais e Liberdade Religiosa: Igreja do Babalu Aye v. City Lukumi de Hialeah
James T. Houk , Spirits, Blood, and Drums: The Orisha Religion of Trinidad . James T. Houk , Espíritos, Sangue e Bateria: A Religião Orixá de Trinidad. 1995. 1995. Temple University Press. Temple University Press.
Raul Canizares , Cuban Santeria Canizares Raul , Santeria cubana
Fakayode Fayemi Fatunde (2004) "Osun, The Manly Woman" New York: Athelia Henrietta Press. Fakayode Fatunde Fayemi (2004) "Osun, a mulher viril" New York: Imprensa Henrietta Athelia.
Robert Farris Thompson , Flash of the Spirit Robert Farris Thompson , Flash do Espírito
S. Solagbade Popoola , Ikunle Abiyamo: It is on Bent Knees that I gave Birth . S. Solagbade Popoola , Ikunle Abiyamo: É sobre os joelhos dobrados que eu dei à luz. 2007. 2007. Asefin Media Publication Asefin Publicação Media
Jo Anna Hunter , “Oro Pataki Aganju: A Cross Cultural Approach Towards the Understanding of the Fundamentos of the Orisa Aganju in Nigeria and Cuba.” In Orisa Yoruba God and Spiritual Identity in Africa and the Diaspora, edited by Toyin Falola, Ann Genova . Jo Anna Hunter , "Oro Pataki Aganju: Uma Abordagem Cross Cultural para a compreensão dos Fundamentos da Aganju Orisa na Nigéria e Cuba." Em Orisa iorubá Deus e identidade espiritual da África e da Diáspora, editado por Toyin Falola, Ann Genova. New Jersey: Africa World Press, Inc. 2006. New Jersey: Africa World Press, Inc. 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário