As Nove Nobres Virtudes da Tradição Nórdica
Odino
A Tradição Nórdica, incluindo Odinismo, Asatru e Vanatru
O Odinismo é um renascimento moderno das tradições pagãs pré-cristãs do norte da Europa.
Essas tradições tomam muitas formas, mas estão centradas em dois grupos distintos de divindades: os Aesir e os Vanir.
A Tradição Nórdica funda-se na mitologia escandinava e anglo-saxã de várias fontes, incluindo a Islândia.
Os Aesir, como descritos nos mitos escandinavos, são Deuses do Céu e incluem Odin, freqüentemente considerado o Deus Maior ou princípio Pai-de-Todas-as-Coisas, sua esposa Frigga, e Thor, Tyr, Balder, entre outros. Os Vanir são Deuses da Terra, agricultura e fertilidade. As divindades Vanir mais conhecidas são Frey e Freya.
ODIN.
FRIGGA
THOR
TYR
TYR
TYR
BALDER
BALDER
BALDER
BALDER
BALDER
FREY
FREYA
FREYA
Hoje, muitos dos Pagãos que seguem a tradição nórdica cultuam tanto a Deuses Aesir quanto a Deuses Vanir, embora alguns se especializem em trabalhar com um ou com outro dos panteões.
Alguns Pagãos que seguem a Tradição Nórdica preferem utilizar a palavra Asatru à palavra Odinismo. Asatru, significando crença nos Deuses ou lealdade aos Aesir, é um termo mais abrangente e mais exato, pois os Odinistas não cultuam apenas ao Deus Odin.
A prática moderna da Tradição Nórdica está evoluindo rapidamente, explorando as mitologias do norte da Europa e os mistérios das Runas. É um estilo de vida que abarca valores como lealdade, honra, coragem e bom companheirismo.
Enfatiza a comunhão com a Divindade assim como a prática da magia para a cura e desenvolvimento espiritual.
Seguidores da Asatru celebram os festivais sazonais e estão profundamente envolvidos com questões ambientais.
No passado, o papel das mulheres foi menos desenvolvido na Asatru do que em outras tradições pagãs. Isso não é de surpreender, tendo em vista da forte influência de Odin, considerado muitas vezes como o mais importante dos Deuses.
A orientação predominantemente masculina está agora sendo remediada pelo trabalho de um grande número de mulheres e homens, os quais buscam inspiração nas Deusas da mitologia nórdica e no papel das mulheres na antiga sociedade nórdica.
O trabalho de Freya Aswynn é particularmente valioso e fornece uma descrição clara do papel das Volva ou Seidkona, as Sacerdotisas praticantes de magia e adivinhação na tradição Nórdica.
Seidkona
Seguidores da Asatru organizam-se em pequenos grupos e formam uma comunidade própria que interage com outras partes do movimento pagão.
"Felicidade eu alcancei, e sabedoria também,
De palavra a palavra fui levado a uma palavra,
De um feito a outro feito."
(Do norueguês antigo, O Edda Poético, ca. 1200 EC.)
BATALHA NÓDICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário