CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Kemetismo ( Antiga religião egípcia )


Kemetismo

























Kemetismo

(da palavra Kemet do egípcio antigo, que significa terra negra, referindo-se ao deserto, e era nome do Antigo Egito) é uma religião neopagã que cultiva as crenças da antiga religião egípcia.

ANTIGO EGITO




( Antiga religião egípcia)






                                            



  


Antiga religião egípcia (ou mitologia egípcia) é o nome dado a religião praticada no antigo Egito desde o período pré-dinástico, a cerca de 3.000 anos a.C. até o surgimento do cristianismo.

 Inicialmente era uma religião politeísta por crer em várias divindades, como forças da natureza.


Ao passar de séculos, a crença passou a ser mais diversificada, sendo considerada henoteísta, porque acreditava em uma divindade criadora do universo, tendo outras forças independentes, mas não iguais a este.



 Também pode ser considerada monoteísta, pois tinha a crença em um único deus, as outras divindades eram neteru (plural de neter), o que podem ser chamados de "anjos de deus", o que seriam vários aspectos de um mesmo deus.

 A religião era praticada em templos e santuários domésticos.

A religião ainda é praticada atualmente, porém com minorias. O kemetismo é uma reconstrução neopagã da religião ainda praticada atualmente





Os neteru Osíris, Anúbis e Hórus em uma pintura encontrada em uma tumba egípcia.






















Índice

1 Estudo e fontes

2 Cosmologia e criação

3 Os templos

4 O culto nos templos

5 Sacerdotes





 Estudo e fontes

O estudo da religião é baseado nos textos em contidos em templos, santuários, papiros sagrados ou túmulos.

Os textos estão em egípcio, que é escrito em hieróglifos, carecteres que são desenhos ou símbolos.









Os arqueólogos e egiptológos descobriram que o livro sagrado da religião era o Livro dos Mortos, onde estão as mais variadas e importantes informações.


Livro dos Mortos


Livro dos Mortos













Cosmologia e criação

O princípio do universo é a formação única de Deus, que não se fez do nada, e sim, autocriou seus aspectos.

Os aspectos de Deus, como dito anteriormente, chamam-se neteru (no singular: neter no masculino e netert no feminino).


neteru



Tudo vem a início de um líquido infinito cósmico chamado Nun (Nu ou Ny), este é o ser subjetivo.

Quando esse líquido se autocria e torna-se real, é Atum, o ser objetivo.

Essa passagem é semelhante a passagem de inconsciente para consciente do ser humano.

Atum criou uma massa única universal, que deu origem há uma explosão (Big Bang), porém pré-planejada. Mas o universo era formado apenas por nêutrons, sem elétrons ou prótons.




 Atum também tem o poder de "tornar-se a si mesmo", que segundo os antigos egípcios, é algo muito complicado para um humano, seria uma "obra divina". Mas isto é o princípio da Terra. A oração para a transformação de Atum, é a seguinte:





Salutamos a vós, Atum!



Salutamos a vós, aquele que torna a si mesmo!

Vós sois em vosso nome o altíssimo!

Vós tornais em vosso nome Khepri, aquele que se torna si mesmo!.





Khepri, é um nome dado ao primeiro neter da Terra, Rá, o que é outra forma de Atum. Para criar a Terra, Rá deu origem ao Sol da manhã, enquanto o Sol da tarde era Atum. Cuspiu Chu e Tefnut, que deram origem a ar e a umidade. A seguir outro texto de "obra divina":

                                                                                Khepri


Khepri






Fui anterior aos dois anteriores que criei, pois tinha prioridade sobre os dois anteriores que criei.



Visto que meu nome é anterior ao deles, porque criei-os antes dos dois anteriores.





Os próximos neteru a serem gerados eram Geb e Nut, que criaram os dois ambientes da Terra: o céu e a terra (plana). Estes também deram origem aos quatro neteru da vida: Osíris, Ísis, Seth e Néftis.

Geb e Nut




Osíris criou a vida no além e todo o processo de jornada até o céu. Ísis é responsável por todos os seres vivos. Seth representa os opostos, mas também coisas más, como ódio e caos.

Osíris





Néftis representa o deserto, a orientação, e o ato de morte.

Néftis

Néftis

Néftis



A história desses quatro neteru é a origem do próximo a ser gerado.

Lembrando que as próximas histórias são semelhantes aos humanos porque esses neteru eram de espécies bem próximas aos humanos. Existem milhares de versões, no geral a história é a seguinte: Osíris era o neter que criou o ciclo de vida e morte, por isso governava a terra. Seth, movido a inveja, resolveu armar uma forma de matá-lo.
 Então, de forma incerta, provavelmente mostrando outra intenção, o trancafiou em um caixão e jogou no Nilo para se perder e ninguém nunca achar.

Néftis percebeu isso e avisou Ísis, quando começaram a procurar e encontraram um caixão, e recuperaram Osíris.

Seth como era uma forma do mal, esquartejou a forma material de Osíris em 40 pedaços e espalhou-os por todo o deserto e no Nilo. Ísis, depois de muito tempo, conseguiu encontrar todos eles, exceto o pênis, que foi devorado por três peixes.

Então, Osíris uniu-se a Ísis e gerou um filho, a primeira ideia de "imaculada concepção", ela ficou conhecida com "Virgem Ísis". O filho era Hórus, o herdeiro que então lutou contra Seth, perdendo um olho na batalha, mas consegui vencê-lo.


Esse olho ficou conhecido como "Olho de Hórus", que foi reconhecido como símbolo de proteção pelos egípcios. A seguir uma oração relacionada a isso:





Ó benevolente Ísis



que protegeu o seu irmão Osíris,

que procurou por ele incansavelmente,

que atravessou o país enlutada,

e nunca descansou antes de tê-lo encontrado.

Ela, que lhe proporcionou sombra com suas asas

e lhe deu ar com suas penas,

que se alegrou e levou o seu irmão para casa.

Ela, que reviveu o que, para o deseperançado, estava morto,

que recebeu a sua semente e concebeu um herdeiro,

e que o alimentou na solidão,

enquanto ninguém sabia quem era...''





                                                                          Os templos

                               





O TEMPLO DE LUXOR
Pilone do Templo de Luxor









Os templos no Antigo Egipto eram entendidos como os locais onde residia a divindade (hut-netjer, "casa do deus"), que poderia ser acompanhada pela sua família e por outras Divindades, sendo por isso muito diferentes dos modernos edifícios religiosos onde se congregam os crentes.


Pilone do Templo de Edfu visto desde o pátio



Os templos dos períodos mais antigos da história do Antigo Egipto, como o Império Antigo e o Império Médio, não chegaram em bom estado até aos dias de hoje, pelo que são as construções do Império Novo e da época ptolomaica que permitem o conhecimento da estrutura dos templos.

Na estrutura "clássica" dos templos egípcios podem ser distinguidas três partes: o pátio, as salas hipóstilas e o santuário.



À entrada de um templo encontravam-se obeliscos e estátuas monumentais, que antecediam o pilone.

Nos templos do Império Novo é comum a existência de uma avenida de acesso ladeada por esfinges com corpo de leão e cabeça de carneiro (que se acreditava protegerem o templo e o deus), na qual desfilava a procissão em dias de festa.



Um pilone era uma porta monumental composta por duas torres em forma de trapézio, entre as quais se situava a entrada propriamente dita.

Nas paredes do pilone representavam-se as divindades ou muitas vezes a cena clássica na qual se vê o faraó a atacar os inimigos do Egipto.



Passado o pilone existia uma grande pátio (uba), a única zona acessível ao público, onde a estátua da Divindade era mostrada nos dias de festa.

 O pátio era rodeado por colunas e possuía por vezes um altar (aba), onde se efectuavam os sacrifícios.



Este pátio precedia uma sala hipóstila (ou seja uma sala de colunas), mais ou menos imersa na escuridão, que antecedia outros salas onde se guardavam a mesa de oferendas e a barca sagrada. Finalmente, achava-se o santuário do deus (kari). Se os faráos entedessem ampliar um templo construiam-se novas salas, átrios e pilones.



Os templos mais importantes poderiam possuir um lago sagrado, nilómetros, Per Ankh Casas de Vida, armazéns e locais para a residência dos sacerdotes.



Imponente expressão do poder real, o templo mortuário de Hatshepsut se ergue contra um penhasco desértico em Deir el Bahri. Inscrições em relevo nos pórticos registram os grandes triunfos de seu reinado de 21 anos.









                                                            O culto nos templos

                                      Barca processional na naos do Templo de Edfu





Teoricamente o rei egípcio tinha o dever de realizar a liturgia em cada templo.

Uma vez que era fisicamente impossível para o rei estar presente em todos os templos que existiam no Egipto, o soberano nomeava representantes para realizar as cerimónias a Deus.

Os reis só visitavam os templos em ocasiões especiais associadas a festivais, o que não impede que sejam representados nos templos fazendo oferendas as Divindades.



A vida nos templos seguia o curso da vida normal.

Antes do nascer do sol, abatiam-se os animais que seriam oferecidos as Divindades.

Os sacerdotes purificavam-se com água e vestidos com trajes brancos entravam em procissão no templo. No pátio do templo os sacerdotes apresentavam as suas oferendas e queimavam incenso.





Um sacerdote dirigia-se ao santuário da Divindade, uma sala especialmente consagrada, localizada na parte mais reservada do templo. Aqui o sacerdote acendia um archote e abria o naos, tabernáculo onde se guardava a estátua da Divindade.

 O sacerdote apresentava-se a Divindade e anunciava vir cumprir os seus deveres. Limpava o tabernáculo, queimava incenso, lavava a estátua e aplicava sobre ela óleos, vestia-a, maquilhava-a e colocava-lhe a coroa.

Terminado este processo o sacerdote coloca a estátua no naos, abandonando a sala apagando o archote e as pegadas que fez. Ao meio-dia poderia ser feita uma nova cerimónia na qual se oferecia alimentos.
















 Sacerdotes






Sacerdotes vestidos com pele de leopardo realizam rituais de purificação.


Túmulo de Userhat. XIX Dinastia

No Antigo Egipto não existiu uma estrutura sacerdotal centralizada; cada Divindade possuía um grupo de homens e mulheres dedicados ao seu culto. O termo mais comum para designar um sacerdote em egípcio era hem-netjer, o que significa "Servo de Deus".



Não se sabe em que época da história egípcia se estruturou o grupo sacerdotal.

Na época do Império Antigo os sacerdotes não estavam ainda organizados em corpos fixos como sucederá no Império Novo.

De acordo com os Textos das Pirâmides, datados do Império Antigo, os reis tinham cinco refeições diariamente, três no céu e duas na terra; estas últimas estavam a cargo dos sacerdotes funerários.







As fontes do Império Novo mostram que os sacerdotes estavam organizados em quatro grupos
(em grego: phyles), cada um dos quais trabalhava durante um mês cada três meses.

 Durante os oito meses que tinham livres, os sacerdotes levavam uma vida comum inserida na comunidade, junto das suas esposas e filhos.



O clero egípcio estava estruturado de forma hierárquica.

O rei era em teoria o líder de todos os cultos egípcios, mas como já foi referido este delegava o seu poder a outro homem devidamente preparado por Deus, o Sumo Sacerdote,

Sumo Sacerdote


que na hierarquia era seguido do segundo sacerdote, por sua vez seguido do terceiro e quartos sacerdote.

O grupo seguinte era o dos "pais divinos" e dos "puros". Existiam também os sacerdotes leitores, os que calculavam o momento ideal para realizar um determinada cerimónia através da observação do sol ("horólogos") e os que determinavam os dias fastos e nefastos ("horóscopos").

Finalmente, pode distinguir-se um grupo dedicado aos serviços de manutenção do templo (imiu-seté).



As mulheres também trabalhavam nos templos seguindo o mesmo regime de rotatividade dos homens.

Frequentemente estas mulheres eram esposas dos sacerdotes.

As mulheres poderiam ser cantoras (chemait), músicas (hesit) ou dançarinas (khebait).

Durante o Império Antigo e o Império Novo muitas mulheres da classe abastada serviram a deusa Hathor.

deusa Hathor


deusa Hathor




No culto de Amon o cargo mais importante ocupado por mulheres era o de "Adoradora Divina".

 As mulheres que ocuparam este cargo foram filhas ou irmãs do faraó governante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário