CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

sábado, 22 de maio de 2010

Esu Odara - o Senhor da Felicidade

                                                                                Exú




Exú Odara !!!!








EXÚ






Mo ju iba, Esu Oba Baba awon Esu! Iba se, o!


Saudações, Esu Senhor e Pai de todos os Esus!


Que esta homenagem se cumpra!


Kóbà Láryè


Aquele que tudo fala


E pedimos-lhe Ago ou "licença" para citar o seu Orisirisi ou "Contos Imemoriais" onde se fala de seus dezesseis maiores atributos, sobretudo ligados ao Culto de Ifá, e que são tão negligenciados hoje em dia até pelos seus El'esu ou "Sacerdote de Esu"!




"Sacerdotes de Esu"!




Eis aqui seus dezesseis títulos e suas correspondentes "qualidades", os quais sempre foram ligados aos 16 Odu ou "Fundamentos de Tradição" dos Itan Ifa ou "Contos de Ifá" de Ile Ife ou "Cidade Santa de Ifé".


Veja:


SOL
INÃ, MOJUBÁ !

Figura 7 - Esta imagem do Sol foi tirada a 27 de Agosto de 1997, e mostra uma grande proeminência provocada pelos seus sinuosos campos magnéticos. O plasma de gases ionizados está a uma temperatura de 150,000 F e tem um comprimento equivalente a 27 Terras.


assentamento de Exú na África
foto de Pierre Verger











1.Esu Yangi - o Senhor da Laterita Vermelha


2.Esu Agba - o Senhor Ancestral


3.Esu Igba Keta - o Senhor da Terceira Cabaça


4.Esu Okoto - o Senhor do Caracol


5.Esu Oba Baba Esu - o Rei e Pai de todos os Eshus


6.Esu Odara - o Senhor da Felicidade


7.Esu Osije - o Mensageiro Divino


8.Esu Eleru - o Senhor da Obrigação Ritual


9.Esu Enu Gbarijo - o Senhor da Boca Coletiva


10.Esu Elegbara - o Senhor do Poder Mágico


11.Esu Bara - o Senhor do Corpo


12.Esu L'Onan - o Senhor dos Caminhos


13.Esu Ol'Obe - o Senhor da Faca


14.Esu El'Ebo - o Senhor das Oferendas


15.Esu Alafia - o Senhor da Satisfação Pessoal


16.Esu Oduso - o Vigia dos Odus





Figura 8 - A luz ultra-violeta emitida pelo ferro ionizado 11 vezes a temperaturas de mais de 2 milhões de graus Fahrenheit foi usada para fazer esta imagem, registada a 22 de Setembro de 2001, data do equinócio de Outono. Foi feita com a câmara EIT a bordo da sonda SOHO, um observatório espacial que continuamente observa o Sol. Ferro ionizado 11 vezes é ferro atómico sem 11 dos seus electrões (chamado Fe XII). Aqui os electrões são afastados pelas loucas colisões com outros átomos que ocorrem a extremas temperaturas na coroa solar. Dado que os electrões têm carga negativa, o átomo de ferro ionizado daí resultante é altamente carregado positivamente.

Exú
do filme Besouro





Exú é o 1º nascido da existência e, como tal, o símbolo do elemento procriado. Mensageiro dos orixás , elemento de ligação entre as divindades e os homens, a um tempo mais próximo do mundo terreno e mais perto do elevadíssimo espaço celeste por onde transita Òrúnmìlà, é um orixá, é sempre a primeira divindade a receber as oferendas, justamente para que atue como um aliado e não como um rival que perturbe os procedimentos místicos desenvolvidos durante os rituais. Coerente com seu lugar mítico privilegiado, é ele que abre esse "corpus mitopoético" .


Exú






Princípio dinâmico e princípio da existência individualizada, Exú não pode ser isolado ou classificado em nenhuma das categorias. Ele é como o axé (que ele representa e transporta), participa forçosamente de tudo. Segundo Ifá cada um tem seu próprio Exú e seu próprio Olorún em seu corpo. O nome de Exú é conhecido, invocado e cultuado junto ao orixá. E é Ifá quem revela e permite-nos sabê-lo.


yaô de Exú na Bahia






O Òkòtó representa o crescimento. Agbárá, poder que permite a cada um se mobilizar e desenvolver suas funções e seus destinos. Por isso recebe o título de Elegbára (Senhor do Poder). Quem delegou esse poder à Exú foi Olorún ao entregar-lhe o àdó-iràn, a cabaça que contém a força que se propaga. Esta cabaça está presente em seus "assentos", é uma cabaça de pescoço grande, e basta Exú apontá-la a algo para transmitir seu axé. Exú Elegbára é o companheiro de Ogun.


O Òkòtó






Exú Yangi, pedra vermelha de laterita, pedaços de laterita cravados na terra, indicam o lugar de culto à Exú. Yangi é a representação mais importante de Exú e, é assim invocado:






Exú Yangi Obá Babá Exú


Exú Yangi rei, pai de todos os Exú






Exú Yangi é o Exú ancestre, o Exú Agbá. Oxé-tuwá, representante direto de Exú, simboliza um de seus aspectos mais importantes, o de ser encarregado e transportador das oferendas, Òjise-ebo.






Exú por ser resultado da interação de um par, é o portador mítico do sêmen e do útero ancestral e como princípio de vida individualizada ele sintetiza os dois, É por isso que frequentemente, e, é representado pela forma de um par, uma figura masculina e uma feminina, unidos por fileiras de búzios. Exú está profundamente ligado à atividade sexual. Representados por um falo (pênis), ou suas representações simbólicas como: os penteados de forma fálica, sua arma, o ogó - bastão em forma de pênis -, sua lança; já as cabacinhas representam seus testículos.


o ogó






Exú também está representado com objetos à sua boca; dedo, cachimbo e principalmente flauta, que vem representar a atividade sexual, como absorção e expulsão, ingestão e restituição, com a flauta Exú chama seus descendentes. Portanto símbolo por excelência da fecundidade. Exú jamais toma a forma de procriador.








Exú é cultuado tanto como lésè-égún, como lésè-orixá, e apenas por seu intermédio é possível cultuar os orixás e as Iyá-mi (mãe ancestre). Não é apenas Òjisé-ebo, mas principalmente Òjisé, o mensageiro, fazendo a comunicação entre tudo que é oposto.






Com efeito a relação entre Exú e Ifá, é indiscutível, e Exú está representado em um dos principais emblemas característicos do culto à Ifá, o òpón, onde Exú tem sua representação em forma de rosto, de triângulos e losangos.






É no seu papel de princípio dinâmico, de princípio de vida individual e de Òjise ou elemento de comunicação, que Exú Bará está indissoluvelmente ligado à evolução e ao destino de cada indivíduo. Como tal ele também é senhor dos caminhos Exú Olònà, e ele pode abri-los ou fechá-los. Exú fica à esquerda dos caminhos. O elemento procriado, é a prova do poder das Iyá-mi, é o pássaro, o Elèye.






Exú foi o primeiro a usar ekódide (pena de uma espécie de papagaio) na cabeça, e foi isto que o tornou decano de todos os orixás. Alguém que coloca ekódide na cabeça sem necessidade, provoca a cólera de Exú.






Enganosamente ou mal intencionados, os primeiros missionários que chegaram à África, compararam-no ao diabo, por algumas de suas formas, artimanhas e poderes atribuídos. Ele tem as qualidades dos seus defeitos, pois é dinâmico e jovial, havendo mesmo pessoas na África que usam orgulhosamente nomes como Èxúbíyìí (concebido por exú), ou Èxùtósìn (Exú merece ser adorado).






Como personagem histórica, Exú teria sido um dos companheiros de Odùduà, quando da sua chegada à Ifé, e chamava-se Exú Obasin. Tornou-se mais tarde, um dos assistentes de Orúnmilá, que preside a adivinhação pelo sistema de Ifá. Segundo Epega, Exú, tornou-se rei de Kêto sob o nome de Exú Alákétu.






É Exú que supervisiona as atividades do rei em cada cidade: o de Oyó é chamado Exú Akesan.


Como orixá, diz-se que veio ao mundo com um porrete, chamado, ogó, que teria a propriedade de transportá-lo, a centenas de quilômetros e de atrair, por um poder magnético, objetos situados a distâncias igualmente grandes.

2 comentários:

  1. Excelente página,eclarecedora,como filho de BARÁ,fico feliz e radiante,Laroiê!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. laroie!laroie! não me canso de gritar! ESU meu melhor amigo meu pai e meu irmão! meu amor pro esu nao se calcula! ele é o primeiro! sempre!! em tudo e nos meus pensamentos! obrigado bara toconã!

    ResponderExcluir