Valores e ética
Os valores culturais que Vodou engloba centram em torno das idéias da honra e do respeito - ao deus, aos espíritos, à família e à sociedade, e a si mesmo. Há uma idéia plural de apropriado e de impróprio, no sentido que o o que é apropriado a alguém com Danbala Wedo como sua cabeça pode ser diferente de alguém com Ogou Feray como sua cabeça, porque, por exemplo, um espírito está muito frio e outro está muito quente.
A frieza geral é avaliado, assim como a abilidade e inclinação de proteger-se a aos seus se necessário.
O amor e a sustentação dentro da família do sociedade de Vodu parecem ser a consideração a mais importante.
A generosidade em dar à comunidade e aos pobres é também um valor importante. As dádivas vêm através da comunidade e há a idéia que deve-se ser disposto a retribuir por sua vez.
Desde que Vodu tem tal orientação da comunidade, não há "solitários" em Vodou, somente as pessoas separadas geograficamente de seus antepassados e casa.
Uma pessoa sem um relacionamento de algum tipo com pessoas idosas não estará praticando Vodu como se compreende em Haiti e entre Haitianos.
A religião de Vodu Haitiano é antes uma tradição extática do que baseada na fertilidade e não discrimina homens gays e mulheres lésbicas, ou outras pessoas de maneira alguma.
De fato, há hounfos,ou templos no Haiti cujo o clero é inteiramente de gays e lésbicas, etc.
No Vodu Haitiano a orientação sexual ou identidade de gênero e da expressão de um praticantes são de nenhum interesse em um ambiente ritual.
Vê-se apenas como uma maneira em que o deus fez uma pessoa.
Os espíritos ajudam a cada pessoa simplesmente ser a pessoa que são.
Nenhum comentário:
Postar um comentário