CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

sexta-feira, 30 de março de 2012

Religiões afro-americanas !



Religiões Afro-Americanas (também Religiões da Diáspora africana) são um número de religiões relacionas que se desenvolveram nas Américas pelos escravos africanos e seus descendentes em diversos países das Ilhas do Caribe e América Latina, bem como parte do sul dos Estados Unidos. 


Elas provêm das Religiões tradicionais africanas, especialmente da África Ocidental e África Central, apresentando semelhanças com a Religião Yorùbá e Vodun da África Ocidental em particular.



Características


Essas religiões geralmente envolvem Culto aos Egungun (ancestrais) e/ou de um panteão de divindades, como os loas do Vodou haitiano, ou os orixás da Santería. 


Similares espíritos divinos também são encontrados nas tradições da África Central e África Ocidental de onde eles derivam - o Orixá da cultura Yoruba, o nkisi dos tradições Bantu (Congo), e o vodou do Dahomey (Benin), Togo, sul de Ghana, e Burkina Faso. 


Além de misturar estas diferentes mas relacionadas tradições africanas, muitas religiões afro-americanas incorporam elementos do Cristianismo, indígenas americanos, Kardecista, Espiritismo e mesmo das tradições Islâmicas. 


Esta mistura de tradições religiosas é conhecida como sincretismo.




* "Desenvolvido em" Como indicado no gráfico não referem-se as religiões de origens indígenas no interior da África continental. Refere-se apenas ao seu desenvolvimento no Novo Mundo.

Outras religiões regionais intimamente relacionadas incluem:
Xangô do Recife[1] ou Xangô do Nordeste no Brasil
Tambor de Mina no Brasil
Candomblé Ketu na Bahia, Brasil
[editar]Novos movimentos religiosos


Alguns novo movimento religioso sincréticos têm elementos destas religiões Africanas, Mas são predominantemente enraizadas em outras tradições espirituais. A primeira onda de tais movimentos originou-se na década de 1930:


Santo Daime (folk Catholicism e Espiritismo, Brasil),
Nação do Islam (Islam, USA)
Rastafarianismo (Abrahamica, Jamaica),
Uma segunda onda de novos movimentos origina-se nas décadas de 1960 a 1970, no contexto da emergência de Nova Era e Neopaganismo nos Estados Unidos:


União do Vegetal (Brasil, entheogenic, desde 1961)
Vale do Amanhecer (Brasil, Espiritismo, desde 1965)
Ausar Auset Society (USA, Kemetism, Pan-Africanismo, desde 1973),
Black Buddhist Community in America (USA, Budismo, desde os anos 1960)








Nenhum comentário:

Postar um comentário