CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quinta-feira, 1 de março de 2012

Olokun Seniade – A Rainha dos Yoruba



Olokun Seniade – A Rainha dos Yoruba

Ejíõgbé


Õtöötö-tó,
Õröörö-rö,
Õtöötö l`à á jç êpá,
Õtöötö l`à á jç ìmumu,
Ohún torí n`torí,
Ohún t’òòrè n’t’òòrè
Àt’orí àt’òòrè Ôrunmílà ni ó
d’ogún yéké
Mo ní ó d`ôgbõn yéké
Ìÿëpë awo ile Olökun
Adífá fun Olökun
Ôjö ti omi ilé Olökun kò tó böjú
Ìtí awo t`ilé Olökun
Adífá fun Olökun
L`ôjö ti omi ilé Olökun kò tó bù w`çsê
Bèbè õtún, Awo Olökun
L`ó dífá fun Olökun
L`ôjö ti omi ilé Olökun kò tó
nkankan.
Bèbè òsì, Awo Olökun
L`ó dífá fun Olökun
Ôjö ti omi okun kò tilê níláárí rárá.

As coisas são feitas em ordem
As coisas são feitas
tranquilamente
Separadamente nós comemos
amendoim.
Separadamente nós comemos imumu
(amendoim especial).
O que pertence a cabeça é a cabeça(a
ela mesma)
O que pertence a Oore é Oore
Com a cabeça e Oore, Orunmila
contou vinte,
Eu contei trinta.
Isepe era o sacerdote da casa de
Olokun
Foi quem consultou Ifa para Olokun
Iti foi o sacerdote da casa de
Olokun
Foi quem lançou Ifa para Olokun
Quando as águas de Olokun não eram
suficientes para lavar os pés
Lado-direito-da-margem-do rio,
sacerdote de Olokun
Lançou Ifá para Olokun
Quando as águas de Olokun não
valiam nada
Lado-esquerdo-da-margem do rio,
sacerdote de Olokun
Lançou Ifa para Olokun
Quando as água de Olokun não tinha
nenhum valor as coisas.

Existiram os quatros sacerdotes que
consultaram Ifa para Olokun quando Olokun necessitava de ajuda: Isepe, Iti, Bebe otun, Bebe Osi. Eles disseram que Olokun não
iria mais se banhar com suas próprias águas, então Olokun procurou seu
sacerdote conhecido como Ota-ribiribi,
o sacerdote das águas. Ota-ribiribi
disse a Olokun não temer porque ela voltaria a ser como era antes. Foi então
dito a Olokun fazer um sacrifício com dez ovos cruz (
eyin) e dez bananas (ogçdç omìní) , e ela ofereceu.
Ele havia dito a ela andar em
frente a sua casa, em uma direção até o sol que estava diretamente com o
zênite(ponto astral) e qualquer lugar que ela fosse deveria quebrar um ovo e
uma banana naquele local e então voltaria para casa (
 eyin l`orò, bo bá ti bálç fifö
ló nfó
 – 
Eu digo ao ovo, isso cai e quebre
aos cair)
 . Ela fez então, caminhando em diferentes direções todos os dias até
ela exaustada, quebrar todas os ovos e bananas logo, ela olhou a sua direita e
sua esquerda, e todos aqueles caminhos estavam se enchendo de águas. Ela escutou
as águas baterem umas as outras tão longe que seus olhos até podiam ver, e como
ficou tão feliz cantou uma música(Orin) agradecendo seu sacerdote:

Oyígìyígì, õtá omi,
Oyígìyígì, õtá omi.
Oyígìyígì, õtá àikú,
Oyígìyígì, õtá omi.

Oyígìyígì a pedra dentro das
águas,
Oyígìyígì a pedra dentro das
águas.
Oyígìyígì a eterna pedra,
Oyígìyígì a pedra dentro das
águas.

Então Olokun voltou rica e
prospera e “todo seu corpo” voltou a ter água novamente por toda sua terra.
Entretando Olokun voltou a sua casa e viu aqueles sacerdotes que disseram que
ela não teria mais nada, ela então joguei sua areia para cima deles e os
jogaram para longe do suas terras. Quando Olokun ficou nervosa chorando suas
areais para longe, uma musica foi cantada:

Omi n`wo yànrín gçréré o
Omi n`wo yànrín gçréré
Omi o l`ôwô, omi o l`çsç
Béé l`omi n`wo yànrín gçréré

Veja como a água puxa a areia sem
resistência
Olhe a água escavando a areia sem
resistência
A água necessita das mãos,
necessita das pernas
Ainda que a água puxa a areia sem
resistência

E Olokun nunca se esqueceu do seu
sacerdote Ota-ribiribi, o sacerdote que vive dentro das águas e conhece todos
os segredos das forças que as abrangem.

Este verso do odu Ejiogbe é só um
detalhe que explica como é importante para os povos denominados yoruba
cultua-la de forma precisa para que nos dê riqueza e saúde. Olokun é um Orisa
que dança igual uma majestade real, dando-nos seus cawries(
ôwô-erô – búzios) para nos abençoar infinitamente com a riqueza. Olokun faz
junção não só todos os oceanos mas também todas as águas do Universo, então
elas traz todas as bênçãos através das águas para acalmar nossos corações e nos
dar saúde e alegria. Olókun sempre traz boas mensagens, a mais significantes
delas são duas: a benção advém das responsabilidades, e 
o respeito (ibôwô)  adquire-se com a honra ( owà )e caráter ( ìwà). Existe uma frase de um Oríkì àwon Orí que revela os traços de Olókun com as jóias preciosas, como os okún(buzios), ileké`s em forma de idé(idé olokun) e sua Ade em forma de buzios, com sua roupa toda branca mostrando o poder dos Orisa funfun(brancos) signo da pureza e suavidade ao qual Osún, Yemója, Oluweri, Orisa Aje, Olosa empregaram para aprimorar os poderes misticos no universo: 
Ìjúbà Olökun

Ibá Ajágunmôlé Oluwo odç õrun
Iba Arõmogányìn õnibodç àyë
òun õrun,
Iba Awonámàjá Bábálawo tii
n kômô n’Ifá õjú õrun
.
Ibá
Ak
ôda
Ibá
Aÿeda
Ibá Ôgërë àfõkôyërí
Ibá Olökun Seniàdç
Ifá Olôkun a sõrõ dáyô
Ifá
kò ba mi ÿe
Ki
Olodúmárè kò ba wà ÿe
Ôkútà lá pç mo şe jê
Etí g`bur
ç obí ri kítí,
Olökun ni ka lç
Arín
na kò ire afoyà ìbì
Agbç
ni gbç ire kó Olókun
Alukô
ni ngbç ire kó Olosá
Orí
mi gbç mi de ìbì ire,
Çsç mi wo ìbì ire ki o sin mi yá.
Orí Olökun,
Orí ni Oonídç,
Orí gbç mi o!

Saudações
Ajagunmole, sacerdote real do além(Orun),
Saudações Aromoganyin, a porta real do além,
Saudações Awonamaja, sacerdote que ensina Ifa dentro dos sonhos.
Saudações daquele que criou
o mundo
Saudações daquele que criou o ser
humano
Saudações aos Orisa da terra
Saudações a Olokun Seniade
Ifá Olokun me disse alegria/riqueza
Ifa faça o bem para nós
Olodumare faça o bem a nos
É a pedra que quebra de repente, sem
sangrar, o que traz notícias boas.

Sempre encontramos a sorte e que o mal
se afaste
Que traga sorte do mar para mim
Que traga sorte da lagoa pra mim
Minha cabeça me guie para um lugar bom
E me leve onde tiver sorte.
Ori senhor dos mares,
Ori senhor dos ides
Ori me salve!

Quando Olokun deixou Oduduwa(seu
marido) em Ile Ifé,
ela pegou tudo o que tinha que levar e foi parar na escuridão. Olokun saiu do
reino de seu marido infeliz e triste com sua vida, então ela pediu a Olodumare
a se transformar em água, Desta maneira Olókun se tornou água, flutou dentro do
oceano, dentro deste contexto ela voltou a ser rica e poderosa.
Olokun Seniade mandou uma mensagem
para perguntar a 
Ôrunmìlá ( Orisa da adivinhação ) para ele
continuar ao lado dela em sua companhia(1), quando Orunmila escutou o pedido
ele aceitou ir e encontrou muito conforto e riqueza. Ele ficou um tanto quanto
confortável e feliz que não voltou a Ile Ifé por volta de vinte anos, esqueceu
de todas suas resposabilidades como 
Ôríÿà do destino de todos os Orisa`s. Eles
trabalharam juntos para dar benções a aqueles que tinham coração e ìwà(caráter).
Orunmila consulto Ifa para Olokun
Seniade,
Quando ela estava preparada para
administrar sobre sua riqueza para a humanidade,
Isto foi dito entre os adivinhos,
Porque os segredos e mistérios naturais
de Olokun,
Não podem ser encontrados por ela
mesma para dar a humanidade.
Ela não pode dividir seus segredos da prosperidade
Até quando Ifa confirme o trabalho
a ser feito e seu destino.
Mas quando ela puder,
Isto marcara a pessoa como tendo
uma grande oportunidade
Para uma grande riqueza
Se esta responsabilidade estiver sob
a responsabilidade
Do ser humano no seu destino.

1 – Orunmila não era muito rico e prestigiado na vida,
quando ele conheceu Olokun ganhou honras e previlégios, por isso o texto em seu Oríkì:
 Ifá
Olökun a sõrõ dayô
  - 
Ifá Olokun me disse alegria/riqueza.

A Ebi Olokun Seniade desde de seu começo de jornada dentro do culto indigianista yorubá, não deixo de perder o seu brilhantismo dado por nosso Rainha Ìyá mì Olókun Seniade. É ela a soma de todas as riquezas do mundo, que trouxe ao mundo Yemojá, Òsún, Ajé estes sim "frutos" de uma boa riqueza e aiku(longentividade). Olokun além de Ifá, Esu e Ogun é um dos Orisa mais adorados no panteão yoruba e muito respeitada, porque ela mostrou como é liderar um povo com respeito e dignidade. Quem não pratica com respeito, dignidade, carater e corretamente, nada têm desse Orisa por mais que alguém peça o sua própria força, a riqueza e longentividade.
O Ilé Ìyámì Olókun Seniàde(Casa minha mae Olokun Seniade) é um Ile Orisa de pratica indigianista ocidental do culto a yorubá, que resgata a pratica tradicional dos Orisa buscando a verdade sempre, ajudando as pessoas com os ensinamentos de Ifá, Ìyámì Osóronga, Oso, Egungun, Egbé e os Orisa somando com os òògun(magia/medicina) que não pode faltar em nenhuma casa de Ifá Orisa. É um trabalho àrduo mas de grande valia, já que além de nos trazer trazer ensinamentos, nos faz querer ajudar o próximo e esse sim, é com o trabalho eito corretamente traz o merecimento de enrequicimento espiritual e social.
E ma bèrè, t`Olokun ase mo pe, t`Olokun ase
E ma bèrè gbogbo ire aiku
T`Olokun ase mo pe, t`Olokun aseE ma bèrè gbogbo ire Aje
T`Olokun ase mo pe, t`Olokun aseE ma bèrè gbogbo ire Aya/oko
T`Olokun ase mo pe, t`Olokun ase
Mo dupe l`owo awon Ìyá mi Olókun Seniade Olasedowà!
Mo dupe l`owo Ìyamí Ìyálòrísà Olokundamilola!
Iba gbogbo ebi Olokun Seniade, em especial:Babadare (omo Esu), omo Akintobi (omo Esu), omo Osuntunmbi (Omo Osun), omo Oyasegun (Omo Oya), omo Ajiboye (Omo Yemoja), omo Oyafunmilayo ( Omo Oya).
"Kò mà mà s`amúnimúyè tí m`awo o, Orunmílà o o o"
Não existe feitiço que enfraqueça a memória de um Awo
**Bibliografia – F. Fatoba, Healing Energies in Yoruba Ifa religion; 
Wande Abimbola, Ifa An Exposition of Ifa Literary Corpus


TextoAwo Ifádàyo Akínkanjù, Arolé ti Ilé Ìyámì Olókun Seniàde

Nenhum comentário:

Postar um comentário