CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

sábado, 2 de novembro de 2013

O dia de finados



Estamos chegando a mais um dia de finados, as pessoas começam a preparar-se para irem visitar o túmulo de seus parentes e ter uma lembrança mais próxima de seus entes queridos.

Chegando ao cemitério, as pessoas ficam quase que impedidas de entrarem, devido ter diversas giras de Umbandas, pessoas incorporadas com seus Esús dentro e na porta do cemitério. 

Quando as pessoas conseguem chegar ao túmulo de seus parentes o que encontram?

Encontram dezenas de padês, dezenas de garrafas de cachaça, dezenas de bichos mortos, enfim sujeiras. 

Será que o Candomblé irá conseguir crescer, irá conseguir ser uma religião de primeiro mundo, acho difícil. 

Enquanto o Candomblé mantiver essas tradições milenares que denigrem-o, nunca iremos conseguir chegar ao primeiro mundo. 

Em Paris, a cidade mais linda do mundo, a cidade onde todos cobiçam ir, não tem uma casa de ervas, não tem uma vela nas prateleiras dos mercados e tudo isso porque em Paris não tem lugar para sujeira, não tem lugar para uma religião que seus membros presam a sujeira das ruas, dos cemitérios e de vários outros lugares. 

A falta de respeito com os mortos por parte dos membros de Candomblé é muito grande. 

No dia dois de novembro, são cenas deprimentes que vemos dentro dos cemitérios, são cenas que nos fazem ver uma religião que foi construída pelo trabalho de velhas negras ir por água abaixo, vemos nesse dia Esús e Pombo-Giras sendo expostos ao ridículo, Pombo-Giras apanhando de evangélicos por estarem sentada nas sepulturas de seus parentes. Será que isso é necessário para um religião, será que os Esús e Pombo-Giras se sentem felizes e satisfeitos vendo seus nomes sendo jogados na lama, e tudo porque pessoas incultas e sem liturgia acham que Esú bom é aquele que passa a noite toda bebendo, Esú bom é aquele que pratica a maldade, Esú bom é aquele que fica dentro do cemitério arrombando sepulturas alheias. 

As pessoas passam pelas portas dos cemitérios e quando olham aquelas dezenas de Esús na porta, todas têm um único pensamento "Só podiam ser de Candomblé". 

Sim só podiam ser de Candomblé, porque o Candomblé é a única religião que não permite que as demais joguem seu nome no lixo, porque grande parte dos seus membros já faz esse favor, será que Ìyá Nassò, Iyá Kalá, Ìyá Obá Tossi, Ìyá Omonikè, Ìyá Obá Biyi, enfim as Ìyás que tanto lutaram para que o Candomblé ocupasse um bom lugar na sociedade merece ver o trabalho, o esforço de toda uma vida sendo jogado no lixo. 

Cemitério é lugar de descanso eterno para as pessoas que sofreram dias, meses e algumas até anos em cima de uma cama com uma doença maligna, cemitério não foi feito pra tocar atabaques como muitos fazem, e com certeza esse mesmo atabaque que tocam dentro dos cemitérios no dia de finados é o mesmo atabaque que tocam para uma saída de Iyawò, que tocam para uma obrigação de 7 anos. 

As Igrejas Universais fazem a grande festa do Finado Vive, as Igrejas católicas rezam suas preces, as Igrejas Evangélicas ignoram o fato de ser dia de finados e o Candomblé? 

O Candomblé vai pro cemitério arrombar sepulturas e colocar nomes de inimigos.

Querido leitor, não estou aqui querendo mudar o mundo e muito menos ser melhor que ninguém, quero apenas fazer com que as pessoas se conscientizem de que o Candomblé pode ser e é muito mais do que isso que estão lhe transformando. 

Quero que as pessoas entendam que nossa religião não consegue crescer, não consegue evoluir, não consegue ser respeitada por conta desses pequenos atos mesquinhos. 

Por: Akòwé Ofá Dourado


FONTE: http://apejaomionjedidun.blogspot.com.br/2011/10/dia-02-de-novembro-o-dia-de-finados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário