CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 19 de novembro de 2013

CONSCIÊNCIA NEGRA



Por muitos anos o Brasil conviveu com a escravidão.

Brasil, 20 de novembro, Dia em que se comemora a instituição do feriado alusivo à consciência negra no país. 

Lindo, generoso e mais do que atrasado gesto em memória dos nossos irmãos de cor que têm um longo histórico de sofrimento, desde antes da escravatura e do tráfico de seres humanos escravizados por pessoas brancas que sempre se acharam superiores aos demais, até os dias de hoje. 

Por muitos anos o Brasil conviveu com a escravidão, maltratando, torturando, excluindo e menosprezando estes seres humanos que tanto contribuíam para a execução grátis dos serviços dos senhores de engenho e dos coronéis. 

Vítimas de tais atrocidades sociais, somadas ao mais cruel dissabor que um ser humano poderia ser submetido, “O preconceito racial”, eles nunca tiveram vozes altivas e nem oportunidades de se defenderem da escravidão e servidão total imposta pelos seus donos (senhores), até que, em determinado dia, uma princesa chama Isabel, assinou a Lei Áurea libertando a todos os escravos e abolindo de uma vez, a escravidão no Brasil. 

Ledo engano de nossa parte pensarmos que hoje em dia, o racismo está totalmente banido do país! 

O preconceito racial, ainda está embutido nas mais baixas até as mais altas camadas de nossa sociedade. 

O Dia da Consciência Negra foi instituído justamente para lembrar aos adeptos do racismo e do preconceito racial, que Deus , quando criou o mundo e os seres humanos, o fez na condição de que todos pudessem conviver em paz e harmonia, sem vícios e sem soberbas. 

Infelizmente, não é o que se vê aqui no país. 

Existem casos em que pessoas de cor são proibidas de usar o mesmo elevador que as pessoas brancas utilizam em determinados prédios, casos em que os mesmos profissionais de raças diferentes (branca e negra) ganham salários diferentes por causa do preconceito, casos em que o cidadão, por ser negro, é considerado sempre um grande suspeito de ter cometido esse ou àquele crime e muitos outros casos envolvendo incompatibilidade da razão e da realidade dos brasileiros. 

Nós, que somos um povo mestiço de tudo quanto é raça mundial, deveríamos nos orgulhar de nossas raízes e abraçarmos afetivamente os nossos irmãos de cor, porque eles sempre fizeram e sempre farão parte de nossas vidas. 

Eles sempre contribuíram com o seu trabalho escravo, para o desenvolvimento do nosso país. 

Já estava mais do que na hora de nossas autoridades vislumbrarem publicamente a importância da raça negra na miscigenação do povo brasileiro e tomar medidas que possam banir de uma vez por todas, os preconceitos sócio raciais a que ainda são expostos os nossos irmãos. 

O Dia da Consciência Negra veio para lembrar que negras, são as consciências das pessoas que se acham superiores e que, no entanto, por causa dessas atitudes, tornam-se bem mais inferiores. 

Veio para alertar a nossa sociedade de que não podemos viver no mundo sozinhos sem a ajuda de quem quer que seja. 

Brancos, de cor, pobres ou ricos, todos foram feitos à imagem e semelhança de Deus, que nunca discriminou nenhum de seus filhos e nem quis que isso viesse a acontecer. 

Abaixo o racismo e o preconceito racial! 

Viva os nossos irmãos de cor que sempre serão muito importantes para todos nós! 

(Frankc J. A. Medeiros)


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www1.portaleducacao.com.br/diaadia/artigos/21772/consciencia-negra?_kt=8494173369&gclid=CMPwqcqx8roCFUVp7AodsmEATA#ixzz2l9SoOYb2


Nenhum comentário:

Postar um comentário