CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quinta-feira, 6 de março de 2014

Pesquisadora analisa o Candomblé de modo não eurocêntrico




Em simulação de entrevista coletiva com alunos de Comunicação Social da UFRJ, a pesquisadora Waldelice Souza abordou o tema do Candomblé. 

Logo no início da apresentação, ela enfatizou que seu modo de pesquisa procurava analisar a cultura africana a partir de uma visão não eurocêntrica, o que dificilmente ocorre. 


Em seguida, disse que a religião de matriz africana não apresenta uma uniformidade nos diferentes locais onde é praticada. 

No Brasil, por exemplo, as características dessa prática religiosa são bem diferentes do que se observa na África. 

Encerrando, a pesquisadora explicou alguns conceitos básicos do Candomblé, como o seu caráter animista, identificado nos diálogos presentes nos sistemas simbólicos, e as funções dos chefes da religião, os chamados “babás”.

Após a apresentação, iniciou-se a sessão de perguntas. A primeira questão foi se, na opinião dela, existe uma hegemonia da cultura católica no mundo acadêmico. 

A resposta foi afirmativa, com a ressalva de que hoje o poder público, ao menos, reconhece o Candomblé como patrimônio social, apesar do aumento da agressividade religiosa. 

Waldelice afirmou, ainda, que muitos objetos de estudo são considerados desimportantes porque, para se fazer um bom trabalho, é necessário que haja envolvimento do pesquisador com seu objeto e, como no caso do Candomblé, questões religiosas e culturais impedem essa aproximação.

Sobre a abordagem da mídia a respeito do Candomblé, a opinião da pesquisadora é de que as empresas de comunicação difundem o preconceito. 

Ela citou, no caso das redes de televisão, a Globo, que é católica, e a Record, protestante. 

Nessas emissoras, a religião de matriz africana é apresentada de maneira negativa e distorcida. 

Esse fato fez Waldelice questionar a concessão dos direitos de transmissão da televisão, alegando que deveria ser exigido um posicionamento laico das emissoras. 

Quando se perguntou como é possível enxergar uma cultura de forma não-eurocêntrica, ela reconheceu que é difícil, mas disse que se deve tentar entrar no sistema, sem, no entanto, ter de se converter. 

Esclareceu ainda que o importante é ser capaz de entender um sistema simbólico diferente, mesmo que ainda haja, em parte, a presença de uma perspectiva eurocêntrica. 

O desejável é que exista diálogo entre as culturas.
A entrevistada foi questionada, em seguida, se o Candomblé interfere nas políticas públicas de Angola.

 A resposta foi negativa, com a justificativa de que Angola é um país oficialmente católico, o que reflete a imposição da cultura eurocêntrica aos angolanos, que são forçados a assimilar o catolicismo e aprender a língua portuguesa. 

Para a pesquisadora, isso é um fator que desvaloriza a cultura local e só favorece os interesses externos, a que um país rico em petróleo e diamante como Angola sempre foi submetido.

A última questão da entrevista foi um pedido para a pesquisadora falar sobre crenças e valores morais particulares do Candomblé. 

Waldelice confessou ter dificuldade em identificá-los, mas respondeu à pergunta; disse que, na percepção dela, existe muita liberdade sexual nessa religião e até um certo estímulo à homossexualidade, o que está ligado a uma crença na “divindade feminina”. 

Além disso, há a caracterísitca de humanização dos orixás, que possuem qualidades e defeitos, e a atribuição de diferentes valores morais a cada baba. 

“O Ogum, por exemplo, não tenta compreeder o inimigo e é representado pela espada para significar luta, enquanto o Oxóssi atua como diplomata, pois busca o diálogo para resolver os problemas”, concluiu.


Por Paulo Hora de Andrade III*
*Aluno do Ciclo Básico do Curso de Comunicação da ECO/UFRJ
FONTE: http://leccufrj.wordpress.com/2011/10/18/pesquisadora-analisa-o-candomble-de-modo-nao-eurocentrico/


Nenhum comentário:

Postar um comentário