Pensador Angolano
Posted on 18/10/2011 by leccufrj
A distinção entre tipos de pensamentos: A semiologia da conformação do pensamento Ocidental versus Oriental foi o tema abordado pela doutoranda em Teoria da Literatura, Waldelice Souza.
O Pensador de Auguste Rodin
Segunda convidada do semestre pelo Laboratório de Comunicação Crítica: Técnica de linguagem jornalística aplicada, a pesquisadora destacou a importância do respeito às diferenças, referindo-se principalmente a religião de matriz africana, o Candomblé.
A simulação de entrevista coletiva durou cerca de 40 minutos e logo depois os alunos tiveram a oportunidade de exercitar a prática de questionamentos. O Laboratório é ministrado pela doutoranda em Comunicação do PPGCOM da ECO, Zilda Martins, que traz um convidado por mês para falar sobre suas pesquisas.
Resumo de “Distinção entre Tipos de Pensamentos – A semiologia da Conformação do Pensamento Ocidental versus o Oriental”
O mundo é único e, ao mesmo tempo, diverso. Não existe uma única forma de pensamento ou, pelo menos, uma que seja absolutamente certa e que, por isso, possa excluir completamente os outros tipos.
Acostumamo-nos a reconhecer essa diversidade, de forma maniqueísta, colocando em um pólo tudo que reúne o que conhecemos como ocidental e em outro, o que chamamos de oriente.
Acreditávamos, inclusive, que o oriente estivesse mais distante e nos assustamos quando percebemos que a África, que, por circunstâncias econômicas do rumo da nossa história, está em nós e interfere em nossa forma de vestir, comer e dançar e, mais, em algumas noções que temos do mundo.
E olha que, na África, o que não consideramos oriente, não consideramos nem como pensamento. Para entender a conformação desse pensamento, é importante distinguir os tipos de pensamentos. Analisaremos, para iniciar, as esculturas representativas de pensadores como o construído por Rodin e a imagem que personifica o pensamento para o povo angolano.
Sobre Waldelice Souza
Doutoranda do Curso de Teoria da Literatura, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, na Faculdade de Letras/UFRJ com o projeto “A Rotação das Identidades – A Variação do Transe como Dínamo da Arquitetura dos Personagens nos Oríkìs e na Obra de Pepetela”. Mestre em Ciência da Literatura, na área de Semiologia, pela Faculdade de Letras da UFRJ.
Defendeu a dissertação “A Reminiscência dos oríkìs na Literatura Africana de Língua Africana – Um estudo semiológico sobre os Deuses no Mayombe”, em 2005, na Faculdade de Letras da UFRJ.
FONTE: http://leccufrj.wordpress.com/2011/10/18/candomble-e-tema-abordado-na-segunda-simulacao-de-entrevista-coletiva-na-eco/
Pensador Angolano
Nenhum comentário:
Postar um comentário