CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

domingo, 28 de abril de 2013

HISTORIA YORUBA




O povo Yoruba, do qual tem na atualidade mais de 25 milhões, ocupa a esquina sul ocidental de Nigéria, por toda a Vera de Dahomey; estende-se ate o mesmo Dahomey. 

Ao este e ao norte, a cultura Yoruba chega a seus limites em o rio Niger. Porem culturas ancestrais diretamente relacionadas com os Yorubas floresceram ao norte de Niger (Mapa). Os descobrimentos arqueológicos e os estúdos genéticos sinalam que os antepassados dos Yorubas podem haver vivido em este território desde a pré-história. 

Evidencias arqueológica indica que uma sociedade proto-Yoruba com alto nível tecnológicos e artísticos, se encontravam vivendo ao norte do Niger em no primeiro milênio de nossa era, tuverão conhecimento do ferro.

A teologia Ifá plantea que a criação da humanidade acontece na sagrada cidade de Ile-Ife, onde Oduduwa crio a terra firme do água. Muito tempo depois um número desconhecido migro para Ile Ifé. 

Em este ponto se combinaram os africanos, orientais e ocidentais. Algumas hipófises, baseadas na similitude das esculturas egípcias e as encontradas na cidade do estados de Ife, sinalam que os Yorubas podem descender dos Oduduwa provenientes do Egito, estes fundaram os primeiros reinos. Os Yorubas aúm se denominam assim mesmos "Os filhos de Oduduwa".


Estas cidades estado Yoruba formavam parte dos mais de 25 reinos, todos eles centralizados. De todos eles, ile Ifé, é reconhecido universalmente como o mais importante. Sua fundação se acredita que data do ano 850. Seu eterno rival, o reino de Oyo, ao noroeste de Ifé, se funda aproximadamente ate o 1350 DC. Os Oni (rei) de Ifé e o Alafin de Oyo ainda são considerados como os Reis Yoruba é se rende respeito como tal em Nigeria. Outros reinos importantes eran Itsekiri, Ondo e Owo no sudeste, Ekiti e Ijesha ao noroeste o Egbado, Shabe, Ketu, Ijebu, e Awori em o sudeste.

Os exploradores portugueses "descobrirem" as cidades Yoruba e seus reinos em o ciclo XV, pero cidades tales como Ifé e Benin, entre outras, estão no mesmo sitio por centos de anos antes que os europeus chegaram.

O reino de Oyo se fundo com a ajuda das armas portuguesas. A finais do ciclo 18, se produze uma guerra civil na que um dos bandos conseguem o apoio dos Fulani, quem no ano 1830 se faz com o controle de tudo o império Oyo. A invasão Fulani empurro a muitos Yoruba para o sul onde se fundarão os povos de Ibadan e Abeokuta. Em 1888, com ajuda de um mediador Britânico, Yorubas e Fulanis, fazem um acordo para que os primeiros recuperasem o controle sobre sua terra. Em 1901 Yorubaland e colonizada oficialmente pelo império Britânico, quem estabelece um sistema administrativo que mamtem grande parte da estrutura de governo Yoruba.

Durante todos estes anos Ifé manteve sua importância vital como uma cidade estado sagrada, cunha dos Yorubas e base de seu pensamento religioso. Recentemente os Yorubas não se considerarem assim mesmos como uma só nação. Mais bem se consideravam como cidadãos de Oyo, Benin, Yagba, entre outras cidades. Estas cidades consideravam a os habitantes de Lagos e Owo, por exemplo, como vizinhos estrangeiros. Os reinos Yorubas não só guerrearem contra os Dahometanos, também entre sim. O nome Yoruba foi aplicado a todas as pessoas relacionadas lingüística e culturalmente por seus vizinhos do norte, os Hausas.

As típicas Cidades Yoruba Antigas, eram centros urbanos com granjas em volta que se entendiam por duzentas de milhas o mais. Oyo e Benin furão fundadas por reis de Ifé e seus descendentes. Benin obteve seus conhecimentos e rituais diretamente de Ife, e o sistema religioso de adivinhação, Ifa se expande desde Ifé pelo território Yoruba, alcançando tudo o mundo. Um sistema de crenças Yoruba comum dominava a região desde o Níger, movimentou para o este até o Golfo de Guinea no sul.

Não foi por acedente que a cultura Yoruba se expandira do Atlântico até América. Caçadores de escravos europeus capturaram violentamente a milhões de africanos e os enviaram a sua sorte em barcos negreiros sobrecarregados até América. Guerras de escravização começadas desde o reino de Dahomey contra alguns dos reinos Yorubas, e similares guerras entre os mesmos Yorubas, fizeram a estes prisioneiros de guerra, escravos disponíveis para sua transportação até América. 

Escravos Yorubas fuiram enviados a colônias Inglesas, Francesas, Espanholas e Portuguesas em o novo mundo, em uma grande parte de estes lugares, as tradicionais Yorubas sobreviverem com grande força. Em Cuba, Brasil, Haití e Trinidad, os ritos religiosos Yorubas, crenças, músicas e mitos se encontram entronizados até nossos dias. Em Haití os Yorubas foram chamados Anagos. Atividades religiosas afrohaitianas deram um lugar de honore a os ritos e crenças Yorubas, seu panteão incluí numerosas deidades de origem Yoruba.

A escravatura em os Estados Unidos foi muito diferente a outras regiões colonizadas. O idioma e a cultura de estes cativos foram cruelmente eliminados, onde os africanos recebem geralmente a pena de morte por exercer suas praticas.

Em Cuba, ocorre um processo de sincretização da religião Yoruba com a Católica, dando lugar a um novo sistema, conhecido como Regra de Osha ou Santería, a qual se mantem com mais força é se estendem a América Latina, Estados Unidos e Europa. Este ressurgimento em popularidade e interes da adaptação de Yoruba e Ifá com o catolicismo, chegou a os Estados Unidos pelos Portorriquenhos em os 40's e os 50's (os quais anteriormente fuerão recebidos de Cuba) e logo em os 60's com o fluxo de refugiados cubanos.
Em Cuba, o panteão das deidades Yorubas a sobrevivido intacto, junto a um complexo de ritos, crenças, músicas, danças e mitos de origem Yoruba.
FONTE: http://regionbuzz.com/Africa/Benin/---02012013


Nenhum comentário:

Postar um comentário