CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

domingo, 12 de maio de 2013

A responsabilidade de ser pai ou mãe de santo.



Há pessoas que têm a ilusão que para ser pai ou mãe de santo basta ter um cargo, outros nem se valem de cargo e acham que basta fazer a obrigação do sétimo ano(quando se tornará uma ebame)para abrir um terreiro. Infelizmente o que mais se vê por aí são pessoas que tem sim o cargo e abrem um terreiro, porém não estão preparadas para exercer tão importante função,e acabam se perdendo e fazendo com que muitos também se percam. 

Quando você se torna uma Yalorixá ou babalorixá você passa a ser responsável pelos orixás e também pela vida dos seus filhos,pois a cada problema ou dúvida é na casa de santo que um filho procura resposta. Por desilusão com casas de santo mal administradas,muitas pessoas abandonam a religião e não querem nunca mais saber,pois a decepção faz com que desistam e sigam outro caminho. 

Não basta cuidar do orixá,é preciso cuidar também da pessoa,pois todo babalorixá e Yalorixá também precisa ser um pouco psicólogo para poder acolher e aconselhar os seus filhos.

Precisa aprender a lidar com os defeitos e qualidades de cada um,pois os filhos de santo precisam sim servir,mas é ao ORIXÁ. 

Conhecimento,postura,humildade e desprendimento,sem essas características não é possível chefiar um terreiro,seja ele de umbanda ou de candomblé,pois quando a vaidade chega o espiritual acaba dando lugar ao interesse,à ganância e é por esse motivo que tantas pessoas abandonam a religião,pois depois que ingressam na casa,percebem que toda aquela atenção,carinho e cuidado deixa de existir,o que causa grande decepção. 

Por desilusão com casas de santo mal administradas ,muitas pessoas abandonam a religião e não querem mais saber,pois a decepção faz com que desistam e sigam outro caminho. 

Costumo dizer que o orixá é puro,e nem todos estão preparados para lidar com essa pureza,muitos se valem de cargo,tempo de santo e conhecimento para humilhar e destratar as pessoas da casa.

Esquecem que também já foram iaôs,abiãs e também já precisaram de uma ajuda para tirar dúvidas e também para aprender e pagar as suas obrigações. 

É muito comum fazer o santo com uma pessoa,e dar obrigação com outra,pois há Yalorixás e babalorixás,que não sabem dar a assistência necessária para os seus filhos,e por não ter o conhecimento necessário”BRINCAM” com a cabeça do yaô,fazendo coisas erradas e prejudicando ao invés de ajudar. 

Existem muitos pais e mães de santo que parecem artistas,costumam deixar as pessoas esperando para falar com os mesmos por horas e nunca podem atender um filho,a menos que tenham algo a receber em troca.

 Procure sempre casas sérias,que realmente honrem a religião,porém não se humilhe para ninguém,respeite a hierarquia e as regras da casa,isso é primordial,mas não se esqueça que tratar bem e respeitar também é um dever.
FONTE:http://mysticaemisteriosa.blogspot.com.br/2013/01/a-responsabilidade-de-ser-pai-ou-mae-de.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário