CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

domingo, 6 de março de 2011

A lei contra o Candomblé em Piracicaba



A lei contra o Candomblé em Piracicaba

Enviado por luisnassif, qua, 17/11/2010 - 13:52

Por Sergio José Dias



É mais o discurso serrista incentivou ações como esta:



Intolerância religiosa: Lei Contra o Candomblé é Aprovada em Piracicaba



A Câmara Municipal de Piraciba/SP, por unanimidade, com o apoio dos vereadores dos seguintes partidos: PT, PDT, PP, PPS, PTB,PR, PMDB, PRB, PSDB, aprovou em 7/10, o PL 202/2010 do vereador Laércio Trevisan (PR).



Comentários em Piracicaba, informam que o referido PL. é parte de um MOVIMENTO chamado “ALIANÇA PARA A SUPREMACIA CRISTÔ, que tem por objetivo levar este projeto a outras cidades do Estado de São Paulo, depois, independente de quem seja eleito, encaminhar para a Câmara dos Deputados, através de deputados federais dos partidos envolvidos. Estes deputados, no momento, são mantidos no anonimato.



O referido pela aguarda sanção ou veto do Sr. Prefeito Municipal Barjas Negri, por favor mandem e-mail, telefonen para o prefeito/secretário de governo e demais autoridades solicitando o veto ao PL. tendo em vista que o referido PL. entre outras coisas, atenta contra a liberdade religiosa e fomenta o racismo.



- PREFEITO BARJAS NEGRI - Fone: (19) 3403-1040 E-mail: bnegri@piracicaba.sp.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



- VICE-PREFEITO SÉRGIO DIAS PACHECO – Fone: (19) 3403-1080viceprefeito@piracicaba.sp Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . gov.br / spacheco@piracicaba.sp.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



- CHEFE DE GABINETE ISAURA F. B. MAZZUTTI / Fone: (19) 3403-1050/imazzutti@piracicaba.sp.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



- SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GOVERNO JOSÉ ANTONIO DE GODOY / Fone: (19) 3403-1055jagodoy@piracicaba.sp.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



Quero ver quem vai proibir o mesmo nas sinagogas e mesquitas de Piracicaba.



http://pelenegra.blogspot.com/2010/11/intolerancia-religiosa-lei-contra-o.html



Por H. C. Paes



Não li o PL, mas acho que esta postagem vai com muita sede ao pote.



Por mais que perseguição religiosa seja deplorável, também não dá para pôr tudo nas costas do Serra. Preconceito contra as religiões sincréticas afro-brasileiras é coisa antiga. Em Brasília, vandalizaram, em 2008 se não me engano, uma bela coleção de estátuas de divindades do candomblé numa praça. E em 2009, a Carta Capital publicou uma reportagem sobre uma ofensiva evangélica em Salvador em que até vendedoras do "bolinho de Jesus" estavam tentando tirar clientela das baianas que vendem acarajé.



i. De quando é o PL? Essas coisas não tramitam instantaneamente. É de antes ou depois da época em que as trevas tomaram conta da campanha do Serra?



ii. O PT e o PDT apoiaram. Por quê?



iii. Este é o primeiro caso de lei municipal contra o candomblé no Brasil? É preciso contextualizar...



iv. Qual o teor do texto do PL? Se for alguma regulamentação de prática de candomblé em área pública ou terrenos baldios, é diferente de perseguição religiosa. Em qualquer lugar, católicos precisam pedir permissão para obstruir o trânsito com uma procissão. Como qualquer outra religião, o candomblé precisa ter espaço apropriado, terreiros particulares para prática.



Isto dito, duvido que seja alguma coisa inocente. O PR é agremia lideranças religiosas evangélicas há anos. Entre essas, algumas são intolerantes e retrógradas (mas não mais do que os carismáticos ou a Opus Dei, que fique claro; fundamentalismos se parecem, não importa a religião de base). É mais provável mesmo que o vereador esteja tentando subverter o estado laico surrepticiamente.



E não esperem coisa alguma de Barjas "Sanguessuga" Negri. Para começar, o PSDB local apoiou a lei. Por que o prefeito tucano vetaria algo que seu partido apoiou? Se essa lei for derrubada, terá de ser pela just

Nenhum comentário:

Postar um comentário