CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

segunda-feira, 14 de março de 2011

Candomblé de Caboclo


Candomblé de Caboclo é todo candomblé que além do culto aos Orixás, Voduns ou Nkisis, cultua também espíritos ameríndios chamados de entidades, catiços ou caboclos boiadeiros, gentileiros. Inicialmente na Bahia os Candomblés não tradicionais, eram na maioria caboclos, que é um misto de Keto, Jeje e Angola.


O caboclo exerce um papel fundamental no relacionamento da comunidade afro brasileira, pois fala o idioma português, "mesmo com erros grotescos", papel que os orixás só fazem no idioma africano, chamado Yoruba, assim conquistando a popularidade dos crentes, que não entendem ou fala a língua dos Orixás. São encarregados de trazer mensagens dos seus ancestrais, principalmente de entes queridos desencarnados há pouco tempo, aconselha os desesperados, indicando sempre um novo caminho, indica banhos de folhas sagrada e/ou pequenas oferendas para resoluções dos seus problemas. Nos candomblés de caboclo também se realizam os sacudimentos com folhas sagradas e passes espirituais que tem a função de limpar o individuo de radiações negativas. As cantigas podem ser cantadas acompanhadas pelas palmas ou pelos atabaques.


As oferendas de caboclo são fartas e variadas, constituída de uma grande variedade de frutas, legumes, raízes e até mesmo doces. Um elemento indispensável é a abóbora girimum, que são recheadas com fumo de rolo, milho branco e mel de abelha, oferenda de galos, peru, pavão ou qualquer tipo de passaro. A jurema é a bebida sagrada, considerada o néctar dos deuses e disputada não só pelas entidades, mas por todos os presentes.


Os caboclos não trabalham somente nos terreiros como alguns pensam.

Eles prestam serviços também ao Kardecismo, nas chamadas sessões de "mesa branca". No panorama espiritual rente à Terra predominam espíritos ociosos, atrasados, desordeiros, semelhantes aos nossos marginais encarnados. Estes ainda respeitam a força. Os índios, que são fortíssimos, mas de almas simples, generosas e serviçais, são utilizados pelos espíritos de luz para resguardarem a sua tarefa da agressão e da bagunça. São também utilizados pelos guias, nos casos de desobsessão pois, pegam o obsessor contumaz, impertinente e teimoso, "amarrando-o" em sua tremenda força magnética e levando-o para outra região.


Alguns exemplos de Caboclos e Caboclas:

Caboclo Sultão das Matas, Caboclo Eirú ou Erú, Caboclo Gentileiro, Caboclo Laje Grande, Caboclo Pedra Preta do saudoso Joãozinho da Goméia, Caboclo Boiadeiro que são espirítos de vaqueiros do interior do Brasil, Caboclo Oxossi, Caboclo Jaguatiraba, Caboclo Sete Serra, Caboclo Araribóia, Cabocla Jurema, Cabloca Iara e Cabloca Jussara.


Existem uma infinidade de Caboclos e Caboclas no Candomblé de Caboclo.


A saudação aos Caboclos é: Xetrú Marrombá xetrú, Xetruá.


Cantiga que afirma as suas origens


Sou brasileiro, sou brasileiro


Sou brasileiro, sou brasileiro


Sou brasileiro imperador


Eu nasci foi no Brasil


Ô brasileiro, o quer que sou?


Meu pai é brasileiro, minha mãe é brasileira


Meu pai é brasileiro, minha mãe é brasileira


Brasileiro o quer que eu sou?


Eu sou um brasileiro, brasileiro imperador


Eu sou um brasileiro, eu nasci foi no Brasil


Eu sou um brasileiro, brasileiro imperador


Caboclo Boiadeiro





Oferendas

Postado por Ogan Tosile de Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário