CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

segunda-feira, 21 de março de 2011

21 de março início do Outono



O Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno.


É caracterizado por queda na temperatura , (exceto nas regiões próximas ao equador) e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações.


O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral".


O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.


O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul em datas variadas de 19 de março a 21 de março e termina a 20 de junho.


DATAS COMEMORATIVAS - DIA 20 DE MARÇO 2010 - INÍCIO DO OUTONO



O outono, em 2010 terá início no dia 20 de março.


Durante todo o século XXI, o início do outono irá se alternar entre os dias 20 e 19 de março.


- Em 2028 teremos a primeira ocorrência em 19 de março. O início do outono retornará ao dia 21 de março somente no ano 2103!


O equinócio de outono para o hemisfério sul da Terra ( de primavera para o hemisfério norte ) ocorre quando da passagem do Sol pelo ponto Vernal ( ) ou ponto Gama. A data e o horário da passagem variam ligeiramente de ano para ano. O calendário gregoriano, utilizado em quase todos os países, está organizado de maneira a manter, aproximadamente nas mesmas datas, as ocorrências dos equinócios e solstícios. O equinócio de outono (primavera) geralmente acontece nos dias 19, 20 ou 21 de março.


Em 1991, pelo Tempo Legal do Distrito Federal (TDF), tivemos a última ocorrência do início do outono em 21 de março.


Durante todo o século XXI, o início do outono irá se alternar entre os dias 20 e 19 de março. Em 2028 teremos a primeira ocorrência em 19 de março. O início do outono retornará ao dia 21 de março somente no ano 2103!




Fig. 1 - O Equinócio de Outono: passagem do Sol pelo ponto Vernal.


Quando o Sol, em seu movimento aparente anual no céu, passa pelo ponto Vernal, ele cruza o Equador Celeste dirigindo-se do hemisfério celeste sul para o hemisfério celeste norte. Nessa ocasião ele se encontra localizado na constelação de Pisces (os Peixes).


Devido ao movimento de precessão dos equinócios, o ponto Vernal desloca-se lentamente pela Eclíptica, com a velocidade angular de 50,25" por ano, em sentido retrógrado, isto é, em sentido contrário ao movimento aparente anual do Sol. Para completar uma volta, pela Eclíptica, o ponto Vernal emprega 25.790 anos.


É muito comum encontrarmos a citação que estamos "entrando na Era de Aquário" - uma alusão à mudança de posição do ponto Vernal da constelação de Pisces para a de Aquarius. A afirmação não é correta. O ponto Vernal adentrará na constelação de Aquarius somente no ano 2597 e em Capricornus no ano 4312 !


A Terra e o Sol no dia do Equinócio


Quando ocorre um equinócio, a linha que une o centro da Terra ao centro do Sol, cruza o equador terrestre, ou seja, o Sol fica a pino ( no zênite, em termos astronômicos ) nos locais situados no equador ( latitude 0º ). A cidade de Macapá-AP, situada no equador, tem o Sol a pino nesse dia. Em outras palavras, no instante de um equinócio, o segmento de reta que une o centro da Terra ao centro do Sol é perpendicular ao eixo de rotação da Terra.






Fig. 2 - O Equinócio de Outono: a linha que une o centro da Terra ao centro do Sol, cruza o equador terrestre.


O Movimento Diurno do Sol no dia do Equinócio


No dia de equinócio o Sol nasce no ponto cardeal leste e seu ocaso se dá no ponto cardeal oeste. O dia tem a duração de 12 horas e a noite também (*). As figuras abaixo ilustram a trajetória diurna do Sol para a latitude de 0º ( equador terrestre ) e para as localidades situadas ao sul do equador, no dia de equinócio.




Fig. 3 - Trajetória diurna do Sol no Equador




Fig. 4 - Trajetória diurna do Sol em uma latitude




Nos locais de latitude , o plano da trajetória diurna do Sol forma um ângulo de 90º - , com o plano do horizonte. Assim, em São Paulo ( = 23º 32' S ) o plano da trajetória diurna do Sol formará um ângulo de 90º - 23º 32' = 66º 28' com o plano do horizonte. Em Porto Alegre ( = 30º 02' S ), o ângulo será de 59º 58'.


Na passagem meridiana, o Sol atinge a máxima altura sobre o horizonte. No locais situados no equador, ele passa pelo zênite ( altura igual a 90º ). Nos locais situados ao sul do equador e com latitude , a máxima altura do Sol será h = 90º - e o Sol passará ao norte do zênite.




* Não estão sendo considerados os efeitos da refração, da equação do tempo e, também, do movimento do Sol em ascensão reta e em declinação durante o intervalo de tempo entre a ocorrência do equinócio e o instante do nascer e do ocaso.




O Movimento Diurno do Sol nos pólos no dia do Equinócio de Outono


Nos pólos terrestres, como o Equador Celeste coincide com o horizonte, o Sol descreverá o próprio horizonte no sentido anti-horário para um observador em pé no pólo sul da Terra (Fig.5) e no sentido horário para um observador no pólo norte.




Fig. 5 - Trajetória diurna do Sol no pólo terrestre sul.






Fig. 6 - Sombra projetada por uma haste ao meio-dia.


Sombra projetada ao meio-dia na data do Equinócio


Uma haste vertical (Fig.6) de comprimento L, fincada no chão, projetará ao meio-dia, na data do equinócio, em um local de latitude , uma sombra, no solo, de comprimento S dado por:


S = L . tan


Esse é o comprimento mínimo da sombra da haste durante o dia. Nas localidades situadas no equador terrestre, na passagem meridiana do Sol (ao meio-dia) não há sombra, pelo fato do Sol encontrar-se a pino

Nenhum comentário:

Postar um comentário