Olófin u Olófin e a terceira manifestação de Olodumare, do Yoruba Olófin (dono do palácio).
Seu palácio e o céu e sua corte real, os Orixás, Olófin está em contacto indireto com os homes a través dos Orixás, e ele quem os dirige e supervisa seu labores.
Nada se pode conseguir sim sua mediação, vive retirada e poucas viceis baixa ao mundo como energia.
Olófin e o que reparte o ashé a cada Orixá (sua relação com as energias da natureza) e tem os secretos da criação.
Olófin permitiu baixar a Orula (Orunmila) a terra como profeta, pode utilizar a todos os Orixás, pero para prevenir a morte usa a Osun(Ozun).
Recebe-se em Ifá.
O que tenha assentado seu fundamento não poderá fazer nada sem antes atendê-lo.
Seu ashé e contato direto com os homes estão reservados a muitos poucos sacerdotes.
Patakin de Olófin:
Cuando o mundo só esteve habitado por os Orixás e os homes criados por Obatalá, estes viajavam do Céu ala Terra sim nenhum obstáculo.
Um dia um casal sove ao palácio de Olófin a pedir o ashé da procriação, depões de muito pensar o fazedor assentiu pero com a condição de que a criança não traspassara os limites de Layé, a Terra.
O matrimonio esteve de acordo.Meses depões nasceu a criança, o que foi crescendo baixo a vigilância dos Paes que toleravam todas suas maldades.
Um dia escondido caminho a campo travesso e chego ao espace de Orun, o Céu. Ai fez chacota e dos Orixás, fez todo tipo de travessuras, e falto com respeito a quem o reganhava.
Olófin que observava o que sucedia, tomo sua bengala é lanço com muita força que Orun quedo separado de Layé por a atmosfera que se estendeu entre os dos. Desde esse dia, os homes perderão a possibilidade de subir ao palácio do Criador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário