CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

sábado, 2 de agosto de 2014

Matéria Principal - Olubajé - O Banquete do Rei!






"O Olubajé é muito mais uma obrigação do que uma festa" 

Usando essa frase, podemos entender melhor o que é o Olubajé que quer dizer :a Olú : Aquele Que; Ba : Aceita; Je : Comer. Ou seja: Aquele que come

E ele tem origem em uma lenda que conta, que um dia houve uma festa no orún e todos os orixás foram convidados, todos dançaram, porém quando Omolu foi dançar, todos o ridicularizaram pois dançava apontado suas feridas e de maneira desengonçada, e vendo todos rirem dele, no final de sua dança, apontou para todos os orixás e sobre eles jogou uma praga e conforme os dias foram passando, todos ficaram doentes, a terra se tornou improdutiva, foi quando  os omo-orixás pediram para que os Orixás intercedesse junto a Omolu para que tudo voltasse ao normal e então os eles decidiram fazer um grande banquete em homenagem a Omolu, foi então que vendo-se agradado, retirou a praga e disse que a partir daquele momento, todos os anos deveria ser feito o Olubajé em sua homenagem e além disso que servisse como um ebó para todos os omo-orixás.
Esse é um ritual realmente muito importante, além do que é feito em sala, existe todo um preparo que antecede a festa, além de toda a culinária.

O Sabejé

O sabejé é o ato onde Oyá sai com o balaio de pipocas, e as pessoas vão colocando dinheiro em troca de um punhado de pipoca. 

Porém o sabejé é muito mais do que isso, ele significa a submissão e o sacrifício em nome do orixá, e nos dias de hoje muitas pessoas não sabem que antigamente os filhos de santo no mês de Agosto, saiam realmente as ruas para pedir dinheiro  para poder fazer o olubajé.

Os pratos do Olubajé
No Olubajé são servidas todas as comidas de santo, menos as de Xangô e são elas:
- Feijão Preto Cozido
- Axoxó
- A pipoca, a banana da terra frita, além da farofa de Omolu onde vão os seus axés.
- O feijão fradinho, feijão preto e milho de galinha cozidos com ovo cozido por cima.
- Mostarda refogada.
- Omolokun
O feijão fradinho, feijão preto e milho de galinha cozidos com ovo cozido por cima.
- Acaráobá
- Acarajé
- Ebô
- Eboyá
- Acaça 
- Aruá
Servidos na folha de mamona (Ewèlará: folha do mundo). 

Em seguida. 


Todos os presentes na cerimónia devem comer um pouco de cada uma das comidas, utilizando apenas as mãos para comer, e é também obrigatório que todos dancem ao som das músicas e cantigas que vão sendo entoadas em louvor do Orixá.

O Run

Omolu da minha querida irmã Liduina
Ewá (Egbomi Ana)

Nanã de Egbomi Mércia

Oxumare da Egbomi Edna

Oxumare da Egbomi Néia (Dia do seu Odú Ijè)

Gui de Ossãe

As fotos são do Olubajé na casa de meu pai, no Asé Obá Orú (Barra-Funda/São Paulo) e foi realizada no dia 01 de agosto de 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário