CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

domingo, 6 de abril de 2014

Abril o Mês de Oxossi ( Badô de Osoosi )





Dá-se nome de ABADO ao feijão fradinho torrado, alimento preferido do Orisá Oxosse e a comida de milho de galinha cozida e temperada com cebola, dendê e camarão seco e enrolada na folha da banana como se enrola o ekó e após fechada enfia-se uma fatia de coco no orifício superior do ekó ficando metade para dentro e metade para fora..

Segundo os antigos do Asé Ketu, Oxosse nas suas grandes Caçadas levava consigo dentro de um embornal (Bolsa de couro) grandes quantidades de ABADO, pois esse alimento supria-o longos dias dentro das grandes matas em busca de caças.

O abado também é apelidado pelos Ketus de “biscoito de Oxosse”, é dito ainda pelos antigos e constatado por várias casas que realmente o ato de oferecer ABADO a Oxosse propicia fartura,e resolução de grandes problemas.

No Ritual das Quartinhas de Oxosse (Vide apostila e CD Cantado das Quartinhas) não poderá faltar esse prato.

Modo de Preparo do ABADO:

Catar o feijão Fradinho, lavar e pôr de molho com 2 colheres cheias de sal, pôr uma frigideira no fogo, e ir torrando aos poucos os grãos até que fiquem bem pintadinhos de torrado.

É oferecido a Oxosse em Najés ou Alguidares, forre o chão onde serão postos essas vasilhas com muita folha de Jarrinha, São Gonçalinho e Espinho Cheiroso.

Obs: O Ritual de Abado pode se dar internamente com intentos particulares para propiciar vantagens em algo específico, como realizações de grandes negócios que implica altos ganhos ou ascenção profissional, política etc...

As cantigas que seguem abaixo são do Ritual do Abado, em que Oxosse sai com o Najé na cabeça para a sala. São em numero de 7 as cantigas, terminada as cantigas, Oxosse entra, e sai então para o Run (Vide CD  de Run de Oxosse).

Arrumando o cesto do Abado:

Folhas de Panacéia forrando o najé que estará o Abado, no meio um akasá, 1 Orobo por cima do Abado e 1 Ofá.

Sai ainda na cabeça de outro Oxosse um cesto forrado com folhas da Fortuna e dentro do cesto uma vasilha de asoso (axoxo) com 17 espigas de milho com a palha desfiada, no meio do asoso 1 Ofá, 1 Orobo e 1 bola do Boi.

Cantigas do Abado

Ori re un t’abado  (bis
Abado ori re Iya Sile
E un araso ori re un t’abado 

Ori re un t’abado  (bis)
Abado suman Iya Ode
 Ori re un t’abado

Fura nu abado
Lelekun lelekun akun

 Ori re un t’abado
Abado ori re Iya Silé
 Un araso
 Ori e bale

 Omoode laila
Omoode korajo
 Abado loko
 Koizo
 Omoode oluaye

 Omoode loni
Omoode oluaye

 Omoode ko sile
Arole ko ko Ifá
Omoode ko sile
Arole ko ko Ifá
Koia koia
Oluwaye
Arole ko ko Ifá
Ao final das cantigas do Abado faz-se a Reza de Oxosse para só então pôr o Orixá para dentro retornando depois para o Run.

Reza de Oxosse

Pa kó tòrí san gbo dídé, (aja in pa igbó)
Ode aróle o
Aróle o oni sa gbo olówo
Ode aróle o nkú lode



Nenhum comentário:

Postar um comentário