CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fevereiro o mês de Yemanjá ( Yemanjá na Ilha de Itaparica, Bahia )


                               Yemanjá na Ilha de Itaparica ,Bahia




 Uma cerimônia pública, do legado africano, impondo a todos a identidade religiosa de ‘povo do santo’. Uma das mais belas e criativas manifestações religiosas, em homenagem a Mãe Africana dos brasileiros, Yemanjá, se dá anualmente no dia 3 de Fevereiro, em Amoreiras, na Ilha de Itaparica.






A celebração é presidida pelo Babalorixá Lídio de Oxoguian, do Terreiro Ilê Ashé Babá Ominguian.


Os presentes são confeccionados pelos filhos de Pai Lídio e compõem as oferendas à Grande Senhora das Águas. Porrões, laços, bonecas ricamente vestidas, balaios enfeitados, leques, fitas e fitilhos, espelhos e imagens. Flores, muitas flores. As cores azul, branco, prata, amarelo, rosa e verde , imperam numa combinação que, além de artística, estimula a fé. Yemanjá também recebe doces, frutas, peixes, obis, acassás e canjica cozida.Um concreto exemplo de ‘comunidade’.





Segundo, Isabel Gouvêa, Mestre em artes visuais pela Escola de Belas Artes da UFBA, e formada em cinema pela USP, que fotografou oficialmente uma das homenagens: “São lindas figuras, que junto a família de santo, a cada ano, realizam com grande esforço, obstinação e contrição as festas públicas em parcerias com as comunidades locais.”



A FESTA

Um dia antes, os filhos da Casa, vestidos com elegância e tradição, levam em procissão duas vistosas bandeiras – uma branca e azul e a outra amarela e branca, representando Oxalá e Oxun, os Orixás de Pai Lídio, anunciando que o Terreiro está em festa. Já, quase em alto mar, as bandeiras são fincadas pelos Ogáns, no solo oceânico.




A procissão continua até a Igreja Matriz de Amoreiras, onde é realizado o XIRÊ DOS ORIXÁS.

No dia previsto, o Clube de Itaparica é o ponto de encontro de toda a comunidade e, de lá saem também em procissão, as homenagens para Yemanjá. Sob ‘queima de fogos’ um barco leva as oferendas para alto-mar. Até o retorno do barco, cantigas são entoadas para Yemanjá, pelos que ficaram na praia. “ É muito maravilhoso e emocionante”, diz Mãe Angélica de Oyá, filha de Santo de Pai Lídio.



A cerimônia é encerrada, novamente na praça da matriz, com cantigas para Oxalá. Neste momento os Orixás, se apresentam em seus filhos, numa demonstração de que todos estão satisfeitos com a Festa da Mãe de todas as cabeças – oris. Uma cerimônia pública, do legado africano, impondo a todos a identidade religiosa de ‘povo do santo’.




Nenhum comentário:

Postar um comentário