CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fevereiro o mês de Yemanjá ( Iemanjá )



Iemanjá a Rainha do Mar!


Sereia Sagrada!


Senhora dos Oceanos!


Linda e encantadora!.



Mãe de todos os Orixás.

É ela que proporciona a boa pesca nos mares, regendo os seres aquáticos, provendo o alimento vindo de seu reino. Iemanjá é quem controla as marés.


Protege a vida marinha.


Regente absoluta dos lares, protetora da família.


Iemanjá pode ser invocada para ajudar durante o parto, pois é a Deusa da fertilidade, ela ama as crianças.


Protetora dos bebês e das gestantes, ela é a eterna mãe.


Iemanjá é a Padroeira dos amores, é muito solicitada em casos de paixões conflituosas, tudo pode ser conseguido caso ela consinta.


Iemanjá exerce fascínio nos homens, com sua beleza imcomparável, seus longos cabelos, feições delicadas, corpo escultural e muito vaidosa.


Iemanjá possui vários nomes: Sereia do Mar, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Inaé, Mucunã, Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá e Dona Iemanjá, dependendo de cada região.



A Iemanjá Brasileira é resultado da miscigenação de elementos europeus, ameríndios e africanos. Respeitada e venerada por pescadores. Iemanjá conquistou o coração dos brasileiros. Odoyá!




A Lenda Africana

Yemojá "Iemanjá" era filha de Olokum o Deus do mar. Em Ifé, tornou-se a esposa de Olofin-Oduduá, com quem teve dez filhos, todos Orixás. Cansada de morar em Ifé, Yemojá fugiu na direção do entardecer da terra, como os Yorubás chamavam o oeste. Chegando a Abeokutá, Yemojá conheceu o Rei Okerê, e logo se apaixonaram. Okerê encantado com a sua beleza, propôs-lhe casamento. Yemojá aceitou com uma condição, que ele jamais ridicularizasse o tamanho de seus seios. Mas um dia, Okerê embriagou-se, e começou a gracejar sobre os enormes seios da esposa, ofendida Yemojá fugiu. Okerê colocou seus guerreiros para capturá-la. Desde menina trazia consigo uma garrafa com uma poção que o pai lhe dera com a recomendação, que só abrisse em caso de perigo. Mas Yemojá tropeçou, a garrafa quebrou e sua poção transformou-se em um rio de águas tumultuadas que a levaram em direção ao oceano. Okerê tentou impedir a fuga de sua mulher, e transformou-se numa colina para barrar o curso das águas. Yemojá vendo bloqueado seu caminho, pediu ajuda ao seu filho Xangô, que lançou um raio sobre a colina, que se abriu no meio, dando passagem ao rio. Yemojá foi para o mar e nunca mais voltou para a terra. Ainda existe na Nigéria uma colina dividida em duas, de nome Okerê, que dá passagem ao rio Ogun, que corre para o oceano.





Qualidades de Iemanjá


Yemojá também é chamada de: Iemowo, Iamassê, Iewa, Olossa, Ogunté assabá, Assessu, Sobá, Tuman, Ataramogba, Masemale, Awoió, Kayala, Marabô, Inaiê, Aynu, Susure, Iyaku, Acurá, Maialeuó e Conlá.


Rio Ogun na Nigéria, que transportou Yemojá para o mar.


Os Orixás são filhos de Yemojá.


Yemojá é considerada a mãe de todos os Orixás.





Origem: Nigéria.

Cores: branco, prata, azul-celeste, verde-água (no candomblé) e azul e branco na umbanda.

Ervas: colônia, pata de vaca, embaúba, abebê, jarrinha, rama de leite, aguapé, lágrima de Nossa Senhora, araçá da praia, flor de laranjeira, guabiroba, jasmim, jequitibá rosa, malva branca, marianinha, trapoeraba azul, musgo marinho, rosa branca e folha de leite.

Símbolos: âncora, cavalo marinho e peixes.

Pontos da Natureza: Mar.

Flores: rosas brancas, palmas brancas, palmas azuis, angélicas, orquídeas e crisântemos brancos.

Essências: jasmim e alfazema.

Pedras: pérola, água marinha, lápis-lazúli, calcedônia, turquesa.

Colar: Contas de vidro transparente.

Metal: prata.

Planeta: lua.

Dia da Semana: sábado.

Elemento: água.

Saudação: Odô iyá e Odô Fiaba.

Bebidas: água mineral e champagne.

Comidas: peixe, camarão, canjica, arroz, manjar e mamão.

Numero: 04.

Data Comemorativa: 02 de fevereiro, 08 de dezembro e 31 de dezembro.



Atributos

Os atributos (ferramentas) de Iemanjá são elaborados em prata, aço, latão ou chumbo, e são os seguintes: sol (oru), lua cheia (ochú), âncora (dakoduro), um Salva-Vidas (yika), uma canoa (okokeré), ou um barco (oko), sete ramos (alami), sete aros de prata (bopa), uma chave (chileku), e uma estrela (irawo).



Oferendas a Iemanjá



Oferenda 01

07 velas brancas

07 velas azuis

07 rosas brancas

07 fitas azuis (01 metro)

07 fitas brancas (01 metro)

01 manjar branco

01 chanpagne

01 bilhete com 03 pedidos

Local de entrega: na areia da praia



Oferenda 02

01 garrafa de chanpagne ou espumante

01 vela azul

01 rosa branca

Local de entrega: areia da praia



Oferenda 03

Rosas brancas

Palmas brancas ou azuis

Perfumes

Pentes

Espelhos

Joias ou bijuterias prateadas

Local de entrega: no mar



Oferenda 04

Arroz cozido na água, sem açucar e depois de pronto acrescentar mel

Água mineral

01 vela branca

01 vela azul

01 rosa branca

Local de entrega: pode ser em casa




Arquétipo de Iemanjá

Os filhos de Iemanjá são fortes, rigorosos, algumas vezes impetuosos e arrogantes, mudam de humor constantemente, são capazes de perdoar uma ofensa, mas não de esquecê-la.

São sérios, maternais e preocupados com os outros. São pessoas amorosas, inteligentes, disponíveis, trabalhadoras, sensitivas e corajosas.

O lado psicológico dos filhos de Iemanjá, são imponentes, calmos e cheios de dignidade, e dotados de irresistível fascínio. As filhas de Iemanjá são boas donas de casa, educadoras e generosas, não perdoam facilmente quando ofendidas, são possessivas e muito ciumentas.

Gostam do luxo, das roupas azuis e vistosas e de jóias caras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário