CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

As baleias viraram pedra em Cachoeira ?





Há muitos mitos e lendas espalhadas pelas ruas estreitas e esquinas da cidade de Cachoeira.


Tem quem diga que não acredita e só conta porque acha engraçado.


Outros nem contam e nem acreditam.

Eu não sou muito de acreditar em lendas, mas queria saber o que o povo de Cachoeira andava contando por ai.


Num certo dia, meio que sem querer, um amigo meu me contou que uma amiga dele ouviu de outro amigo, que não se lembrava de quem ouviu, mas enfim, ele me contou a história da Pedra da Baleia.

No início, confesso que acreditei, mas depois... Vixiii! Isso não. Lógico que não passava de uma lenda e não pode ser verdade. Ou é? Ahh, eu vou contar direitinho como ele me contou. Mas antes de mais nada, vou situá-los onde está localizada a Pedra da Baleia. Ela fica quase no finalzinho das cidades de Cachoeira e São Félix, no meio do rio Paraguaçu.


FAROL DA PEDRA DA BALEIA
CACHOEIRA.



Lá pelos anos de mil e oitocentos e alguma coisa, que não vem ao caso agora, os navios podiam navegar pelo rio. Foi nessa época que as baleias vieram também conhecer o Paraguaçu. Certo dia, alguns curiosos de plantão avistaram, de Cachoeira, duas baleias encalhadas no meio do rio. Não era algo comum, mas também não era inédito. Os curiosos não conseguiram desencalhá-las sozinhos, foram buscar ajuda. Pouco tempo depois, voltaram com vários voluntários para salvar as baleias.

Mas cadê as baleias? ? Essa era a pergunta feita por todos ao se depararem com a pedra no lugar que estava as baleias. Depois de todo espanto e perguntas e mais perguntas sem respostas, chegaram a conclusão de que as baleias tinham virado pedra.

Então, essa foi a história que ouvi de meu amigo, contador de casos que ouve por ai. Isso explicaria o nome Pedra da Baleia. Mas não vá se espantar se ouvir outra história parecida. É que eu me esqueci de dizer que cada contador de lendas de Cachoeira conta de seu jeito, mas o final sempre é o mesmo.





Um comentário:

  1. Oi Alê, estou vindo aqui para dizer que o blog está maravilhoso, super bem visitado, bonito e muito chique. rsrsrsrs, to sempre vindo aqui visitar e ler seus artigos. Parabéns viu! Um grande beijo. Sua Mestre em Reiki Gisele. http://filosofia-esoterica.blogspot.com, http://consciencia-estelar.blogspot.com

    ResponderExcluir