CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quinta-feira, 15 de maio de 2014

YEYE OKE



YEYE OKE 


               Oxun jovem guerreira, muito ligada a Oxóssi, carrega ofa e erukere.


Oxum Okê, ou Lokê que em yorubá significa ” Oxum da Montanha”.

   Oxum Okê é filha do Rei Okê e Yemanjá, caçadora e astuta, essa qualidade está ligada as matas densas e geladas e aos animais peçonhentos. 

É companheira de Odé em suas caçadas noturnas, porém mora sozinha e é a Oxum que está mais próxima de Yámin. 

Tem fundamento com Odé, Oxaguiã e Orixá Okê.

 Mora nas fontes que brotam do alto da montanha e o que diferencia das outras qualidades é que não tem aversão ao vermelho, pois é dona da lama avermelhada que escorre dos montes.

Yeyè Okê e Odé

    Oxum Okê morava com Odé e o ensinou a caça noturna, esse é um fato que diverge de itã para itã, algumas dizem que foi Ogun, outras que foi Okê, contudo não encontrei nenhuma lenda que cite Ogum como caçador noturno, ou seja, acredito que tenha sido Oxum Okê que tenha ensinado Odé a caçar a noite. Okê e Odé viviam muito bem, porém durante uma das reuniões dos orixás masculino, Olorun instituiu que existiriam alguns dias durante o ano que todo tipo de luta e caça seria proibida, mas Odé que tinha o espirito de provedor, não respeitou essa ordem, e assim foi castigado a ser banido, contudo o amor de Oxum Okê era tão grande que intercedeu junto a Orumilá, que a orientou a procurar Yámin. Chegando a arvore das feiticeiras, Oxum com elas firmou um acordo, que se Odé voltasse a ser rei de sua aldeia, ela moraria e serviria a Yámin e assim foi as Yás fizeram com que Odé voltasse a ser rei e Oxum Okê foi morar no alto da montanha ao lado das Yás. Assim Oxum Okê abdicou de seu amor para salvar Odé.

Roupa e Aparamenta

    Oxum Okê usa amarelo e branco, podemos também usar o azul claro. Sua saia pode-se estampada e o forro azul claro. Carrega um Ofá Dourado nas costas, uma capanga de couro e uma abebé. No seu adè (coroa), podemos usar a cor ouro envelhecido, azul claro e verde musgo.

Comida

    Como omolokun feito no dendê e enfeitado com 5 ovos cozidos e axoxó.

Seus filhos

     Seus filhos são pessoas de personalidade forte e extremamente exigentes. São dedicados e pesquisadores natos. 

Assim como a mãe adoram a noite, contudo gostam do seu espaço e de sua privacidade. 

Quando importunados são agressivos e defendem seus objetivos com garra, contudo tem dificuldade em reconhecer o próprio erro. 

Fascinados pelo ocultismo e geralmente tem um “sexto sentido” aflorado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário