CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quinta-feira, 15 de maio de 2014

OS AJOGUN - As forças inimigas dos seres humanos



Na natureza existem varias manifestações de forças que são avessas ao homem, um exemplo é a força de ÀJÈ, a mesma se personifica na forma de pássaros, ELEYE, que numa imprecisa tradução cultural do ocidente, é identificada e comparada com as "bruxas".

 Nessa manifestação destrutiva, negativa ÀJÈ também é compreendida como uma energia agressiva que faz parte do complexo de forças chamadas AJOGUN, forças inimigas dos seres humanos. 

Tais forças são consideradas como ocorrências, manifestações ou eventos, que na realidade são compreendia, através de Ifá, como opositoras que incapacitam os progressos na vida das pessoas, são elas:

ÀJÈ - (a deterioração, a destruição de tudo, a compulsão, a ira) – (uma fonte geradora de forças negativas e positivas).

IKU - (a morte que gera o definhamento, o fim, a inércia, a extinção), 

ARUN - (a doença que gera o desanimo, a infertilidade, a loucura), 

OFÓ - (o prejuízo que gera as perdas financeiras, dificuldade de ganhos, a miséria), 

ADIFÉ - (a má sorte no amor, incapacidade de felicidade conjugal), 

IJA - (a briga, o atrito, a agressão) 

ÈJÒ - (a confusão, a briga, o tumulto, a disputa, o litigio, o desentendimento) 

ÈGBAN - (a paralisia, a estagnação, a preguiça), 

ORAN - (os acidentes e incidentes, a desgraça, o impacto), 

IBI - (a opressão, o mal estar, a negatividade, o peso, a desgraça), 

EPÊ - (maldições / pragas) - Considerada feitiçaria. 

EKE - (a mentira, a fofoca) - Consideradas feitiçarias. 

OJUBURU - (a inveja, o olho grande, o despeito) – Consideradas feitiçarias.

IKA - (a perversidade, a maldade, a crueldade, a vingança), 

IDINA - (o impedimento, o bloqueio, o empecilho, a dificuldade, a dureza, o caminho fechado), 

ILOTA – (a derrota, a inimizade, a aversão, a traição), 


No conceito de Ifá, todas essas coisas parte da realidade do mundo sobrenatural para formar uma idéia geral no mundo material, onde nada pode ficar parado, e quando pára morre, desaparece. 

Então, ÈSÚ como o dono do Àshè (ELEGBARA ou ALÀSHÈ), aquele que fecha o caminho do mal e abre o caminho do bem, através da sua força de ação sobrenatural, a mesma que movimenta e impulsiona tudo ao reequilíbrio ou desequilíbrio, gerando forças de oposição e instituição, o mesmo através de ÒRÌ, dá aos seres humanos o poder de fazer as boas escolhas, de criar e estabelecer qualquer coisa, seja para o bem ou mal. 

Assim, Eshù é o poder de movimento e desordem ativa, com a Divina função de provocar a necessidade de reequilíbrio, reposição, renovação em todos os sistemas.

 É por isso que ELÀ (Òrúnmìlà), é a força reorganizadora, que deve ser chamada para entrar em ação na vida do homem, na finalidade de reorganizar o seu mundo individual. 

Portanto, o homem está sempre passivo aos tormentos dessas manifestações turbulentas. 

Então, é somente através do Oráculo Ifá que se torna possível obter os subsídios necessários para amenizar e até eliminar tais manifestação no decorrer de toda uma vida. 

Pois sem consultar o Oráculo e sem executar os sacrifícios prescritos, afim de gerar as devidas transformações, o homem fica a mercê do acaso, à mercê de sua própria sorte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário