CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quinta-feira, 15 de maio de 2014

ÒSUN AJAGURA



ÒSUN AJAGURA 

                    ou Ajajira, outra òsun guerreira que leva espada, jovem, tem ligação com Yemanjá e Xangô.


OXUM AJAGURA.

Rainha do candomblé 

Para este caminho a dona do ekodidé e ( OXUM AJAGURÁ ) 
Senhóra do ekodidé ..

Como surgiu o Ekodidé.

Uma sacerdotisa de nome Omo Oxum ajagurá ,servia à Orinxala,e estava encarregada de zelar por seus paramentos,e particularmente por sua coroa.

Alguns dias antes do festival anual,umas seguidoras de Orinxala,invejosas da posição de Omo Oxum,decidiram roubar a coroa e jogá-la nas águas de um rio que corria próximo aopalácio.

Quando Omo Oxum descobriu o furto,ficou desesperada.Uma menina que ela
criava aconselhou-a à comprar no dia seguinte de manhã,o primeiro peixe que encontrasse no mercado.  

No dia seguinte Omo Oxum não conseguiu encontrar nenhum peixe,e foi somente na sua volta que ela encontrou um rapaz que trazia na cabeça um grande peixe,perguntou ao rapaz se ele o vendia? Prontamente ele à atendeu.

Ao chegar em casa Omo Oxum fez de tudo para abrir o peixe sem conseguir,foi então que ela apanhou um "kamkubu"(faca feita da espinha dorsal de um peixe,afiadíssima como uma navalha)e conseguiu abrir a barriga do peixe ,na qual em seu interior luzia a coroa de Oxala.

Chegando o dia da grande cerimônia,as invejosas sabendo que Omo Oxum havia miraculosamente encontrado a coroa,decidiram recorrer à trabalhos
de feitiçaria para desprestigiar Omo Oxum,frente à Orinxala. Elas colocaram um preparado na cadeira em que Omo Oxum se sentava,situada ao lado do trono de Orinxala.Todos estavam reunidos de pé,esperando à chegada do grande Oba,que chegou e sentou-se e fez sentar à todos os presentes,em seguida pediu à Omo Oxum que lhe desse seus paramentos.Ela tentou levantar mas não conseguiu,tentou várias vêzes até conseguir.

Enfim,conseguiu levantar,mas o preço do grande esforço foi ter as partes baixas do seu corpo desgarradas e presas à cadeira.Ela começou à sangrar copiosamente manchando tudo de vermelho.Orinxala,cujo o tabu é o
vermelho,levantou-se inquieto.Omo Oxum,envergonhada fugiu.

Segue-se uma grande odisséia,onde Omo Oxum foi bater na porta de todos os Orixas e nenhum deles quis recebê-la.

Enfim,ela foi implorar ajuda à Oxum,que à recebeu afetuosamente,transformando o corrimento de sangue em penas de Ekodidé,que iam caindo dentro de uma cabaça,colocada ali justamente para receber as penas.

Diante desse mistério:a transformação do corrimento de sangue em penas de Ekodidé, todos clamaramaos  os tambores à rufar e correr de todas as partes para assistir ao acontecimento.

festa se organizou todas as noites.
Oxum abria as portas para receber os visitantes,que entrando apanhavam um Ekodidé e colocavam na cuia ao lado dos kauris (búzios).

Todos os Orixas vieram tomar parte do acontecimento.Finalmente,aguçado pela curiosidade,o ,próprio Orinxala foi atraído pelas festividades.Apresentou-se na casa de Oxum e como todos os outros,saudou-a,fazendo
dobale,apanhou um Ekodidé e o prendeu em seus cabelos.

Assim, mesmo Orinxala,um Orixa funfun (branco),faz dobale em respeito e submissão ao poder feminino.

Ve-se neste itan que o Ekodidé está ligado ao poder feminino.

Portanto,ligado a Iyami Oshoronga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário