CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Iyami-Osoronga



- Poder Divino, que vive entre o Céu e a Terra no espaço, que é chamado orita meta aragbansala. 

Iyami Òsòròngà - Mãe de bruxas, pássaros ou administradora de eleye (classe de espíritos). 

Olodumare (criador) deu à essas forças esses poderes do mundo que controlam a natureza. 

Quando estas forças chegaram à Terra, elas se estabeleceram na encruzilhada - orita meta ona-ara. 

Elas também se estabeleceram em árvores Iroko. 

(A partir de madeira Iroko (Cholorphora excelsa), é que é fabricado o Opon e outras ferramentas de rituais utilizados nos rituais de Ifá). 

O poder feminino presente dentro do culto a Ifá. Se as ferramentas rituais utilizadas dentro do culto a Ifá são fabricadas com madeira de Iroko (árvore de culto ancestral feminino), porque nós mulheres seríamos impedidas de manipulá-los? 

São elementos nossos que possibilitam o culto a Ifá e é o poder feminino que controla todos os movimentos de energia da natureza. 

É preciso entendermos que o equilíbrio de energia é sim fundamental para qualquer movimentação de energia... mas é preciso também entendermos que vários cultos sobrevivem sem a presença do masculino... mas que todos os cultos, sejam femininos ou masculinos, precisam da presença da energia feminina para que aconteça, para que tenha resultado, para que seja movimentado. 


E como é a nossa energia que é utilizada, não estamos impedidas de participar de qualquer culto... podemos ser impedidas de participar de sociedades criadas pelos homens para homens... mas nossa energia lá estará sempre presente. 

E nossa presença também... mesmo escondida... mesmo ofuscada, mesmo menosprezada... mas o fato é que estaremos necessariamente presentes. 

Sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário