CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

YEWÁ - EWÁ



Yewá ou Yegguá e uma Orisha que representa a solidão, a contenção dos sentimentos, a castidade feminina, a virgindade a esterilidade. E a dona da sepultura, mora dentre os túmulos e mortos, vive dentro do féretro que está no sepulcro.

Yewá e a Orisha dona do cemitério e amplamente ligada a morte. Seu culto procede de Dahomey e viveu em Egwadó. Habita no cemitério, encarregada de levar os eguns a Oyá e a que baila encima dos túmulos ou covas.

Seu nome provem do Yorùbá Yèwá (Yeyé: mãe- Awá: nossa). 

Adorada principalmente nas casas de Matanzas e Santiago de Cuba, onde se entrega como Orisha tutelar e seus filhos gozam de grande prestigio como adivinhos e matem na mais rígida austeridade Diante de seu assentamento não se pôde ficar nu ou trocar de roupas, ter amores ou disputas, obrar com violência ou rudeza e não levantar a voz. Tem uma otá de cor preferentemente escuro que se pega no bosque ou do cemitério e 9 pedras rosas ou rosadas.

Seu número e 11 e seus múltiplos. Sua cor rosa. Se saúda ¡Maferefún Yewa!.

Familia de Yewá.

Filha de Obatalá e Oduduwa, irmã de Oyá e Obbá, companheira de Babalu Ayé, porem sempre se manteve pura e casta.
Diloggún em Yewá.
No diloggún fala por Irosso (4), Okana (1) Osá (9) e Merinla (14)

Oferendas a Yewá.
Se oferenda pescado com muito tomate, gofio com pescado e bolas de amendoim. Inmolan-se cabritas virgem e pequenas, galinha de angola e pombos. Os animais que se le inmolan deven ser jovens, fêmeas e virgens. Seus Ewe são os mesmo de Oyá.

Caracteristicas dos omo Yewá
As mulheres são dominantes severas e exigentes. Muito moralistas por demais e aborrecem as relações carnais, que estejam mais ala de suas possibilidades práticas.

Patakin de Yewá.
Yewá vivia isolada no castelo de seu pai Oddua, quem a adorava por ser muito linda e virtuosa. Quando Shangó escuto das qualidades de Yewá, as quais eram sua virgindade e frigidez, aposto que poderia seduzir. Ela arrumava as flores do jardim de Oddua. Um día estando na janela, viu a Shangó, do qual se enamorou perdidamente. Quando Oddua se enterou montou em cólera e Yewá rogou que mandasse para um lugar onde não possa ser vista por nenhum homem. Assim foi como Oddua a fez rainha dos mortos e desde esse momento ela vive com os mortos, entregando os cadáveres a Oyá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário