CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

ORULA - ORUMILA



Orula ou Orumila é a Deidade da adivinhacão, o dono do Oráculo Supremo. É um grande benfeitor da humanidade e seu principal conselheiro. Ele revela o futuro através dos segredos de IFA. É assim conhecido como um grande curador, quem ignora seus conselhos pode sofrer as consequências produzidas por Exú.

Orula representa a sabedoria, inteligência, espertesa e astúcia que sobrepõe o mal. Quando Olodumare criou o Universo, Orula estava lá como testemunha. É por isso que ele conhece o destino de tudo o que existe. É por isso que, se chama à ele eleri-ipin ibikeji Olodumare (Testimunha de toda a criação é intermediario entre Olofin é os Orishas por mandato de Olodumare).

"Orula elerí ipín
Iré keji Olodumare Onatumo agbedebeyo
Alapa siyan iwi Oduduwa
Aché ishe miní, Orula somo somo
Orula Iboru, Orula Iboyá, Orula Ibosheshé"
Orula é o primero profeta da religião Yorùbá, enviado por Olodumare a fiscalizar os nascimentos, os desígnos do progresso dos seres humanos e todas as outras espécies. Adivinho e dono dos Oráculos por excelência, intérprete de Ifá. Esteve na terra como profeta com os 16 ancestros celestiais (os Meyi de IFA), entre os anos 2000 e 4000 a.c.

Seu culto provem de Ilé Ifé e como também o seu nome Yorùbá Òrúmìlà ("Só o céu conhece quem se salvará").

Personifica a sabedoria e a possibilidade de influir sobre o destino, assim o menos adverso possível. Quem não acata os conselhos de Orula, sejam homens ou Orishas, podem ser vítimas dos Osogbos enviados por Exú. Inseparável de Shangó quem lhe proporcionou com permissão de Olofín o don da adivinhação é de Exú, Família de Orula.

Exú é seu fiel alhado. Orula forma uma importante trindade (divindade) com Olofin e Oddúa (Oduduwa). Só aqueles elegidos por ele podem entrar no seu culto através de um ritual a "mão de Orula" (Awo Fa Kan) para os homens e Iko Fá Fun, para as mulheres, passam à ser consideras esposas de Orula e receben o nome de Apetebí, sendo esta consagração a mais importante que uma mulher recebe no culto de Orula. Os homens podem chegar dependendo do seu Odú de Ifá a serem sacerdotes, cujo o cargo chama-se: Babalawo.

Orula tem o conhecimento das coisas secretas do ser humano e da natureza, bem como o conhecimento acumulado sobre a historia da humanidade. No plano humano representa as espiritualidades de todos os Awó ni Orula falecidos. Hé a Deidade detentor e intérprete dos Odus do Oráculo de Ifá. Não se assenta na cabeça e só se comunica através de seu Oráculo. Goza do privilegio de conhecer o principio e origem de todas as coisas, incluindo os Oshas e Orishas. Permite que o homem conheça o seu futuro e influa sobre ele. Está muito relacionado com Exú e Ozun.

Orula está presente no momento em que o espirito que irá encarnar no indivíduo por isto sabe do seu destino. Representa a segurança, o apoio e conselho diante da incertesa da vida. Com sua ajuda tudo é possível. Seus sacerdotes poderiam ser mais organizados, os mais místicos e mais sábios. Exú é seu ajudante. O sacerdócio no culto à Orula é exclusivamente , somente homens são Babalawos, e estes não incorporam.
As mulheres podem chegar até a consagração de Iko fa fún Orula, tem o privilegio de ser escutadas com mais acierto que os homens; as mulheres que são Apetebí Ayafá são as verdadeiras donas do fundamento de Ifá do sacerdote ao qual asistem.

Suas cores são verde e amarelo. No sincretismo se compara com São Francisco de Assís (4 de Octubro). Se saúda¡Orula Iboru, Orula Iboyá, Orula Ibosheshe!
Fala em o diloggún por Irozo (4), Obbara (6), Metanlá (13), Merinla (14), Marunlá (15) e Merindiloggún (16).
Características dos Omo Orula.
Pessoas tranquilas, sabias, desprendidas e generosas. Guías espirituales por excelência, com um especial intuição. O seu carácter é espiritual e pacifico, tendem a buscar e sossego e crescimento interior.

Patakin de Orula.
Quando Obbatalá decidiu criar o primeiro homem, Olofin convocou a todos os Orishas para que estivissem presentes na cerimônia de dar-lhe o sopro vital. Todos se curvaram e inclinaram a cabeça naquele sagrado momento, só Orumila, ao qual Olofin tinha como ajudante por sua reputação e seriedade é sabedoría, pode ver como Olofin punha o Eledá no Orí.

Terminada a ceremônia celebravam o acontecimento, então Olofin determino: “Só Orunla foi testemunha da ação que hé realizado, por isso quando o homem queira conhecer seu Eledá, ele será o encarrregado de comunicá-lo.”
Para atender Orumila se deve fazer com cada lua nova, se unta com manteiga de corojo(dendê) na mão esquerda e mel na direita, esfrega-se as mãos e se passa as mão em Orula (a os ikines o semeentes de dois em dois). Deve asccender 2 velas.

E faz-se as rogações, e jogam o bafo do seu hálito.Se pede firmeza e que sua mente tenha sabedoria para tomar os caminhos corretos.
Se oferecem flores finas, frutas frescas, doces finos, amendoim, inhame, milho, coco, todos em números pares. Para atende-lo hé necessário antes tomar banho para estar limpo (preferentemente com folhas frescas ou umiero)



Nenhum comentário:

Postar um comentário