CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

AGGAYÚ SOLÁ



Aggayú Solá: E um Orisha é representa em a natureza o vulcão, o magma, o interior da terra. Representa ademais as forças e energias imensas da natureza, a força de um terremoto, as de um ras de mar, a lava dos vulcanez circulando intensamente no subsolo ascendendo para a superfície, a força que faz girar o universo e a terra em ele. E a bengala “ou seja” o apoio da Osha e particularmente de Obbatalá. Vive na corrente do río. Em o humano se representa como barqueiro no río.

Aggayú Solá e ademais o Orisha dos desertos, da terra seca e dos ríos enfurecidos. E o gigante da Osha, Orisha do fogo, de caráter belicoso e colérico. E o báculo de Obbatalá. Confundido em alguns casos com Aganjú o 6° Alafín de Òyó. Seu culto provem da terra Arará e Fon.

Seu nome provem do Yorùbá Aginjù Solá (Aginjù: desierto - So:voz - Àlá: Cubrir), literalmente "O que cobre o deserto com sua voz". E um Orisha Tutelar porem em algumas ramas não se coloca na cabeza directamente, repito em algumas casas Lukumís, se faz Shangó com Oro para Aggayú, em outras casas faz Oshún com Oro para Aggayú. Mais se faz direto na cabeça como Orisha tutelar ou Angel da guarda em algumas casas de origem Arará.(Tudo depende do conhecimento da casa religiosa)

Sim se assenta na cabeça, sua Otá principal e de forma piramidal e deve permanecer atada debaixo do río por período de 9 días e suas ferramenta enterradas na vera do rio por 9 dias(esto e uma das cerimônias preliminares de aggayu).

Seu número e o 9 e seus múltiplos. Seu cor e vermelho escuro e branco, marrom ou vinho ou os 9 cores exceto o negro. Se saúda ¡Aggayú Solá Kinigua oggé ibbá eloní !

Familia de Aggayu Solá.
Filho de Oroiña, e considerado por alguns como o pai de Shangó e Orungán. Amante de Oshanlá e Yembó (Caminhos de Obbatalá).

Diloggún em Aggayu Solá.

No diloggún fala por Osá Meyi (9-9).
Oferendas a Aggayú Solá.
Oferenda-se frutas de todo tipo, berinjelas, palanquetas de milho torrado, melado de cana, alpiste e galletas(biscoito salgado) com manteiga de dendê(epó). Inmolan-se cabritos, galo, galinha de angola, tartaruga e pombos. Seus Ewe são Caruru roxo, tostão, moco de pavo, varía, platanillo de Cuba, zarzaparrilla, parajaio, álamo, jobo, curujey e papola.

Coroar Aggayú Solá. Kari-Osha.
Para coroar este Osha deve receber antes a os Orishas Guerreiros. Logo durante a coroação deve receber os seguintes Oshas e Orishas.
Eleguá, Ogún, Obbatalá, Oke, Yemayá, Shangó, Ogué, Oshún e Aggayú.
Características dos Omo aggayú Solá.

São violentos, irascibles, coléricos, fisicamente muito fortes. São sensível lhes encanta a ternura. Lhes encantam as crianças e são presa fácil de mulheres com aparência frágil, por que lhes encantam proteger a os deveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário