CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

OSHÚN



Oshún: E uma Osha, está no grupo dos Oshas de Cabeceira. 

Representa a intensidade dos sentimentos e a espiritualidade, a sensualidade humana e o relativo a ela, a delicadeza, e refinada, o amor e a feminidade. 

E protetora das gestantes(gravidas) e as esteriles; representa-se como uma mulher bela, alegre, sorridente porem interiormente e severa, sofrida e triste.

 Ela representa o rigor religioso e simboliza o castigo implacável. 

E a única que chegou onde esta Olofín para implorar pelos seres da terra. 

Em a natureza está simbolizada pelos Ríos. 

E a Apetebí de Orumila. 

Está relacionada com as jóias,os adornos e enfeite corporais e o dinheiro.
E a Deusa do Río que leva seu nome em Nigeria. Se disse que viveu em uma gruta que aun existe em Ijesa, Nigeria, ao norte até o Río Nilo. Foi a segunda esposa de Shangó.
Em Nigeria e adorada em muitas partes de Yorubaland, aunque na ciudade de Osogbo, por onde passa seu Río onde tem a maior quantidade de fieis adoradores e crentes. 

O nome Osogbo provem da união de Oshún e Ogbo. Ela salvou a esta cidade por isto seu Rei a chamou de essa maneira. Em África seu mensageiro e o jacaré(crocodilo). Seus seguidores levam oferendas ao Río e pedem seus favores.

Oshún e a Orisha da água doce. Seu nome provem do Yorùbá Osún. Salvou ao mundo voando como uma urubu(Ibú Kolé), espécie de buitre. Também falou com Olofin, quando Olokun mandou o dilúvio. Foi Yemanja quem lhe deu a fortuna que sua casa fosse as aguas doces. Pediu a intervenção das mulheres em no conselho dos Orishas.

Recebesse como Orisha tutelar, deve fazer como mínimo com 5 días de antecipação uma cerimônia no río preliminar. Por haver salvado ao mundo todos os Iyawó antes de coroar Osha Akua Kua Lerí devem dirigisse ao río a dar conta com seu respectivo Ochinchin e dar Obí Omi Tuto.

Família de Oshún.
Seu número e o 5 e seus múltiplos. Sua cor e amarelo em todas suas tonalidades. Sauda-se ¡Yalodde Yeyé Kari! ¡Yeyeo! ¡Omoriyeyeo!.
Oshún e filha de Olófin e Yemú, irmã de Oya(ijanzã) e Obbá, foi esposa de Ogún, Oduduwa, Orumila, Oshossi, Inle com que teve Logun Ede, e Shango com quem tuve os Jimaguas(gemeos) Talako e Salabí (Ibeyis). Intima amiga de Elegúa, quem a protege.

Diloggún en Oshún.
Oshún fala no diloggún por Oshé 5, Obbara meyi (66), Eyeunle (8) e por Ofún Mafún (10).

Oferendas a Oshún.
A Oshún se lê oferenda sua comida predileta Ochinchin, feita a base de camaroês, acelga, cebola, pimentão, escarola, azeite de oliva, vino branco seco e ovos, palanquetas de gofio com mel, mel de abelhas, alface, escarola, acelga, arroz amarelo, tamales, farinha de milho, ekó, ekrú, olelé com azafrán, doces de todo tipo e frutos do río. Se inmolan cabritos capão, galinhas amarelas, galinhas de Angola, pombos, tartarugas, etc. Seus Ewe são amor seco, anís, añil, bejuco carey, bejuco péndola, batata doce, bruxa, cabaça, espinaca,canela, girassol, alface, acelga, malvaté, manga, manzanilla, guamá da costa, salasal, erva da ninha, vetiver, pringa hermosa, erva caimán, pomarrosa, gerânio de olor, avellano de costa, melão de castilla, chayote, grosella, folha menuda, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário