CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

OMOLUO-BABALUAYÉ



Babalú Ayé: E o Orisha da lepra, a viruela, as enfermidades venéreas em geral das pestes e misérias. E muito conhecido e venerado. Representa as afecções da pele, as enfermidades contagiosas, especialmente as venéreas as epidemias no ser humano.


Em a natureza de día se esconde entre a hiedra, e coralillo e o melão de São Gaetano para protegesse do sol. Sai de noite. Orisha muito respeitado e até a veces temido na Nigeria. Seu culto bem de Dahomey (Benin), onde recebe o nome de Azojuano (Azowano), Rei de Nupe, território dos Tapa. Seu nome bem do Yorùbá Babàlúaíyé (pãe do mundo), em África se conhece baixo a denominação de Samponá o Sakpatá, por a viruela e a lepra serem enfermidades mortais.

Em algunas casas santorales Babalu Ayé não se faz na cabeza de nemhum iniciado, se faz Yemaya com Oro para Babalu Ayé, se recebe seu receptáculo e atributos. Em outras sim se realiza a coroação, em dita cerimônia se realiza um awan com (grão ou feijão variados) miniestras, se chama aos Oloshas Omo Azojuano para que montem o Orisha durante a cerimônia, nascen seus atributos dentro do Kutú (fosa que se realiza na terra) recebe-se com Naná Burukú, Seus Umiero ou Ossaín não levam água, pões e seu tabu. São feitos na base do vinho Seco e agua de Coco.

Seu número e 17 e seus múltiplos. Sua cor e roxo(morado obispo). Saúda-se ¡Jekúa Babalu Ayé agrónica!

Familia de Babalú Ayé.
Filho no territorio Arará de Kehsson e Nyohwe Ananou, para os Lucumí filho de Naná Burukú, criado por Yemaya,irmão de Oshumaré e Iroko. Parelha de Oyá é Yewá com quem não tuve relaçôes. Orisha muito ligado a morte por criar os 9 egguns filhos de Oyá.

Diloggún em Babalú Ayé.
Fala no diloggún por Irosso (4), Ojuani (11) e fundamentalmente por Metanlá (13).

Oferendas de Babalú Ayé.
Ofrenda-se milho torrado, ministras de diferentes grãos, mazorcas de milho asadas, pão queimado, agua de coco, vinho seco, alho desgranado, pescado e jutía defumadas, cocos, cocos verdes, cebolas roxas, dendê, cogote de res, etc. Inmolan-se cabritos velhos com barba, galinha de angola, galos e pombos. Seus Ewe são melão de são gaetano, sargazo, sasafrás, alacrancillo, apasote ateje, piñón botija, bejuco ubí, caisimón, alfabahaca, zarzaparilla, alejo macho, artemisa, caguairán, cenizo, copaiba, chirimoya, bejuco amarelo, bejuco lombriz, cardosanto, cabolletas, ortiguilla, incienso, millo, pica pica, etc.
Objetos de Babalú Ayé.

Um aja, palma de dendê ou de cocos, uma rama com um pedaço de saco amarrado e adornado com contas e busios.

Características dos omo de Babalú Ayé.
São pessoas preocupadas pelo bem-estar físico, mental e espiritual das pessoas que os rodeiam. Sempre intenta dar afeto, compreensão e ajuda, porem lhes costa muito comunicasse. São solitários e com compleixos. São pessoas que instintivamente se convertem em pontal de enfermos de corpo como de alma quando estes procuram de uma palavra de alento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário