CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

DADÁ IBANHI



Obañeñe:Chamado também Dada Ibañi ou Dada Baldone e Orisha dos recém nascidos, também e considerado com poder nos vegetais, quando a Obatalá foi encomendado povoar o mundo, entregou a criação dos reinos (vegetal, mineral e animal). 

Foi quem crio a Shango quando Obatalá o expulsó. 

Dada e Obañeñe ou Ibañi são irmãos gêmeos em algumas casas é especialmente os Babalawós, o entregam juntos. 

Não se assenta, não incorpora. Normalmente he representado por uma cabaça forrada de busios encima dela uma bola de índigo.

Em algumas casa de religião, seu receptáculo e uma jícara do tamanho da cabeça da pessoa que a recebe, forrada de busios, ouro, prata e 9 penas de loro (aikodie) e coloca-se encima de Shango. 

Quando a entregam os Babalawós, e uma meia güira coberta de tecidos bordando busios em forma de espiral e pela que pendura 16 fitas vermelhas nas que são colocados busios desde 1 até 16, que representam os 16 meyis de Ifá e coloca-se sobre um pilão que guarda o secreto de Obañeñe ou Ibañi. Representa o tesouro e a coroa.

Fala pelo diloggún em Oggundá Osá (3-9) e Eyila Shebora (12). 

Seus Elekes são de 2 contas vermelhas y 2 brancas. 

Para aqueles que consideram a Obañeñe ou Ibañi um Orisha diferente de Dada, o representam carregando ou pilão pequeno com seus secretos e seus Elekes é de contas brancas raiadas de vermelho. 

Inmolan-se pombos e galinhas de angola, para outros os mesmos animais que Shango. Em o caso de Obañeñe ou Ibañi sacrificasse galos, galinha de angola e pombos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário