CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

NANA BURUKÚ




Naná Burukú: É uma Orisha que se atribui poderosa espiritualidade desde a Antigüidade. Rige em os olhos de água, as desembocaduras dos ríos, os pântanos é nas lagoas. 

Dentre os crentes de origem Iyesá a concederam um Obatalá e os de origem Nina Popo, um Orisha independente. Naná Burukú da fortaleza para a cabeça do individuo.

Naná Burukú e a Orisha da chuvisca, do lodo, meiadora entre a vida e a morte. Seu culto e de procedência Fon, Ashanti e Arará (Dahomey), sobre todo de território Mahi. Seu nome provem do Yorùbá Nanà Burukú (Naná: grande mãe ou avo- Burukú: maldade). Naná e anterior da chegada de Oduduwá a Ilé Ifé e teve posteriormente um enfrentamento com Ogún, por isso seus animais não se lhe sacrifica com facas de ferro, porem se troçam com facas feitas de cana brava(bambu).

Segúm o rito Arará, Naná não se alimenta da sangue (eyerbale) dos animais, só de seu espírito, e por isto que seus animais morrem asfixiados e logo se troçam com a faca de cana brava. Não se faz como Orisha tutelar em algumas casa Lucumi, recebe-se junto com Babalu Ayé. Na cerimônia de entrega, coloca-se seu receptáculo encima de um triângulo pintado no piso com Osun e coberto por folhas de charuto, se recebe seu cetro chamado Ibirí e seu colar.

Seu número e 10 e seus múltiplos. Suas cores são rosa e preto, branco e azul. Se lhe saúda! ¡Maferefún Naná, Saluba!

Familia de Nana Burukú:
Mãe de Babalu Ayé, Oshunmaré e Iroko, esposa de Obatalá.


Diloggún em Naná Burukú:

Fala no diloggún por Oché (5) e Ofún Mafún (10).

Oferendas a Naná Burukú:
Se lhe Oferenda manteiga sem sal e cana. Inmolan galinha, pombos, frangos, galinha de angola e porco. Seus Ewe são ceiba, cana brava, jobo, sasafrás, alacrancillo, apasote ateje, piñon botija, bejuco ubí, casimón, alfabahaca, zarzaparilla, alejo macho, artemisa, caguairán, cenizo, copaiba, chirimoya, bejuco amarillo, bejuco, etc.

Características dos Omo Naná Burukú:
Sempre parecem atuar com calma, dignidade e benevolência. São muito equilibrados e porem tomar decisões leve bastante tempo, com freqüência as toma com justiça e sabedoria. Lês gostam as crianças, em muitas ocações os tornam levados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário