CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

OYÁ-IJANZÃ



Oyá: E uma Osha que está muito relacionada com Ikú, a divindade da morte. Propicia os temporais, os ventos fortes ou furacão e a centelhas. Simboliza o caráter violento e impetuoso. Vive na porta dos cemitérios. Representa a intensidade dos sentimentos lúgubres, o mundo dos mortos. Na natureza está simbolizado pela centelha. Junto com Elegúa, Orunla e Obatalá domina os quatro ventos. Chama-se com o sonido da vaina do flamboyán. Representa a reencarnação de os antepassados, a falta de memória é o sentimento de pesar em a mulher. A bandeira, as saias e panos de Oya levam uma combinação de todos os cores exceto o negro.

E ademais a Orisha do Río Níger, antigamente chamado Oya, por seus 9 afluentes, nascida em Ira. Oya e uma das chamadas Orishas morteiras junto a suas irmãs Obba e Yewa. Oya exerce um poder especial sobre os eggúns, por ser esta mãe de 9 de eles. Amante da guerra combatia junto a Ogún e Shango nas campanhas que estes realizavam. Acompanho a Shango quando estes deixam Òyó e foi nombrada Rainha de Kosso por este. Seu culto e território Tapa, Kosso e Òyó. Seu nome provem de Yorùbá Òyá (Oló: dona - Oya: obscuridade) também conhecida como Yansá do Yorùbá Iyámsá (Iyá: mãe -Omó: filhos - Mesá: nove).

Os filhos de Yemanjá e Shango não a recebem durante o Sodo Orisha e quando se assenta como Orisha tutelar, seus filhos devem receber Yemanja.
Familia de Oyá.

Filha de Obatalá e Yembó, esposa de Ogún, Shango e beijo pela primeira vez a Babalu ayé(Omoluo), também irmã de Ayaó que e virgem e não se assienta.
Diloggún em Oyá.
Fala em o diloggún por Osá (9).

Oferendas a Oyá.
Se lhe oferenda frutas de cores ocre fundamentalmente a berinjela, batata, banana indio, bollos de feijão fradinho,(acarajé) arroz branco com berinjela, manteiga de dendê, uvas, manteiga de cacau, milho torrado, coco, etc. Inmolan-se cabras, galinhas brancas, galinhas de angola branca, pombos. Sues Ewe são flamboyán, caimitillo, mamão, aipim, roman, maravilha, mil flores, geranio, coralillo roxo, papoula, pepino cimarrão, verbena, flor de cemitério, espanta morto(aberikunlo), cambia voz, Yantén, vergonzosa, artemisa, cordobán, alcanfor, curujey, croto, chirimoya, meloncillo, etc.
Objetos de poder de Oyá.

Uma ferramenta feita com crêem negra da cola de cabalo, chamado Iruke. Nove pulseiras de cobre.

Coroar Oyá. Kari-Osha.
Para coroar este Osha deve receber antes a os Orishas Guerreiros. Logo durante a coroação deve receber os seguintes Oshas e Orishas.
Elegguá, Oggun, Oshosi, Obbatalá, Oke, Yemayá, Shangó, Ogué, Oshún e Oya.


Nenhum comentário:

Postar um comentário