CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 12 de abril de 2011

O Tempo do Relógio e a Educação


O Tempo do Relógio e a Educação -


A algum tempo venho observando o tempo que o povo que cultua tempo. Perdem seu tempo, perdem o tempo dos outros, perdem o tempo certo de plantar novos caminhos, nova mentalidade, de ampliar o campo de trabalho, de conhecer melhor nossa cultura. Perdem o tempo de falar o que todos querem, desejam e precisam ouvir. Do Òrìsà nascer, festejar vida, de ajudar a quem precisa.


Perde o tempo de colher , novas oportunidades, novos horizontes, respeito, prosperidade, saúde e paz.


Ao longo dos anos nos acostumamos, quando convidados à uma festa, uma saída enfim, para qualquer evento dentro do asé, e em uma grande maioria dos " Ilê asé " uma total falta de respeito com os horários marcados para o início destes eventos.


Seus convites dizem, às 21h00, e todos já sabem que acontecerá por volta das 23h00. Ora isto é pura falta de respeito com os convidados, de consideração com os próprios filhos do ilê, tenho observado este tipo de problema até mesmo para o atendimento de clientes.


Agora um fato chamou minha atenção para esta falta de administração ou de respeito para com o tempo, sem entrar no mérito da questão ou criticar, esta " mãe de santo " que perdeu o avião presidencial para ir ao cortejo fúnebre do Papa na comitiva do presidente Luiz Inácio lula da silva.


Percebamos, pois, a importância deste convite:


-O presidente reúne um grupo ecumênico representativo de todas as religiões consagradas no Brasil;


-O presidente dá-nos voz, no convite feito à " mãe de santo " que desta forma torna-se a mais alta representante oficial da cultura afro-brasileira neste evento;


-Poderia divulgar nossa religião (da forma cultuada no Brasil) para o mundo no maior evento internacional do ano;


-Ela perde o vôo e todos nós que já temos a fama de não dar importância ao horário, levamos o conceito que este caso deixa. Todos perdemos o avião, todos perdemos a oportunidade;


-Certamente ela deve ter pensado isto é " coisa feita ", mais seria ela imprudente a ponto de não se cuidar.


Não cabe mais para nós, sermos taxados de irresponsáveis, tal qual fossemos um grupo de mulambos. É preciso tratar todos os assuntos de nossa religião com responsabilidade e respeito.


Desculpem-me, pois neste caso me senti desrespeitado por esta senhora, assim como me sinto quando vou a um evento e não respeitam o horário estabelecido.


Torna-se primordial ensinarmos aos nossos jovens iniciados e a nós mesmos que:


- o tempo, para nós mortais, não é um bem inesgotável, porém é um bem único e insubstituível .






Togunojibara




Nenhum comentário:

Postar um comentário