CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cantar para subir - um estudo antropológico da música ritual no candomblé paulista - Rita Amaral &; Vagner Gonçalves da Silva




Cantar para subir - um estudo antropológico da música ritual no candomblé paulista - Rita Amaral & Vagner Gonçalves da Silva
final


No rito angola a referência não é feita ao ekodidé‚ e sim ao nascimento do orixá, através do termo vunge (criança):


"Saki di lazenza é maió


Ê vunge ke sá"


(rito angola)


Após entrar no barracão, ao som de uma destas cantigas, o orixá é levado para o centro do recinto por um ebomi que toca o adjá. Os atabaques e as pessoas silenciarão e apenas o adjá será ouvido até que o orixá grite seu nome. Neste momento, numa espécie de "resposta" todos os orixás "virarão", gritando seus "ilás" e os atabaques recomeçarão a tocar, agora ao ritmo acelerado da vamunha.


Assim, os vários matizes da música acompanham as várias etapas do rito, sublinhando-as e estimulando uma empatia entre a subjetividade dos ouvintes e os acontecimentos cerimoniais.


Finalmente, a "saída do rum", ou saída "rica", pode ser feita ao som dessas cantigas:


“È, aun bó, ke wa ô, ke wa jô"


(rito Ketu)


"Kin kin maô


Ko ro wa ni xé ô


Agô, agô lonã


Agô lonã didê wa agô"


(rito Ketu)


"A ki memensuê


Xibenganga


Da muximba dunda


Meu ketendo iô


Xibenganga"


(rito angola)


Após as quais o orixá dançará as cantigas que lhe são especialmente atribuídas, o que é chamado "dar o rum no orixá". Terminando o rum, o orixá será retirado do barracão ao som de uma cantiga também apropriada para este momento de despedida:




"Aê iaô


guerê nu pa me vô


Guerê nu se be wá"


(rito Ketu)


Todavia, esta cantiga é reservada à despedida dos orixás dos iaôs, como mostra a letra. Os ebomis terão seus orixás "retirados" do barracão ao som de outra cantiga, que faz referência ao status religioso do iniciado:


"Ebomi la urê


Ebomi la urê


Aê, aê, aê


Ebomi la urê"


(rito Ketu)


Com relação à ordenação feita pela música no toque como um todo, vemos que é durante o xirê que ela se evidencia, pois além de uma estrutura seqüencial da ordem das louvações (através de cantigas), o xirê denota, também, a concepção cosmológica do grupo. Por exemplo: muitas casas de ketu costumam seguir esta ordenação de orixás: Exu (porque é o intermediário entre os homens e os orixás), Ogun (a seguir, porque é o dono dos caminhos e dos metais e sem ele e suas invenções da faca e da enxada o sacrifício aos orixás e o trabalho na terra estariam impedidos; diz-se, também que é irmão de Exu); Oxossi (porque é irmão de Ogun e porque está ligado à sobrevivência através da caça e da pesca), Obaluaê (porque é o orixá da cura das doenças ou aquele que as traz), Ossain (dono das folhas que curam, daí sua ligação a Obaluaê e também porque nada se faz sem folhas no candomblé), Oxumarê (por sua ligação com Xangô, como escravo deste e como aquele que faz a ligação entre o céu e a terra), Xangô (deus do trovão e do fogo, trazido por Oxumarê), Oxum (esposa favorita de Xangô), Logun-Edé (o filho de Oxum com Oxossi), Iansã (que no mito criou Logun-Edé quando Oxum o abandonou), Obá (tida em muitas casas como irmã de Iansã e terceira mulher de Xangô), Nanà (a mais velha das iabás), Iemanjá (a dona das cabeças e esposa de Oxalá) e, finalmente, Oxalá, o senhor de toda a criação. Algumas casas, entretanto, seguem outra ordem: Ogun, Oxóssi e Ossain (são irmãos) Obaluaê, Ewá, Oxumarê e Nanã (três irmãos e sua mãe tidos como de "nação" jeje), Oxum, Logun-Edé, Iansã e Obá (pelos mesmos motivos da ordem anterior), Xangô e Iemanjá (filho e mãe) e, por fim, Oxalá. Esta seqüência parece privilegiar os vínculos de parentesco e de "nação", enquanto a primeira privilegia os acontecimentos míticos que colocam em relação os orixás. Seja qual for a seqüência e sua concepção cosmológica, ela costuma ser fixa para cada casa. É ela que, de alguma forma norteia os acontecimentos do toque, fazendo, entre outras coisas, com que os adeptos observem, através das músicas, os momentos apropriados ao cumprimento da etiqueta religiosa como, por exemplo, pedir a bênção ao pai-de-santo quando se toca para o orixá deste.


Num toque comum, é costume cantarem-se de três a sete cantigas para cada orixá. Entretanto, em alguns casos, é possível que os ogãs, ou o pai-de-santo, cantem uma "roda de Xangô", que consiste em "puxar" (cantar) uma seqüência pré-estabelecida de cantigas deste orixá. Neste caso, é comum que o pai-de-santo entregue aos ebomis de Xangô o xere, que estes deverão tocar, provocando a vinda dos orixás de todos os filhos. Os abiãs costumam bolar neste momento e ficarão no chão até que seja possível tocar a vamunha para retirá-los. Em outros casos os orixás "viram" durante o transcorrer do xirê, seja em sua cantiga ou em qualquer outro momento do toque.


Cantando para Exu, o toque começa pelo padê, como já dissemos e, geralmente, com esta cantiga:


"Embarabó, agô mojubá


Embarabó, agô mojubá


Omodé coecó


Exu Marabó, agô mojubá


Lebara Exu onã”


(rito Ketu)


No rito angola, estas três cantigas são sempre cantadas dando início ao padê e na seguinte ordem:


(1a)


"Ê gira gira mavambo


Recompenso ê ê ê


Recompenso a"


(2a)


“Exu apavenã”.


Exu apavenã


Sua morada auê"






(3a)


"Bombogira ke ja ku janje


Bombogira ja ku janjê


Airá o lê lê"


(rito angola)




Ou, ainda, fazendo uma clara alusão ao convite para aceitar a oferenda, que caracteriza a cerimônia:


"Aluvaiá vem tomá xoxô


Aluvaiá vem tomá xoxô"


(rito angola)


Ou ainda:


"Sai-te daqui Aluvaiá


Que aqui não é o teu lugar


Aqui é uma casa santa


É casa dos orixás"


(rito angola)


Encerrado o padê, as cantigas devem acompanhar as próximas etapas, ainda propiciatórias ao bom andamento do toque. No rito angola segue-se à "limpeza" do ambiente com pemba (pó de giz branco) ou ainda pólvora:




"O kipembê,


o kipembe ewiza


kassange ewiza


d'angola


o kipembê


samba d'angola"


(rito angola)


"Pemba eu akassange apogondê


Pemba eu akassange apogondê


Pemba eu akassange apogondê


Oi kipembê"


(rito angola)


No rito ketu a cerimônia da pemba e da pólvora não ocorre. Em algumas casas, em lugar dela procede-se à cerimônia dos cumprimentos, quando se canta uma das seguintes cantigas:


"Olorum pa vô dô


Axé‚ ori, axé, orixá"


(rito ketu)


"(orixá) mojubá ô


Ibá orixá, ibá onilê"


(rito ketu)


No caso da segunda cantiga, será trocado o nome do orixá conforme o patrono da casa.


Daí por diante a música prossegue dividindo o "tempo" do toque em segmentos precisos, de convergência das louvações a cada orixá, da dança, das atitudes de maior ou menor empatia dos participantes, enfim, em "blocos" que, somados, recompõem a "vida" dos orixás na voz de seus filhos. Assim, é comum ouvirmos referências ao andamento do toque em termos do "tempo musical" do xirê: "Fulano chegou atrasado. O toque já estava em Iemanjá".


Quando o motivo do toque é uma festa, essa festa é intercalada na estrutura do xirê, ou seja, é costume levar o xirê até o momento em que se canta para o orixá festejado, quando este "vira" e é levado para vestir, ao som da vamunha. Pode haver (ou não) um intervalo para o descanso dos alabês, até que o orixá volte, agora paramentado, sendo recebido com a cantiga:


"Agô, agô lonã


Agô lonã didê wa mo dagô"


(rito ketu)


"Toté, toté de maiongá


Maiongonguê"


(rito angola)


No barracão, o orixá dançará, então, ao som de seus ritmos favoritos. Uma vez encerrados os acontecimentos relacionados à comemoração, a seqüência do xirê é imediatamente retomada do exato ponto onde havia sido interrompido, devendo-se cantar para Oxalá apenas quando não estiver prevista mais nenhuma cerimônia pois, cantar para Oxalá significa "fechar o toque".


Encerrado o xirê, segue-se o ajeum (refeição), apresentado com a cantiga:




"Ajeun, ajeun, ajeun, ajeun bó"


(rito ketu)


Findo o toque, de modo significativo, os atabaques são cobertos por um pano branco, indicando que o fim da música é o fim da festa e que, sendo os atabaques criadores e sacralizadores da música, mesmo durante os momentos em que não são usados devem indicar esta condição, permanecendo sob a proteção de Oxalá.


B- A música como elemento de identidade


A adesão ao candomblé é um processo complexo, paulatino e que envolve um aprendizado minucioso de códigos religiosos que, é possível dizer, começa na iniciação. Tal aprendizado se dá no âmbito das relações do grupo do terreiro ou da comunidade do "povo-de-santo". É também regulado pelo tempo de iniciação que, alocando o iniciado dentro de uma estrutura hierárquica precisa, delimita posições e papéis. Assim, a inserção do indivíduo na comunidade vai sendo feita através da acumulação dos fundamentos religiosos que estabelecem o tipo de relação do indivíduo com seu deus e com os demais membros do culto.


Sendo a música uma das expressões desses fundamentos religiosos, ela também é parte significativa na formação da identidade, tanto no nível individual quanto grupal.Assim, um iniciado trará consigo um repertório musical pessoal, do qual fazem parte as cantigas que estão associadas aos momentos decisivos de sua experiência religiosa. Este repertório conterá a cantiga na qual ele bolou, o adarrum para o recolhimento, as cantigas do bori, as que quebraram a mudez do recolhimento, as do amanhecer, do entardecer, da maionga, aquelas próprias de sua divindade e o próprio som do adjá que, acompanhando as rezas e as cantigas, se constituirá num forte apelo para propiciar o transe, revivendo a ligação estabelecida durante a iniciação.

Podemos dizer destas cantigas de situações rituais específicas que, embora sejam parte de um repertório comum a todos os iniciados do mesmo terreiro, sua apropriação por parte de cada indivíduo remete a conteúdos psicológicos diferenciados. Além disso, elas se somam a outras, como as de seu orixá, da "qualidade" deste, da "nação" à qual pertence etc. Como, por exemplo, a cantiga:


"Aê, Odé‚ arerê, okê


É orixá erô


Co ma fa Akuerã"


(rito ketu)


que saúda Odé‚ (o orixá Oxossi) na sua qualidade Akuerã.


Um exemplo de cantiga da "nação" ketu é esta que, ao ser executada faz com que todos reverenciem o chão, em sinal de respeito:


"Araketurê, araketurê


Ara mi mawó"


(rito ketu)


Aqui a referência é feita a Araketu, "gente de Ketu".


O próprio nome religioso do indivíduo (dijina) é freqüentemente inspirado por termos que compõem a letra destas cantigas, sendo possível identificar, através da dijina, o orixá da pessoa. Exemplo: uma filha de Nanã pode ser chamada Nandarê, termo que aparece na seguinte cantiga de Nanã:




"Nana, nanjetu


Nanjetu, nandarê"


(rito ketu)




Filhas de Oxum podem ter seus nomes iniciados pela palavra Samba (Samba Diamongo, Samba Queuamázi, Samba Delecê), inspirados na cantiga:


"Samba, Samba monameta


Ke zina Ke cê


Ki samba â


Samba monameta


Ke sina ke cê


Ki samba"


(rito angola)


Além do repertório pessoal, o indivíduo participa, ainda, do repertório do grupo, que consiste nas cantigas do orixá do pai-de-santo, dos ebomis da casa como ogãs, ekedes, mãe-criadeira, irmãos de barco, enfim aquelas que, ao determinar a ordem das reverências (quem pede e quem dá a bênção) estabelecem a hierarquia do terreiro e localizam o indivíduo numa determinada posição. Existem, inclusive, cantigas próprias dos cargos da casa:




"Ê, ê, ekede zinguê


ekede zingá


Ê,ê ekede kissangá"


(rito angola)


Ou, do status religioso:


"Xique xique nu atopê


Ebomi nu caiangô"


(rito angola)




Além disso, a chegada de ebomis na casa também obriga a uma ligeira interrupção da música, para que os "couros" (atabaques) "dobrem" em homenagem ao recém-chegado.


Estando a música intimamente relacionada à condição hierárquica, até mesmo as pausas entre uma cantiga e outra revelam isto: a roda dos iaôs deve agachar-se enquanto a roda dos ebomis permanece em pé. Ainda o paó (palmas ritmadas), com o qual se louvam os orixás e se reverenciam os ebomis, indica, musicalmente, a alta posição de quem o recebe. E mais, se considerarmos terreiros de ritos diferentes, poderemos ver que esta identidade contrastiva "localiza" os grupos por "nações" construindo-se, musicalmente conforme já vimos, através dos ritmos, do modo de tocar, das letras, das melodias, enfim do repertório que contempla cada panteão, associado, evidentemente, aos demais elementos do culto.


Conclusão


A música ritual do candomblé, tanto em cerimônias públicas quanto privadas, ultrapassa o valor meramente estético, ou mesmo de elemento propiciador à atmosfera religiosa, para exercer a função de elemento constitutivo em todas as instâncias do culto. Além disso, ela tem funções de ordenação bastante claras, sendo também um dos elementos através dos quais as identidades dos adeptos e dos terreiros e "nações" são construídas e se expressam.


Não é sem motivo, como registra Nina Rodrigues em 1932, que os jornais do final do século passado pediam providências contra a atuação dos terreiros, chamando a atenção para os "estrondosos ruídos dos atabaques e dos chocalhos" e à "vozearia dos devotos" que perturbavam o "sossego" e o "silêncio público" com "vergonhosos espetáculos". O que demonstra a importância da percepção sonora pelos "de fora" na construção da imagem do candomblé. Percepção desagradável ou não conforme o contexto social e cultural mais amplo onde ela se dá. Assim, aos tempos de perseguição religiosa, quando a música do candomblé era tida como "estrondosos ruídos", seguiu-se um tempo de tolerância e um de valorização da musicalidade de origem africana em geral (jazz. blues, reggae, samba, gospell, spirituals) que, num processo dialético, contribuiu para a melhor compreensão tanto do candomblé quanto de sua estética musical.


Para os "de dentro", a música do candomblé não se prende tanto a um julgamento estético, na medida que é uma linguagem, onde o que importa é o sentido que o som adquire enquanto emanação do sagrado. Assim, até mesmo o "ruído" dos búzios, chocalhando entre as mãos do pai-de-santo, pode ser entendido como a fala do deus da adivinhação que "escreverá" na peneira, com os búzios, as respostas às dúvidas do homem. Ou mesmo os rojões das "Fogueiras de Xangô" que refazem no céu o som do deus-trovão.


É claro que as religiões em geral têm a música como importante elemento de contato com o sagrado, seja no caso em que ela proporciona o contato mais íntimo com o eu, como é o caso dos mantras das religiões orientais, seja no caso em que sua função é a de integrar os indivíduos numa "única voz", como é o caso das religiões pentecostais, entre outras, em que os fiéis cantam em uníssono os hinos de louvação. O candomblé, entretanto, parece reunir estas duas dimensões: a do contato com o eu, através das divindades pessoais, e a do contato com o outro, estabelecidas musicalmente. Mas, ao contrário de outras religiões, no candomblé a música não é um momento entre os demais. Todos os momentos rituais são, em essência, musicais. Assim, para que os deuses estejam entre os homens ou para que estes ascendam aos deuses é preciso cantar; cantar para subir.


Este trabalho foi apresentado pela primeira vez em 1988, nos Seminários de Etnomusicologia, coordenados por Tiago Oliveira Pinto e Max B, no PPGAS/USP e publicado em 1992 na revista RELIGIÃO & SOCIEDADE n.16/2, ISER, Rio de Janeiro.


Notas


1 - Os aspectos do intenso intercâmbio das práticas rituais afro-brasileiras e do processo transformativo pelo qual passam em São Paulo, têm sido o objeto das pesquisas que os autores deste trabalho vem desenvolvendo junto ao Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.


2 Pessoa iniciada pelo mesmo pai-de-santo, portanto através de rituais onde a "folha" é um dos principais elementos.


3 - Ogãs e ekedes também passam pelo "toque de bolar", mas neste caso a intenção é contrária: provar que não viram no santo em nenhuma hipótese.


4 - Grupo de pessoas iniciadas juntas e portanto com mesma "idade de santo".


5 - Sobre a relação do agogô com a marcação do ritmo ver o que diz Edison Carneiro sobre a origem do termo, derivado de akokô, relógio. (CARNEIRO, 1981:74).


6 - Sobre a relação entre o xaorô e os abiku, ver o que diz Pierre Verger a respeito do xaorô como elemento de proteção. (VERGER,1983:138).


7 - Nos candomblés de São Paulo é costume os alabês cantarem o xirê dos orixás.


8 - Esta não ‚, evidentemente, característica exclusiva do Angola.


9 - "Quebrar muzenza" é outra expressão usada pelo povo de santo que significa "dançar muzenza".


10 - Edison Carneiro já registrava essa cantiga em candomblés bantu em 1939 (CARNEIRO,1981:189).






Bibliografia






ALVARENGA. Oneida. Xangô.Registros sonoros de Folclore Musical Brasileiro I. São Paulo. Discoteca Pública Municipal. 1948


_________. Tambor-de-Mina e Tambor-de-Crioula.Registros sonoros de Folclore Musical Brasileiro II.São Paulo.Discoteca Pública Municipal.1948.


ANDRADE, Mario de.- Música de Feitiçaria no Brasil. São Paulo.1963.


CARNEIRO, Edison - Candomblés da Bahia. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1978.


________. Religiões Negras e Negros Bantos. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1981.


________. Ladinos e Crioulos. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1964.


CARVALHO, José‚ Jorge de - Ritual and Music of the Shango Cults of Recife, Brazil. PhD Thesis, Belfast, The Queen's University, 1984.


__________. e SEGATO, Rita Laura - El Culto Shangó en Recife, Brasil Caracas, Venezuela. Centro para las culturas populares y tradicionales. 1987.


CASCUDO, Luís da Câmara - Dicionário do Folclore Brasileiro Rio de Janeiro. Edições de Ouro. s/d.


CASTRO, Yeda Pessoa de - "Das línguas africanas ao português brasileiro" In: Afro-Ásia, no. 14. Salvador. 1983.


ORTIZ, Fernando - Los bailes y el teatro de los negros en el folklore de Cuba.La Habana. Cuba. Editorial Letras Cubanas.1985.


PINTO, Tiago de Oliveira - Breves anotações sobre as músicas de culto afro-brasileiras. São Paulo. (mimeo). s/d.


RAMOS, Arthur - O Negro Brasileiro. São Paulo. Cia. Ed Nacional. 1934.


VERGER, P. “A sociedade egbé orun dos abiku, as crianças nascem para morrer várias vezes". In: Afro-Ásia, n. 14, Salvador. 1983.





Nenhum comentário:

Postar um comentário