CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

segunda-feira, 25 de abril de 2011

* * * Instrumentos e Rítmos


Instrumentos e Rítmos


Os instrumentos e os ritmos que executamos possuem valores históricos documentados da sua vida profana e sagrada.

"São meios de comunicação e de informação, são sagrados e após obrigações tornam-se instrumentos de materialização e exteriorização das forças vitais, tais como a própria palavra, as vozes e a respiração".


Eles emitem como elementos de origem divina, forças fundamentais comparadas as que são emitidas pelos próprios orixás, portanto são instrumentos da criação e do pré-existente.


ABÊ, instrumento constituido de uma cabaça (fruto vegetal) coberta entrelaçadamente por miçangas (antes eram por búzios ou ave-marias) que friccionados pelas mãos dos percussionistas emitem um som que lebram a palavra "xequerê" (como também é conhecido).


ATABAQUES, instrumentos de madeira e péle encontrados nos ritos da Nação Ketu, eles são três (run, rumpi e lé) e desempenham, respectivamente, ritmos cadenciados em sequências de batidas, que nos afoxés são tocados com as mãos resultando numa verdadeira orquestra percussiva, essa polirritmia é uma característica da manifestação.


Curiosidade:

Existe uma região na Nigéria, mas precisamente em Osógbò (Oshobô), onde se realiza festas ritualísticas em homenagem à Deusa Oxum, as margens do rio com mesmo nome, lá apenas as mulheres tocam os instrumentos, tendo como base o tambor "agere" muito parecido e conhecido do nosso candomblé da nação Nagô que é o ILÚ (tambor pequeno encourado dos dois lados, preso a ástes de ferro e madeira, que são três, chamados: Yan, Melêyancó e Melê, respectivamente, grave, médio e agudo, que é percutido apenas pelas mãos de homens em nossa cultura os OGÃS), em Irá, região onde nasceu Oyá também existem festas ritualísticas as margens do rio Níger (Odô OYA) em homenagem a está Deusa.


ALABÊS, são os tocadores de atabaques no candomblé de Nação Ketu.


AGOGÔ, instrumento de percussão que rége as batidas do afoxé, o maestro da nossa nação, devido a sua sonoridade marcante, sendo seguido pelos demais instrumentos.

Feito de metal possui duas campanas com sons diferentes
 (e com uma campana é chamado de GAN, utilizado nos cultos de candomblé).


Nenhum comentário:

Postar um comentário