CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Xorokwé



Pai José Bispo dos Santos ou Bobó de Iansã veio de salvador Bahia, se não me engano e se instalou primeiro no rio de janeiro, dono do ilé - Ilê Oyá Mesan Orun.


Mais tarde ele veio para SP, trazendo o exú xorokwé, como era de costume sempre dizia que de osé no igba de exú sorokwé do ògún, e assim foi que nasceu o ògún xorokwé.


(História contada por tata Matâmoride, filho de Kaobakessy.)


Saiba mais sobre o exú (orixá)


Xorokwé foi um guerreiro e feiticeiro, que devo ter lido em algum itãn de ifá, que dizia quem foi, ele se assemelha a exú. 


Que não é ògún, sendo que Xorokwé começou a ser cultuado como exú entre o povo jeje mahi, o exu de ògún, pois ele é extremante esperto, bruto e malvado, ligado a torturas e sem piedade alguma. 


Difícil de lidar e cuidar, do tipo enquanto ògún é guerreiro e luta com honra, o vodun xorokwé, não tinha isso, ele passaria por cima de todos e tomaria as medidas conforme quisesse sem levar em consideração trazer escravos, mataria a todos da pior forma possível, do tipo sangue nos olhos.


Para ter idéia da sua personalidade, se não lhe agrada o que lhe foi ofertado ele pune seus filhos com desgraças.


Sua cor é azulão com vermelho.


Por isso pouco mexiam com ele, por falta de maior esclarecimento quem sabe ele pulou do jeje mahi para angola, sendo cultuado como orixá dentro da angola e mais tarde no ketu.


Hoje ele é cultuado na angola e ketu como todos sabem, um meta - meta, mas sua origem é outra.


Postado por Ilé-ọba Óbokún Àṣẹ Nàgó'Kọbi





Nenhum comentário:

Postar um comentário