CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Devaneios sobre a espiritualidade dos Orixás Ogum: a forja da solidão - Paulo Botas


Devaneios sobre a espiritualidade dos Orixás Ogum: a forja da solidão - Paulo Botas04.05.11

Para os yorubás, Ogum é o senhor das tecnologias, pois a ele é reconhecida a capacidade e o dom de transformar e forjar o ferro, criando as primeiras armas que a humanidade desbravou os próprios caminhos civilizatórios.



Para nossos ancestrais, o primeiro ferreiro
 – Ogum, revelou-lhes não só o fogo e a maneira de cozer os alimentos, mas também a arte de construir casas, o comportamento sexual requerido para geração de filhos, a técnica do parto, a circuncisão e as formas de sepultamento.

Toda a transformação cultural da humanidade encontra em Ogum o seu patriarca e aquele que zela, até hoje, pelos avanços culturais e tecnológicos na nossa história humana.

O Ferreiro Celeste é filho, mensageiro e colaborador de Deus/Olodunmàre.

Ele completa sua obra e o faz em seu nome.


Ogum tradicionalmente apresenta duas imagens: a do guerreiro violento, fortemente armado e carregando amuletos amedrontadores e medicinais para aniquilar seus adversários e inimigos; e a do ideal social do macho, um líder conhecido pela sua bravura sexual, que cria e educa, protege e persegue inexoravelmente a verdade, a equidade e a justiça.


É o arquétipo do destruidor/criador.

Tem senso de solidariedade. Ogum socorre Oxalá retido na floresta, com seu agadá, espada de ferro.

Acolhe Oxossi quando vítima de uma brincadeira de Ossaim.

Ogum nos ensina a viver a tempo oportuno, o fardo de cada dia, a traçar o caminho da nossa vida entre guerras, batalhas, mas na busca incessante da verdade, sem concessões, para que possamos entrar inteiros e inteiros sair de cada novo sonho.


Ogum traz em seu corpo três qualidades indispensáveis para os que enfrentam a vida e criam os próprios caminhos: heroísmo, coragem e bravura. Seus filhos e filhas são incapazes de perdoar as ofensas de que foram vítimas, perseguem energicamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente. Ogum, o violento guerreiro, homem louco, de músculos de aço. Ogum, que tendo água em casa, lava-se com sangue.


Ògún ló ni ilê, Ògún ló lôde.
Ogun é o dono da casa e é o dono do espaço fora da casa.

Fonte: Texto baseado no livro:
Carne do Sagrado – Edun Ara



Nenhum comentário:

Postar um comentário