CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ogun e seus filhos representantes aqui na Terra !




Ogum é um dos deuses mais populares dentro do panteão africano tanto em território Cubano como Brasileiro, Ogum é considerado o Deus mais importante para a evolução evolução humana.


 Ogum é o Deus ferreiro, ele é o responsável pela criação das ferramentas que proporcionaram aos homens se libertarem da instabilidade da vida, antes de Ogum, os homens viviam uma vida tensa e de forma nômade já que não sabiam cultivar a terra, com o Axé de Ogum foi permitido aos homens a dádiva da evolução. 


Ogum é o Deus da tecnologia, é o Deus da continuidade. 


Na África Ogum é considerado o Orixá da caça, no Brasil ele perde este posto para sei filho Oxóssi. 


No Brasil Ogum é considerado o Deus da Guerra, sendo que na África este posto é dado a Xangô, pode-se dizer que ambos são Deuses da Guerra com distinções sutis, Ogum é o Deus da Guerra para a defesa do que se possui e Xangô é o Deus da Guerra para a conquista do poder e da supremacia.


Ogum é o senhor dos metais, principalmente do ferro, Ogum é considerado filho de Iemanjá e Obatalá, e irmão de Exú. 


Sua mãe em terra seria Tabutu e seu pa Ororinnã. Conta-nos uma lenda que o povo iorubá veio do Egito, e que chegando a Ile Ife, eles se reuniram como um povo, surgindo daí o axé dos Orixás. 


Na ida para Ile Ife, eles tiveram que abrir caminho pela mata. 


Embora Oxalá tentasse com seu cajado, não conseguiu. 


Então pediram a Ogum que fosse na frente de todos os orixás, abrindo o caminho com sua espada de ferro. Pôr isso canta-se “ Ogum bagada e Ogum bagada”. 


Quando chegaram em Ile Ifé, Ogum recebeu o título de “Lakaye Oxin Imole”, que significa que ele é um orixá cultuado no mundo inteiro, e portanto rei de todas as nações, o senhor dos caminhos. 


Sendo cultuado aqui, no Brasil de 7 (sete) diferentes formas ou qualidades:


Vale lembra que não existem qualidades o que existem são títulos que cada Orixá possuia.


-Ogun Onirê - É um título de Ogum que pode ser traduzido como Senhor de Irê, Irê é uma das cidades onde é prestado culto a Ogum. 


Nesta cidade conta a lenda que ao regressar de viagem e ser ignorado pelas pessoas da cidade, ele, enfurecido decapita inúmeras pessoas e após fazer isso ele descobre que, na realidade, chegara em um dia sagrado de silêncio em sua homenagem finca sua espada ao chão abrindo-o e se joga na fenda, suicidando-se.


- Ogun Akorô - Este título é traduzido como Senhor da coroa.


- Ogun Alabedê - É um grande ferreiro e ferramenteiro. 
Este Ogun é o marido de Iemanjá Ogunté. 
É o mais velho, trabalhador, exigente e rabugento. Veste-se de azul-marinho. 


Come com Exú e Iemanjá.


- Ogun Já - Este é um título de Ogum que enfatiza sua predileção por comer cachorro como oferendas. Este nome vem de Ogún Je Ajá, Ogum come cachorro.


- Ogun Warí - É perigoso e feiticeiro, come com Oxum e Iemanjá. Tempemperamento muito difícil e autoritário. Veste azul-marinho.


- Ogun Omini - Também é um Ogun feiticeiro, come com Oxun. É mais gentil, mas muio melindroso, veste azul-marinho


- Ogun Mejê - Pode ser traduzido como Ogun sete, esse número é menção as sete sementes que Ogun plantou nos sete caminhos por onde passou. 


"Kàtà-kàtà ó gbín mejé, ó gbín mejé ónòn gbógbó". 


E é por causa destes sete caminhos que por má interpretação passaram a cultuar Ogum como se tivesse sete qualidade.


Aspectos Gerais


DIA: Terça-Feira


METAL: Ferro


CORES: VERDE ou Azul Marinho


COMIDAS: Inhame assado, feijoadaAjá (cachorro), Iiyan (pirão de inhame), Àkùko (galo) e Obì. 


Sua bebida é o emu (vinho de palmeira). 


SÍMBOLOS: Bigorna, faca, pá, enxada, todas as ferramentas e armas. 


ELEMENTOS: Terra, metais e fogo


ORIGEM: Iorubá


PEDRA: Lápis-lazúli


FOLHAS: Abre-caminho-de-Ogum, madeira de lei, aroeira-branca


cajarana, folhas de manga espada, palmeira, pau-ferro


caiçara, peregun (pau-d’água)


ODU QUE REGE: Ejikomeji, Etaogundá, Owarín, Obeogundá


DOMÍNIOS: Guerra, progresso, conquista e evolução


SAUDAÇÃO: Ògún ieé!


Na África, no santuário de Ogum em cada cidade, sete cães são mortos como sacrifício ao Orixá por ocasião de sua festa, que dura sete dias. 


A saudação "Ogun Iê" pode ser traduzida como, "Ogum Sobreviveu" ou "Ogum é forte", mas também pode ser traduzido como "Olá Ogum". 


E "Patakori ô Ogun" pode ser traduzido como "Ogum é o principal" ou "Ogum é o líder".


Adura Ogun


Ogun pele o,


Edun irin,


Ogun okunrin ogun.


Enii ti somo emia dolola,Gbigbe ni o gbe mi bi o ti


gbe Akinoro ti o fi kole ola fun,


Ogun awoo alakaiye osin imole,


Egbe lehin eni anda loro.Ogun gbe mi o,


Ogun ma pami, omo elomiran


ni ki o pa.


Ogun, emi beru reOgun so mi di olowo, somi di oloro,Iwo ni olona ola,


Toribe ki o wa la ona ola fun mi.Ki o si maa da abo re bomi titi lai.


Ase


Adura Ogum


Ogum, te saúdo


Dono de matérias de ferro,


Ogum da guerra,


Você que torna as pessoas para


que sejam ricas,


Ogum me enriqueça como


você enriqueceu Akinoro e


fez dele um homem forte do


mundo, o maior no mundo,


Você que é protetor daqueles


que são feridos.


Ogum me salva,


Ogum não me mate, mate


o filho de outro.


Ogum, eu tenho medo de você


Ogum me torna rico, me torna


próspero,


Favor Ogum, abre o caminho


de bondade, ajuda e da prosperidade,


Você é o dono das riquezas,


Assim, me abre o caminho da


prosperidade.


Para que você me proteja para sempre.


Axé!


OGUN


1Ògún laka aye


(Ogun poderoso do mundo)


Osinmole


(O próximo a Deus)


Olomi nile fi eje we


(Aquele que tem água em casa, mas prefere banho com sangue)


Olaso ni le


(Aquele que tem roupa em casa)


Fi imo bora


(Mas prefere se cobrir de mariô)


La ka aye


(Poderoso do mundo)


Moju re


(Eu o saúdo)


Ma je ki nri ija re


(Que eu não depare com sua ira)


Iba Ògún


(Eu saúdo Ogun)


Iba re Olomi ni le fi eje we


(Eu o saúdo, aquele que tem água em casa, mas prefere banho de sangue)


Feje we. Eje ta sile. Ki ilero


(Que o sangue caia no chão para que haja paz e tranquilidade)


Ase


Axé


Oríkì fún Ògún


Ògún pèlé o !


Ògún alákáyé,


Osìn ímolè.


Ògún alada méjì.


O fi òkan sán oko.


O fi òkan ye ona.


Ojó Ògún ntòkè bò.


Aso iná ló mu bora,


Ewu ejè lówò.


Ògún edun olú irin.


Awònye òrìsà tií bura re sán wònyìnwònyìn.


Ògún onire alagbara.


A mu wodò,


Ògún si la omi Logboogba.


Ògún lo ni aja oun ni a pa aja fun.


Onílí ikú,


Olódèdè màríwò.


Ògún olónà ola.


Ògún a gbeni ju oko riro lo,


Ògún gbemi o.


Bi o se gbe Akinoro.


Oríkì para Ògún


Ògún, eu te saúdo !


Ògún, senhor do universo,


líder dos orixás.


Ògún, dono de dois facões,


Usou um deles para preparar a horta


e o outro para abrir caminho.No dia em que Ògún vinha da montanha


ao invés de roupa usou fogo para se cobrir.


E vestiu roupa de sangue.


Ògún, a divindade do ferro


Òrìsà poderoso, que se morde inúmeras vezes.


Ògún Onire, o poderoso.


O levamos para dentro do rio


e ele, com seu facão, partiu as águas em duas partes iguais.


Ògún é o dono dos cães e para ele sacrificamos.


Ògún, senhor da morada da morte.


o interior de sua casa é enfeitado com màrìwò.


Ògún, senhor do caminho da prosperidade.


Ògún, é mais proveitoso ao homem cultuá-lo do que sair para plantar


Ògún, apoie-me do mesmo modo que apoiou Akinoro.


Oríkì fún Ògún


Ògún awo, olumaki, alase to juba


Ògún ni jo ti ma lana talí ode


Ògún onire, onile kangun dangun ode


Orún egbé iehin


Pá san ba pon ao lana to


Imo kimobora egbé lehin a nle a benge ologbe


Àse


Oríkì para Ògún


Elogiado é o espírito do aço


Espírito de mistério do aço, chefe da força, dono do poder, eu o elogio


Espírito do aço, abra os caminhos


Espírito do aço, dono da fortuna boa, dono de muitas coisas no céu,ajude em nossa viagem


Remove a obstrução de nossa estrada


Sabedoria do espírito em guerra, nos guie por nossa viagem espiritual com força.




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