CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

CASA PODEROSA DOS FILHOS DE YEMANJÁ

terça-feira, 12 de julho de 2011

Oxossi na Umbanda

Oxossi na Umbanda

Oxossi, na Umbanda, é representado pela linha de Caboclos e Caboclas.

Sua energia é derivada da mata.

Oxossi é considerado o chefe dos Caboclos, Índios e Boiadeiros.

Quando seus falangeiros incorporam nos Terreiros, são as Entidades que mais se locomovem, fazendo movimentos rápidos e emitindo seus assovios e brados de guerreiros da mata.

A grande maioria dos trabalhadores da linha de Oxossi é formada por grandes guerreiros que combatem e desmancham trabalhos de feitiçaria e magia negativa.


Como ocorre com os encantados dos Candomblés-de-Caboclo, na Umbanda Oxossi multiplica-se em uma infinidade de personificações do índio.


Oxossi é o dono de uma das "sete linhas" de santos umbandistas.


Os Caboclos trouxeram para a Umbanda toda a magia dos Pajés, a defumação pelos charutos e cachimbos, e o poder milagroso das ervas que são passadas para banhos de limpeza e chás para a parte física; ajudam na vida material com trabalhos de magia positiva, limpam a aura de quem os procura e proporcionam uma energia de força que trará auxilio e coragem ao espírito, para que se consiga atingir os objetivos.

Com uma postura forte, de voz vibrante, os caboclos trazem as forças da natureza, manipulando essas energias para trabalhar nas questões de saúde, vitalidade e no corte de correntes espirituais negativas.

Seu linguajar pode se assemelhar ao dos indígenas, paramentados ou não com cocares, arcos e flechas, machadinha e espadas.


A linha regida por São Sebastião, representa o Caçador das Almas, o mestre que ensina a doutrina e pratica a catequese dos filhos que o procuram.

Os guias principais desta linha são: Caboclo Arranca Toco, Cabocla Jurema, Caboclo Araribóia, Caboclo Guiné, Caboclo Arruda, Caboclo Pena Branca e Caboclo Cobra Coral.

Outras entidades que trabalham nesta linha são : Caboclo Pena Azul, Caboclo Pena Verde, Caboclo Pena Dourada, Caboclo Tupinanbá, Caboclo Tabajara, Caboclo Sete Flechas, Caboclo Tupiára, Caboclo Tupiaçú, Caboclo Mata Virgem, Caboclo Rei da Mata, Caboclo Pery, Caboclo Rompe Folha, Caboclo Paraguassu, Caboclo Arerê, Caboclo Coqueiro, Caboclo Sete Palmeiras, Caboclo Juremá, Caboclo Folha Verde, Caboclo Pena Dourada e outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário